A parceria visa estudos de viabilidade para a produção do combustível destinado ao mercado marítimo.
A Vibra, líder no setor de distribuição de combustíveis e energia no Brasil, e a Inpasa, maior produtora de combustível renovável à base de cereais da América Latina, firmaram no dia 11 de janeiro (quinta-feira) um Memorando de Entendimentos (“MoU”) não vinculante.
O acordo marca o início de estudos de viabilidade para a produção e comercialização de metanol verde a partir de subprodutos do etanol, visando prioritariamente o fornecimento aos setores marítimo e industrial. Com esse negócio, a Vibra abre caminho para entrar em um novo segmento, com soluções sustentáveis aos clientes de transporte marítimo.
Dentre as possibilidades a serem avaliadas, está a eventual instalação de uma planta para produção de metanol verde a partir do etanol de cereais. Durante este período de estudos, as partes avaliarão também a melhor estrutura de negócios para o desenvolvimento do acordo. Vale ressaltar que essa não é a primeira colaboração entre a Vibra e a Inpasa. As empresas já compartilham parcerias bem-sucedidas em outras operações.
—Ao fomentar esse negócio, a Vibra e a Inpasa criam as raízes para a construção de uma cadeia industrial de metanol verde. É um novo segmento, necessário para que as empresas de transporte marítimo possam descarbonizar suas operações e oferecer a seus clientes serviços mais sustentáveis —afirma Ernesto Pousada, CEO da Vibra.
Com a parceria, a Inpasa prevê a captura do CO2 emitido na produção do etanol, que será utilizado para obtenção do metanol verde, também conhecido como e-metanol. Esta é uma fonte de energia com baixa pegada de carbono e que apresenta reduções significativas nas emissões de gases de efeito estufa (GEE) ao longo do ciclo de vida, se comparado aos combustíveis fósseis. Além de contribuir para a diminuição das emissões de outros poluentes e material particulado.
De acordo com o diretor de comercialização de Etanol da Inpasa, Gustavo Mariano de Oliveira, a parceria entre a Vibra e a Inpasa sinaliza um compromisso conjunto com a inovação sustentável e reforça a importância do desenvolvimento de soluções ecologicamente responsáveis no setor de energia. —Ambas as empresas estão empenhadas em liderar a transição para uma matriz energética mais limpa e eficiente— pontua.
Inpasa — O Grupo Inpasa iniciou suas atividades em 2007 no Paraguai e hoje possui uma estrutura que está entre as maiores do mundo. O uso de insumos renováveis, entre eles a biomassa proveniente de diversas fontes consideradas resíduo, dentro da indústria, transforma-se em vapor de água e em energia elétrica. Isso garante a autossuficiência energética que reflete em economia e uma menor pegada de carbono. Tudo isso, usando energia gerada em seus próprios processos industriais, onde tudo é reaproveitado de forma inteligente. Atualmente, o DDGS produzido pelo grupo, livre de antibióticos, enxofre e contaminantes, está presente em toda cadeia de nutrição animal, bovinocultura de corte e de leite, suínos, aves, peixes e pets. Metade do óleo de cereais produzido no Brasil sai das indústrias da Inpasa, o produto, isento de aditivos, tem se verticalizado cada vez mais, com destinação certa para os biocombustíveis e na fabricação de rações, além de outras cadeias produtivas. O óleo também é a base de outro produto Inpasa, a Tecnologia IOP, óleo-adjuvante utilizado na agricultura para as mais diversas culturas. Ao todo, são três plantas no país em pleno funcionamento, em Sinop (MT), Nova Mutum (MT) e Dourados (MS) e dois em desenvolvimento, Balsas (MA) e Sidrolândia (MS).
Vibra — Líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e de lubrificantes, Vibra proporciona a melhor alternativa energética e de mobilidade a seus clientes, alinhada às melhores práticas de ESG do setor. No mercado automotivo, a Vibra detém uma rede com 8,3 mil postos de combustíveis, em todo o país. As franquias da Vibra Energia para o segmento são as lojas de conveniência BR Mania e os centros de lubrificação automotiva Lubrax+. Com uma estrutura logística que garante sua presença em todas as regiões do país, a empresa conta com um portfólio de mais de 18 mil grandes clientes corporativos, em segmentos como aviação, transporte, indústrias, mineração, produtos químicos e agronegócio. A companhia possui cerca de 70% do mercado de aviação, abastecendo aeronaves em mais de 90 aeroportos brasileiros. Em lubrificantes, é líder de mercado com a marca Lubrax, top of mind, e possui a maior planta industrial para produção de lubrificantes da América Latina. A Vibra é uma companhia em evolução permanente e já investiu em torno de R$ 4 bilhões em seu portfólio de energias renováveis, que conta com Comerc, Zeg, e EZVolt, além da Evolua Etanol, joint venture com a Copersucar. Desta forma, a Vibra caminha para se tornar uma das principais empresas de energia do país, com papel relevante na transição energética tão necessária para a sociedade.