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21/12/2023

Amazon lidera ranking como marketplace mais preparado para o futuro

Resultado parte da análise setorial do Future-proof Score, lançado pela Timelens, em dezembro. O ranking analisa a força dos marketplaces com atuação no mercado brasileiro com base nos eixos de propósito e experiência. Foram consideradas 5 bilhões de buscas no Google Brasil e 57,8 milhões de comentários na internet do período de outubro de 2021 a setembro de 2023. O estudo utiliza como fontes os diferentes ambientes digitais, como Twitter, Instagram, Facebook, Reclame Aqui e Glassdoor. A performance do TOP3 – Amazon (#1), Mercado Livre (#2) e Magalu (#3) — é, pelo menos, 25% superior à média de todas as marcas analisadas.

Com mais de cinco bilhões de buscas no Google Brasil e 57,8 milhões de comentários na internet, o Future-proof Score aponta Amazon como o marketplace mais preparado para o futuro. A análise realizada pela Timelens, consultoria de negócios baseada em dados e insights do ecossistema FutureBrand, aponta a empresa americana como a que melhor atende às mudanças do mercado e constrói o amanhã. Em segundo lugar está o Mercado Livre e Magalu completa o TOP 3 do ranking. A análise faz parte do estudo completo que será lançado em 2024 e analisará diferentes setores da economia.

O índice considera os últimos dois anos da performance digital dos marketplaces generalistas, ou seja, que vendem diversas categorias de produtos – deixando de fora os e-commerces especializados. As menções na internet são categorizadas em seis dimensões, divididas em dois eixos: propósito e experiência. Os marketplaces que se destacam são aqueles que, além de apresentarem bom desempenho na análise das dimensões individualmente, conseguem equilibrar os dois pilares.

— Como avaliar, em uma mesma régua, performance de negócio e construção de marca? E como esta métrica pode direcionar esforços para pautar as mudanças do mercado? A nossa metodologia Future-proof responde a essas inquietações a partir da combinação de diferentes olhares e fontes de informação, e, assim, desenvolvemos uma forma de avaliação que oferece um olhar consolidado e direcionador— explica André Matias, CEO e sócio da Timelens.

A análise do Future-proof Score leva em consideração seis dimensões divididas entre os dois eixos para construir o ranking. A visão clara de futuro compõe o eixo de propósito junto à avaliação do quanto a marca redefine sua categoria e gera de valor sustentável no longo prazo, considerando aspectos sociais, ambientais e econômicos. A tangibilização deste norte estratégico é avaliado no eixo de experiência: como a marca cria uma conexão engajadora em diferentes pontos de contato, o quanto consegue criar vínculos emocionais com seus públicos e efetivamente melhora a vida das pessoas.

Amazon lidera com menções positivas — O equilíbrio que Amazon (#1) demonstra nos eixos de propósito e experiência é sustentado pelo ótimo desempenho em oferecer uma experiência engajadora e ter visão clara de futuro. A gigante do e-commerce é nove vezes mais mencionada do que as concorrentes no ambiente digital e dispara no volume de menções e notícias positivas sobre a marca (dez vezes maior que a média da concorrência). Além disso, apresenta o melhor desempenho do índice ‘Voltaria a fazer negócio’ do Reclame Aqui, indicando que a empresa consegue contornar uma situação de crise e manter o cliente.

Mercado Livre e Magalu — Apesar de ocupar o segundo lugar no ranking, Mercado Livre (#2) apresenta o maior gap entre os eixos: possui propósito forte, mas ainda tem espaço para melhorar sua percepção de experiência, principalmente na construção de vínculo emocional com o seu público, hoje. Hoje, a relação com a plataforma é mais funcional. Além disso é a marca que mais gerou interesse da categoria no último ano (+293 milhões de buscas).

Ainda que possua espaço para evoluir suas percepções, vemos na Magalu (#3) um exemplo claro de quem combina a visão de propósito e experiência diferenciada. O marketplace lidera em como uma empresa resolutiva, com “Índice de Solução” do Reclame Aqui sete pontos percentuais acima da média da concorrência (90,7% frente a 83,8%), além de apresentar o segundo maior volume de menções e notícias relacionadas a resultados financeiros positivos.

— É importante ressaltar que a diferenciação está nos detalhes, são eles que definem a posição do TOP 3. Para se ter ideia, Amazon tem o maior score e sobressai em três atributos, assim como Mercado Livre. Entretanto, o marketplace mais equilibrado é Magalu. Isso significa que as duas primeiras entendem seus espaços de diferenciação e criam novas possibilidades para avançar nas dimensões que ainda não receberam destaque. E, para Magalu, vemos oportunidade de crescimento constante a partir do investimento balanceado nos dois pilares — analisa André Matias.

Para ficar “de olho” — Marketplaces que conectam pessoas a pessoas ganharam relevância na categoria. OLX (#4), Elo7 (#6) e Enjoei (#7) entregam experiência consistente em um momento no qual o consumidor brasileiro está reavaliando seus hábitos de consumo – motivado pela conjuntura econômica do país e pela influência de movimentos e tendências que vieram para ficar, como a economia circular. Para se ter ideia, Elo7, uma plataforma de venda direta de produtos artesanais, ganha destaque em uma dimensão em que toda a categoria pode evoluir: é a marca que mais constrói vínculo emocional com seu público, reflexo do movimento “compre do pequeno”. Isso ressalta a importância do monitoramento constante dos movimentos do mercado como forma de se manter relevante.

Americanas e Shopee geram debate no digital — Americanas e Shopee apresentam crescimento expressivo no volume de menções no universo digital. No entanto, isso não significa que elas detêm o controle dessa narrativa. Enquanto para Amazon o alto volume de menções se concentra nos feitos da marca e seus atributos, Shopee foi bastante mencionada de forma negativa a respeito da taxação de seus produtos. Já para a Americanas, o crescimento esteve ligado à crise que veio à tona no começo do ano. No entanto, a presença da varejista brasileira no ranking indica que, mesmo em após um período turbulento, a marca possui um colchão de reputação e conseguiu se manter relevante para o público final.

Timelens — A Timelens é uma consultoria de negócios baseada em dados e insights do ecossistema FutureBrand. Oferece projetos de estratégia baseados em dados, que garantem informações relevantes e impacto significativo para o mercado brasileiro, a fim de guiar decisões de negócio e revelar insights poderosos para empresas — integrando metodologias de pesquisa quantitativas, qualitativas e digitais.

FutureBrand São Paulo — A FutureBrand é um ecossistema multiespecialista que se propõe a preparar marcas para o futuro a partir da criação de experiências conectadas. O olhar da empresa transforma o futuro dos negócios ao mudar hoje o modo com que as marcas agem. Com FutureBrand, Springpoint, The Holos Company e Timelens forma-se o ecossistema que reúne profissionais que atuam de forma integrada para criar as future-proof brands que farão do amanhã um lugar mais positivo. Parte do Interpublic Group (IPG), a FutureBrand está em 21 países e no Brasil, trabalha na criação de marcas como Grupo Boticário, Localiza, Hering, Track&field, BTG Pactual, Nescau, Nespresso, JBS, entre outras.