O programa Patrulha Agrícola, que oferece aos produtores de Jundiaí a possibilidade de contratar serviço de maquinário de grande porte por preços bem abaixo dos praticados pelo mercado, registrou entre janeiro e outubro de 2023 um aumento de 33% no número de atendimentos em relação ao mesmo período de 2022. A área trabalhada também teve um salto de 234%, passando de 16 para 55 hectares.
—A Patrulha Agrícola é mais uma ação que mostra as políticas públicas bem estruturadas que Jundiaí oferece aos produtores rurais. Nós adquirimos novas máquinas nos últimos meses e incrementamos o orçamento, o que possibilitou a implementação de novos serviços de proteção ao agricultor— afirma o prefeito da cidade, Luiz Fernando Machado.
Promovido pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), o programa disponibiliza serviços como preparação de solo com gradão, arado e roçadeira. —Neste ano, o programa também ganhou serviços com encanteiradora, grade niveladora, distribuidor, entre outros— diz Eduardo Alvarez, gestor da UGAAT.
Mas, para participar do programa, a propriedade deve estar inserida total ou parcialmente no município de Jundiaí e possuir o Cadastro Ambiental Rural (CAR). —O aumento nos serviços reflete nossa preocupação em ajudar o produtor a se fixar no campo. Muitas vezes, o pequeno agricultor não dispõe da variedade de maquinários, daí a importância de oferecer serviços a custo bem abaixo do mercado— conclui.