Sustentabilidade, inteligência artificial e versatilidade estão entre as apostas de especialistas para que as empresas cresçam aliadas ao que há de mais inovador no mercado.
À medida que nos preparamos para 2024, o cenário da indústria têxtil se mostra cada vez mais em constante evolução, apresentando tanto desafios quanto oportunidades. A indústria da moda sempre foi um playground para a inovação dentro da premissa de atender uma das necessidades mais básicas do homem: cobrir o corpo.
Vale lembrar que o Brasil é a maior cadeia têxtil completa do Ocidente e desenvolve desde a produção das fibras, passando por fiações, tecelagens, beneficiadoras, confecções, até chegar ao varejo. Braços importantes dessa cadeia se encontram no estado de Santa Catarina, que tem no têxtil um de seus motores econômicos. Empresas que investem no desenvolvimento de produtos e soluções de ponta para o segmento, como a Huvispan Têxtil e a Incofios, que já se antecipam a algumas tendências e colocam inovações em prática.
Larissa Reigato Barros, analista de marketing da Huvispan Têxtil, explica que hoje a indústria da moda vive um momento de dualidade. —De um lado, a agilidade e avanço disruptivo, rumo a um futuro com novas tecnologias surgindo. E, do outro, a sustentabilidade e as ameaças climáticas constantes, visto que é uma das indústrias mais poluentes do planeta— analisa.
Tendências para indústria têxtil — Larissa explica que as tendências na indústria podem ser influenciadas por uma variedade de fatores, incluindo mudanças nas preferências do consumidor, avanços tecnológicos, questões ambientais e sociais, entre outros. —Mas, a combinação entre sustentabilidade, tecnologia e estética promete transformar a produção têxtil para os próximos anos, trazendo novas oportunidades e desafios para os profissionais do setor— revela.
Pensando nisso, listamos algumas tendências marcantes da indústria têxtil que estão definindo o futuro da moda e da produção.
Indústria sustentável: A preocupação com o meio ambiente tem levado a um aumento na demanda por produtos têxteis sustentáveis. Isso inclui o uso de materiais orgânicos, reciclados e processos de produção mais ecológicos. A Huvispan Têxtil, por exemplo, desde 2022 dá passos importantes no quesito sustentabilidade. Recentemente lançou a H Green, uma proposta inovadora para o mercado. —Nós customizamos o serviço completo de tecelagem e beneficiamento com o fio de poliamida reciclado, demandando um profundo conhecimento técnico. O propósito deste projeto é impulsionar a sustentabilidade nas malhas de poliamida, garantindo que sejam produzidas com um fio 100% reciclado e ecofriendly — destaca Larissa.
Gilvane Custódio Maciel, Coordenador de Engenharia da Huvispan Têxtil, revela que a empresa possui metas para diminuição de produtos químicos na estação de tratamento de água e efluentes. —Desde 2022, deixamos de usar mais de 12 mil kg de descolorante, sendo uma redução de 20%. Além disso, diminuímos o uso de mais de 16 mil kg de policloreto de alumínio, tudo isso com foco na sustentabilidade. Também reduzimos significativamente a geração de lodo em 300 toneladas e uma diminuição de 59% na geração de energia. Esses resultados refletem uma abordagem proativa da Huvispan em direção à sustentabilidade—.
Na Incofios, a sustentabilidade também pauta o desenvolvimento. A empresa conta o rastreamento pela tecnologia blockchain, que monitora o algodão desde a semente no campo até a roupa vendida no varejo. A iniciativa veio da Associação Brasileira de Produtores de Algodão e o monitoramento garante a sustentabilidade da cadeia. —O caminho que o algodão certificado percorre começa na fazenda, onde a produção atende a um completo protocolo, que abrange desde o respeito ao meio ambiente e às leis trabalhistas, até a eficiência econômica, e esse monitoramento segue até o final do ciclo da peça— explica o diretor geral da Incofios, Edson Augusto Schlogl.
Inteligência artificial: Nota-se que a inteligência artificial (IA) está começando a desempenhar um papel significativo na indústria têxtil, trazendo inovações em diversas áreas. Em fase de testes em muitas empresas da área, a IA pode ser aplicada para a otimização da cadeia de suprimentos, design e desenvolvimento de produtos, manufatura inteligente, personalização e produção sob demanda, atendimento ao cliente, entre outros.
