No total, foram vendidos 396 mil produtos no período natalino.
Com a chegada do final do ano, o Natal gera uma das principais movimentações no e-commerce, com promoções e a venda de produtos comemorativos. Do dia 1º a 25 de dezembro, as PMEs online do Rio de Janeiro faturaram R$ 25,5 milhões, um crescimento de 54% em comparação ao mesmo período de 2022. No total foram vendidos 396 mil produtos, quantidade que superou o volume de 2022 em 78%, com um ticket médio de R$206,10 por pedido. O levantamento é da Nuvemshop, plataforma para criação de lojas virtuais que é líder na América Latina.
—As datas festivas representam um mar de oportunidades para os empreendedores, pois possibilitam fidelizar seus clientes através de boas experiências, desde a realização do pedido até o recebimento do produto. Design comemorativo no site, enfeites e embalagens especiais são excelentes alternativas para quem deseja se destacar. Outro ponto fundamental é garantir um frete rápido, para que os clientes recebam suas compras antes das festas. Para lojistas que querem apostar bastante nas comemorações de fim de ano, recomendamos trabalhar o tema nos conteúdos para redes sociais e até mesmo pensar em produtos e kits exclusivos para o Natal— afirma Marcela Orlandi, gerente sênior de Sucesso do Cliente na Nuvemshop.
Moda (R$10 milhões) foi o segmento com maior faturamento no estado do Rio de Janeiro no período de festas, seguido por Acessórios (R$ 3 milhões) e Joias (R$ 2 milhões).
Na análise foram consideradas as vendas realizadas de 1º a 25 de dezembro pela base de lojistas fluminenses da Nuvemshop.
Nuvemshop: — A Nuvemshop é a plataforma de e-commerce líder na América Latina e tem o compromisso de potencializar e motivar todos os empreendedores a transformarem seus sonhos em histórias que transcendam. Com mais de 120 mil lojas, integra produtos, pagamentos, envios e disponibiliza de um ecossistema com mais de mil parceiros, como Facebook, Instagram, marketplaces e lojas físicas. Atualmente, a companhia tem mais de 1.000 colaboradores e escritórios no Brasil, México, Argentina e Colômbia. Em 2021, a empresa se tornou unicórnio no Brasil e adquiriu o Ecommerce na Prática, maior escola e comunidade de e-commerce do mundo; e a Mandaê, plataforma de logística. Em 2022, consolidou novas unidades de negócios: Nuvemshop Next, focada em lojistas que faturam acima de 100 mil reais mensais e que buscam escalar seus negócios rapidamente; Nuvem Pago, meio de pagamento para PMEs do e-commerce; e Nuvem Pay, solução de checkout que facilita a jornada de compras. Em 2023 lançou o Nuvem Envio, unidade de negócios especializada em soluções de logística, e adquiriu a Perfit, unidade de negócios focada em automação de marketing.