marcelo-abuhamad

09/01/2024

Bonö Group cresce mais de 250% em conexões de novas usinas

E passa de 100 megawatts conectados em 2023.Companhia tem índices de crescimento em diversos setores, como volume de colaboradores, faturamento, receita recorrente e quantidade de clientes ativos.

O Böno Group, holding que reúne várias empresas da cadeia de valor de setor de energia renovável no Brasil, registra um crescimento de mais de 250% nos negócios em 2023, comparado com o ano anterior, além de implementar e executar mais de 100 megawatts (MW) em usinas entregues e comercializadas, por meio das empresas do Grupo, ante 40 megawatts em 2022.

Além desses aumentos, a empresa registrou crescimentos em quantidade de colaboradores, faturamento, receita recorrente e quantidade de clientes ativos. Entre os fatores de sucesso da companhia, destacam-se a aposta em projetos fotovoltaicos para grandes consumidores empresariais, inovações tecnológicas na plataforma de serviços para o mercado de integradores e ampliação de portfólio na distribuição de equipamentos para os setores de energia renovável e de eletromobilidade.

—Todo este resultado positivo ocorreu devido à agilidade ao abraçarmos inovações e investirmos significativamente em pesquisa e desenvolvimento. A empresa tem estado na vanguarda da implementação de tecnologias emergentes, visando não apenas a eficiência operacional, mas também a maximização do potencial energético das soluções solares— explica Marcelo Abuhamad, CEO do Böno Group.

Além do crescimento, o Grupo consolidou empresas de soluções para o setor. Entre elas, a Greenfield, como braço de desenvolvimento de negócios para a área de usinas de investimentos, que desenvolveu mais de 100MW; a WHS, uma distribuidora de equipamentos fotovoltaicos que cresceu 500% no volume de distribuição em MW; e começou a consolidação da Sunhub —hub de soluções e inovação para o setor solar — que dobrou o volume de operações ao longo de 2023 e cresceu 262% em quantidade de clientes no ano.

O Grupo Bonö enfrentou as mudanças dinâmicas nas condições de mercado com uma abordagem estratégica e adaptativa. Reconhecendo a importância da diversificação, a empresa expandiu seu portfólio para incluir soluções que atendem às demandas variáveis do mercado solar. Isso permitiu à companhia não apenas resistir às oscilações do mercado, mas também prosperar diante delas.

—Em um setor tão dinâmico como o solar, é essencial não apenas reagir, mas antecipar as mudanças. No Bonö Group, encaramos os desafios como oportunidades de inovação e crescimento sustentável— afirma Abuhamad.

No último ano, o grupo realizou importantes projetos, como a instalação da usina solar do aterro de Caximba, no Paraná, que foi equipada com tecnologia de ponta, estabeleceu padrões inéditos para a eficiência operacional e sustentabilidade em larga escala, além de ter sido a primeira usina solar construída sobre um aterro sanitário desativado, o que trouxe vários desafios e novos aprendizados.

Também estabeleceu uma unidade de negócios dedicada ao Mercado Livre de Energia, Eletromobilidade, Sistemas de Armazenamento de Energia (BESS), além de anunciar a expansão para assessoria na construção de ativos solares greenfield. —Essa iniciativa destaca nossa busca pela liderança em setores-chave do futuro energético— afirma Abuhamad.

A organização ampliou o portfólio de produtos fotovoltaicos, oferecendo desde painéis solares inovadores até soluções integradas para residências e empresas. Isso proporcionou aos clientes uma variedade de opções para abraçar a energia solar de maneira mais acessível e sustentável. Criou, ainda, um hub de soluções, proporcionando soluções mais personalizadas e adaptáveis para atender às necessidades variáveis dos clientes, desde eficiência energética até gestões comerciais complexas.

—Em 2023, enfrentamos desafios e transformamos obstáculos em oportunidades para inovação. Estamos moldando ativamente o futuro energético, capacitando comunidades e empresas a abraçar a sustentabilidade de maneiras antes inimagináveis — ressalta Abuhamad.

O grupo reconheceu ainda a importância das questões regulatórias no setor solar, concentrou os esforços para garantir conformidade rigorosa com as normas e regulamentações em constante evolução. Além disso, a empresa desempenhou um papel ativo ao advogar por políticas sustentáveis que promovam o crescimento do setor e incentivem investimentos em fontes de energia renovável.