Pelo terceiro ano consecutivo, a concessionária entra no ISE B3.
A Rumo, maior concessionária de ferrovias do país, anuncia sua inclusão pelo terceiro ano consecutivo no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3. O objetivo do ISE é ser o indicador do desempenho médio das cotações de ativos de empresas selecionadas pelo seu comprometimento com a sustentabilidade empresarial, apoiando os investidores na tomada de decisão e promovendo nas empresas a adoção contínua de melhores práticas de sustentabilidade, uma vez que as práticas ESG (Ambiental, Social e de Governança Corporativa, na sigla em inglês) contribuem para a perenidade dos negócios.
O ISE B3 reconhece as companhias que têm comprometimento com a sustentabilidade empresarial e, segundo a própria Rumo, é um fator decisivo para a tomada de decisão de investidores que buscam oportunidades em negócios perenes.
Neste ano, os critérios de avaliação da ISE B3 foram reformulados e levaram em conta também a transparência e a visibilidade dos dados.
Com uma atuação orientada em sua política de sustentabilidade, que abrange diretrizes gerais considerando diversos aspectos que são relevantes ao negócio, em 2019 a Rumo divulgou em seu Relatório de Sustentabilidade os seus compromissos para o desenvolvimento sustentável, alinhados com os valores da empresa e com o DNA Rumo.
Os compromissos envolvem três metas quantitativas, relacionadas a segurança do trabalho, redução de emissões de gases de efeito estufa e satisfação do colaborador.
Esse reconhecimento reforça o compromisso da companhia em incluir as dimensões ambientais, sociais e de governança, como parte do seu modelo de negócio. —Estamos extremamente orgulhosos por sermos reconhecidos novamente no ISE B3. Ser parte desse grupo de empresas comprova o nosso esforço na implantação de uma agenda consistente de sustentabilidade que gera valor para a Rumo —comemora Cristiano Brasil, vice-presidente de Gente, ESG e Tecnologia da Rumo.
Perfil — A Rumo é a maior operadora privada de ferrovias de carga do país e oferece uma solução logística segura, competitiva e de baixo carbono para suportar o crescimento do agronegócio brasileiro. Cruzamos o Brasil de Norte a Sul, administramos cerca de 14 mil quilômetros de ferrovias nos estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. A base de ativos é formada por 1.400 locomotivas e 35 mil vagões. São mais de 8 mil colaboradores em todo o Brasil, 9 terminais de transbordo ao longo da malha e 6 terminais portuários nos principais portos brasileiros. Em 2023, nos tornamos a única empresa brasileira do setor de logística a compor o índice internacional Dow Jones de Sustentabilidade, além de compor pelo terceiro ano consecutivo a carteira do ISE B3, a principal referência no país em reconhecer companhias com as melhores práticas de sustentabilidade.