A maior fábrica de automóveis da companhia fora da China “greentech líder em vendas de carros elétricos no mundo”, dobrou a expectativa inicial de postos de trabalho.
A BYD, que revolucionou o mercado automotivo nacional em 2023, encerra o ano com mais uma grande notícia, vai gerar dez mil postos de trabalho na Bahia, entre empregos diretos e indiretos. Serão investidos R$3 bilhões de reais no complexo de Camaçari, possibilitando a retomada da produção industrial automotiva no Estado com a fabricação de carros com a mais alta tecnologia e eficiência.
A promulgação ontem da reforma tributária, que vai incentivar ainda mais a produção automotiva nacional, e o cenário econômico positivo do Brasil contribuem para os planos de investimento da BYD no país. O objetivo é tornar o Brasil reconhecido mundialmente como uma potência energética e de consumo, um polo exportador de produtos eletrificados e uma das maiores referências no mercado automotivo 100% elétrico.
—Esses investimentos representam uma mensagem clara de como a companhia acredita, aposta e investe a longo prazo no potencial do mercado brasileiro, um dos mais importantes do mundo. Consideramos a promulgação da Reforma Tributária favorável para poder tornar o ambiente brasileiro atraente para outros investidores financeiros, o que também impacta o mercado globalmente— comenta Alexandre Baldy, conselheiro especial da BYD.
A instalação de uma grande sede no Brasil vai facilitar a concretização dos planos da BYD, gerando crescimento econômico para umas das regiões mais importantes do país. A prioridade é valorizar a mão de obra local, através da capacitação e integração entre os trabalhadores brasileiros e chineses. Também será criado um grupo de fornecedores locais para atender aos mais diversos tipos de demanda da indústria, fortalecendo a economia local e gerando ainda mais oportunidades.
A BYD está na contagem regressiva e a partir de fevereiro de 2024 começam as obras de instalação da fábrica com a previsão dos primeiros carros ficarem prontos já no final do ano que vem.
—Vamos começar em breve os processos de seleção e qualificação. Vamos construir nosso sonho de transformar a região Nordeste em um centro de inovação, não só para o Brasil, mas para toda a América Latina. Nós também vamos oferecer bolsas de estudo para que estudantes possam ir à China adquirir aprendizado e aplicar na sua realidade —destaca Stella Li, vice-presidente executiva Global e CEO da BYD Américas.
A BYD em 2023 no Brasil — O BYD Dolphin, lançado em junho de 2023, se tornou o veículo elétrico mais premiado do ano. Em apenas 6 meses, foram 10 grandes reconhecimentos. Em relação ao acumulado do ano (janeiro-novembro 2023), considerando-se todas as marcas, a BYD mantém a liderança isolada em vendas de veículos elétricos com um total de 6.657 unidades, ou 50% de participação do total de automóveis BEV comercializados no país.
— O BYD Dolphin mudou o jogo no mercado automotivo brasileiro, pois nunca na história uma montadora inovou tanto ao oferecer um carro que seja tecnológico, eficiente, confortável, com autonomia e que tenha design e ainda não gere poluição por onde passa. O preço competitivo fez toda a indústria se movimentar e rever as suas políticas e é esse o nosso objetivo: mudar o status quo para tornar acessível o carro elétrico para a população brasileira — afirma Tyler Li, presidente da BYD do Brasil.
A empresa também inaugurou agora em dezembro o primeiro laboratório da América Latina que vai estudar todo o ciclo para a produção de módulos fotovoltaicos. Já foram investidos R$ 65 milhões em pesquisa e desenvolvimento no Brasil. O laboratório localizado em Campinas, são Paulo, será fundamental para o objetivo da BYD de fomentar o desenvolvimento do setor de energia solar no Brasil. Em 2023, a companhia atingiu o marco de 2.3 milhões de módulos fotovoltaicos fabricados no país.
BYD — A BYD chegou ao Brasil em 2015, quando inaugurou sua primeira fábrica de montagem de chassis de ônibus 100% elétricos em Campinas (SP). Em 2017, abriu uma segunda fábrica, também em Campinas, para a produção de módulos fotovoltaicos. Para abastecer a frota de ônibus elétricos, a empresa iniciou, em 2020, a operação de sua terceira fábrica no Brasil, no Polo Industrial de Manaus (PIM), dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4). A empresa também é responsável pelo SkyRail (monotrilho) com a Linha 17 – Ouro em São Paulo. Além disso, a BYD comercializa no Brasil sistemas de armazenamento de energia, inversores, empilhadeiras, caminhões, furgões e automóveis, todos elétricos e com baixa emissão de poluentes. Mais recentemente, devido à pandemia da Covid-19, a empresa também está vendendo máscaras descartáveis no país. Em abril de 2021, a BYD Brasil passou a integrar o Pacto Global, da Nações Unidas (ONU). Em novembro de 2021, deu o primeiro passo para o início da comercialização de automóveis de passeio no país e hoje já conta com cinco modelos lançados e uma rede consolidada de concessionárias em operação. Em abril de 2022, a BYD Energy inaugurou novas instalações e uma completa linha de módulos fotovoltaicos no mercado brasileiro. Em 2023, foi eleita pela revista americana Times como uma das 100 empresas mais influentes do mundo.