Do processo de exportação da CJ Selecta. Considerada uma das maiores fabricantes de proteína de soja para ração animal no Brasil e exterior, a companhia chega a movimentar quatro mil contêineres por ano.
Uma operação logística eficiente vai muito além de custos e transit time. Para se ter uma ideia, a CJ Selecta, uma das maiores fabricantes de proteína concentrada de soja para alimentação animal, conseguiu, por meio dos serviços da Asia Shipping, multinacional brasileira integradora de cargas em todos os modais, trazer melhorias significativas ao processo de exportação. Atualmente, a empresa movimenta em média quatro mil contêineres por ano.
Com uma operação personalizada que utiliza o reaproveitamento de contêiner, a CJ Selecta reduz seus custos de frete e transit time da carga, garante disponibilidade de equipamentos em bom estado, gestão total da operação de sua planta até o Porto de Santos, transporte seguro, humanizado e sustentável, pois emite menos gases nessa configuração.
Atualmente, uma grande parte do volume exportado pela CJ Selecta é transportado e gerenciado pela Asia Shipping. —Temos alguns fornecedores logísticos trabalhando conosco, mas a Asia Shipping é responsável por transportar um grande percentual das cargas com todo o know-how oferecido. Com o reaproveitamento, conseguimos otimizar os tempos operacionais, diminuir gargalos com a falta de equipamentos (containers) vazios em Santos e reduzir custos com um serviço de alta qualidade— comenta Douglas Franco de Oliveira, coordenador de logística da CJ Selecta.
Para garantir o reaproveitamento de contêiner, a Asia Shipping precisa organizar uma operação de importação com outra de exportação que utilize o mesmo container e veículo de transporte. A multinacional realiza também o transporte de peças automotivas que chegam no Porto de Santos (SP) e seguem para a fábrica do importador em Anápolis (GO). Após a desova dos contêineres, eles voltariam vazios para Santos, mas desde o ano passado, os contêineres saem de Anápolis (GO) e vão até Araguari (MG), onde se localiza a planta da CJ Selecta, para exportação.
Segundo Greisson Ribeiro, gerente da Asia Shipping na região Sul, —assim que o contêiner chega em Araguari (MG), acaba a responsabilidade do importador e começa a do exportador com o equipamento. A partir daí, fazemos a estufagem dos contêineres, o transporte, o monitoramento da carga até o embarque em Santos. Com a operação de reaproveitamento de equipamentos, reduzimos os custos da operação em até 40%. Com toda a nossa gestão, o cliente não precisa se preocupar com os gargalos operacionais em Santos (SP), pois cuidamos de tudo para ele—.
Além da planta de Araguari (MG), a CJ Selecta possui uma operação na cidade de Estiva Gerbi, no interior de São Paulo, que também passa a operar com o reaproveitamento de contêiner da Asia Shipping. —Nossa ideia é replicar o modelo para as demais operações, explorando os benefícios que ele contempla —comenta Douglas.
Asia Shipping — Criada em Santos em 1996, a Asia Shipping é uma multinacional brasileira que atua na gestão de processos logísticos de mercadorias tanto na importação quanto na exportação, utilizando diversos modais como aéreo, marítimo e rodoviário. Além disso, a companhia também é especializada em Inteligência Fiscal e Tributária, Desembaraço Aduaneiro e Seguros de cargas.
Com 27 anos, a Asia Shipping é a maior integradora logística da América Latina e a única da região presente no Ranking dos 50 maiores agentes de carga do mundo, ocupando a 31ª posição. Também foi certificada pelo Great Place to Work como uma das “Melhores Empresas para se Trabalhar” no Brasil. A companhia está em 12 países, com 40 escritórios no mundo —dez no Brasil — e mais de mil colaboradores. A empresa aderiu ao Programa Brasileiro de Operador Econômico Autorizado, o OEA, e ao Pacto Global da ONU.