A Leonardo entregou ao Ministério da Defesa da Eslovênia o primeiro dos dois aviões C-27J Next Generation, contratados após o Acordo Governamental Itália-Eslovênia (G2G), assinado em 17 de novembro de 2021. A aeronave está equipada com dispositivos e instrumentos avançados, incluindo um cockpit de vidro com cinco telas multifuncionais coloridas, um radar para missões de transporte tático, sistemas de comunicação, um sistema de satélite, proteção balística e winglets que aumentam ainda mais seu desempenho aerodinâmico.
Dentro do âmbito do Acordo G2G entre os dois países, a Leonardo e a Diretoria de Armamentos Aéreos e Aeronavegabilidade da Secretaria -Geral de Defesa/ Diretoria Nacional de Armamentos assinaram dois contratos nos últimos dois anos, cada um deles incluindo uma aeronave, além de serviços logísticos e de treinamento. A escolha do C-27J pelo Ministério da Defesa da Eslovênia atende plenamente a diversas necessidades operacionais em termos de transporte e capacidades de projeção em operações internacionais. Isso se soma ao apoio à comunidade nacional para missões de resgate, auxílio em desastres e combate a incêndios. O programa esloveno pretende utilizar o C-27J na nova configuração para combate ao fogo, equipado com o sistema de última geração MAFFS II (Modular Airborne Fire-Fighting System) da United Aeronautical Corporation, líder mundial em sistemas de aplicação aérea de combate a incêndios.
A arquitetura do C-27J Next Generation assegura uma solução econômica para todos os requisitos operacionais táticos expressos pelo mercado, garantindo, entre outras coisas, interoperabilidade com outras aeronaves de transporte de categoria superior. Para atender às necessidades dos operadores, a arquitetura modular da aeronave permite a integração de sistemas de reabastecimento em voo, autoproteção, comunicações seguras e sistemas de proteção balística para operar em ambientes de alta ameaça, transportando materiais, veículos leves e pessoal. Graças à versatilidade da plataforma, o C-27J pode ser rapidamente reconfigurado, por meio de kits e sistemas de missão roll-on/roll-off, na configuração necessária para realizar missões de defesa e proteção civil, de acordo com as demandas emergentes do mercado.
Com mais de 90 unidades encomendadas para operar nos contextos geográficos, ambientais e operacionais mais desafiadores, o Spartan da Leonardo continua a crescer em capacidade e desempenho, graças ao seu design e versatilidade intrínseca, sendo capaz de realizar missões de transporte militar com máxima eficácia e competitividade de custos, lançamento de paraquedistas e materiais, apoio tático às forças terrestres, operações de forças especiais, patrulha marítima (MP), comando-controle-comunicações (C3), Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR), bem como operações de assistência humanitária/aero-médica e apoio a populações impactadas por desastres ambientais.
A Leonardo— Leonardo é uma empresa líder global em Aeroespacial, Defesa e Segurança (AD&S). Com 51 mil funcionários em todo o mundo, atua nas áreas de Helicópteros, Eletrônica, Aeronaves, Cibernética e Segurança e Espaço, e é um parceiro importante nos principais programas internacionais, incluindo Eurofighter, NH-90, FREMM, GCAP e Eurodrone. A Leonardo tem capacidades industriais significativas em Itália, no Reino Unido, na Polónia e nos EUA e também opera através de subsidiárias, joint ventures e participações, incluindo Leonardo DRS (72,3%), MBDA (25%), ATR (50%), Hensoldt (25,1%), Telespazio (67%), Thales Alenia Space (33%) e Avio (29,6%). A empresa está incluída no índice MIB ESG e faz parte dos Índices Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) desde 2010.