hub-veiculos-suape

09/01/2024

Hub de Veículos do Porto de Suape cresce 42% em 2023

Entre operações de exportação, importação e transbordo, passaram pelo atracadouro pernambucano 80.647 automóveis de janeiro a dezembro de 2023.

O ano começou com uma excelente notícia para o Hub de Veículos do Complexo Industrial Portuário de Suape, localizado na Região Metropolitana do Recife. De janeiro a dezembro de 2023, houve crescimento de 42% na movimentação de automóveis em relação ao ano anterior. No total, 80.647 unidades passaram pelo porto, entre operações de exportação, importação e transbordo, tornando o hub o mais movimentado do Norte/Nordeste. No ano passado, a atividade mobilizou 56.932 veículos.

—É um setor em franca expansão, consolidando a posição estratégica de Suape no país e no mercado internacional. Estamos investindo na dragagem do porto, em inovação e em tecnologia, para proporcionar, cada vez mais, celeridade aos processos internos das operações de carga e de entrada e saída das embarcações. As expectativas são as melhores possíveis. Com isso, vamos diversificar ainda mais os tipos de mercadorias que chegam ou saem de Suape —afirma o diretor-presidente da estatal portuária, Marcio Guiot.

Marcio Guiot pontua a importância das obras de dragagem do porto. A intervenção, tanto no canal externo quanto no canal interno, permitirá a atracação de embarcações de até 366 metros de comprimento com sua capacidade máxima, gerando aumento exponencial no volume de cargas movimentadas no atracadouro. Isso inclui os navios ro-ro, que fazem o transporte de veículos, e os porta-contêineres.

A última etapa da dragagem do canal externo deverá ser concluída em abril deste ano. A ação colocará o porto em posição de destaque no cenário portuário mundial, possibilitando a atracação de navios petroleiros do tipo Suezmax, tornando o porto ainda mais atrativo para o mercado internacional. A obra permitirá o aprofundamento do canal em 20 metros. Já a obra do canal interno teve o edital de licitação lançado no final de dezembro e o prazo de conclusão da primeira etapa, incluindo o certame, é de oito meses. Ao final da intervenção, ficará com 16,2 metros de profundidade.

Megaoperações —No dia 15 de maio, Suape registrou omaior embarque de veículos em uma única operação em seus 45 anos de fundação. A proeza foi realizada pelo navio Grande Guinea, de bandeira italiana, que movimentou três mil unidades da Stellantis com destino ao Porto de Veracruz, o maior porto do México, país da América do Norte.

Já no mês de agosto, aconteceu uma outra megaoperação de embarque e desembarque de veículos, realizada pelo Canadian Highway, de bandeira panamenha, que atracou em Pernambuco para desembarcar unidades importadas da Volkswagen, Toyota e General Motors e, posteriormente, embarcar modelos fabricados no polo automotivo da Stellantis, localizado em Goiana, Zona da Mata Norte do Estado.

Tecnologia —A estatal mantém parceria com o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), que tem por finalidade promover a digitalização dos processos, sendo fundamental para as operações se tornarem mais ágil e eficiente e se conectarem em tempo real aos agentes portuários envolvidos nas movimentações de Suape, a exemplo do Hub de Veículos.

Em 2023, o sexto atracadouro mais movimentado do país manteve, até novembro, a liderança nacional na movimentação de granéis líquidos e no transporte de cabotagem, além de primeiro lugar no transporte de contêineres. Os números referentes ao balanço geral do ano vão ser consolidados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), na segunda quinzena deste mês.