—Acreditamos que a IA é uma inovação grandiosa e irreversível. Em vez de resistir, estamos nos adaptando à essa tecnologia, afinal ela oferece otimização de tempo em diversos setores, auxilia em conferências visuais, entre outros. A tecnologia de robotização é um aliado valioso nos processos produtivos em geral, não somente na cadeia têxtil. Entretanto, é crucial manter a humanização no centro de nossas operações. Importante lembrar que o foco em relacionamentos deve caminhar lado a lado com essa nova realidade. Atualmente, estamos com alguns testes em andamento utilizando a IA em processos na produção, como a revisão de produto acabado e em atividades mais operacionais administrativas —destaca Larissa.
Sustentabilidade das cores: Não tem como abordar tendências sem destacar as cores e estampas do ano. Larissa destaca que a Huvispan Têxtil realizou uma pesquisa aprofundada e robusta. —No que diz respeito à sustentabilidade das cores, buscamos operar com total transparência, informando nossos clientes sobre as cores de tingimento que causam menos ou mais impacto no meio ambiente. Acreditamos que esse conhecimento pode influenciar decisões e contribuir para um impacto ambiental reduzido—.
A WGSN, por exemplo, anunciou que a cor do ano para 2024 será o “Apricot Crush”, um tom de alaranjado que evoca entusiasmo e vitalidade. —Precisamos lembrar que estampas, sustentabilidade das cores e materiais no geral são fatores essenciais e influentes nas escolhas do consumidor, afinal, eles estão cada vez mais conscientes do impacto ambiental da indústria da moda. Como resultado, cores mais naturais e tons terrosos podem ganhar destaque, refletindo a conexão com a natureza e a preocupação com o meio ambiente—.
Fios e fibras naturais: Os altos custos das fibras sintéticas e o impulso para práticas mais sustentáveis estão incentivando uma transição para fibras naturais, como algodão e lã. —Este movimento é especialmente relevante para o Brasil, o segundo maior exportador de algodão do mundo. Apostamos e observamos uma tendência em fios produzidos a partir de matérias-primas diferenciadas e fora do convencional, com a maioria delas sendo naturais e sustentáveis, como laranja, coco, cânhamo, entre outras —revela Larissa.
Os fios 100% algodão, que são a especialidade da Incofios, vão seguir em alta, também impulsionada pela busca dos consumidores por materiais naturais e sustentáveis. Os fios penteados e Open-End de alta qualidade produzidos em Santa Catarina e distribuídos para todo o Brasil e exterior respeitam o ciclo sustentável da cadeia. —Atualmente, mais de 90% dos resíduos da produção dos fios são recuperados e reciclados e a meta é aumentar esse índice —afirma Schlogl.
Tecnologia e transparência: A demanda por transparência está em alta e a tecnologia é a chave para atender a essa necessidade. —A tecnologia é uma grande aliada da indústria têxtil e está se tornando essencial para rastrear o ciclo de vida dos produtos, desde a matéria-prima até o consumidor final. Isso não apenas otimiza a gestão de estoque e recursos, mas também constrói confiança com consumidores cada vez mais informados— explica Larissa.
Além do rastreamento por blockchain, a Incofios também investe na tecnologia para otimizar e acompanhar todos os passos da produção. Robôs monitoram todo o processo e solucionam uma série de problemas que podem ocorrer ao longo da produção dos fios, como o rompimento das fibras. Além disso, todo o processo, da entrada do algodão na máquina ao fechamento das caixas, é automatizado e monitorado.
Outro destaque é o laboratório completo que garante o controle de qualidade diário de todos os itens produzidos na fábrica em Indaial, no Vale do Itajaí.
Estas são apenas algumas das tendências para a indústria têxtil que já podem ser encontradas em empresas brasileiras que olham para o futuro. Larissa Reigato Barros, da Huvispan, ressalta que, mesmo já implantadas, essas tecnologias seguem avançando e o segmento não pode ficar para trás. —A indústria continuará respondendo às mudanças nas preferências do consumidor, avanços tecnológicos e questões sociais e ambientais— finaliza Larissa.
A Huvispan Têxtil — Fundada em agosto de 2005, a Huvispan desenvolve soluções de ponta para o segmento têxtil. Estrategicamente localizada em um dos maiores polos têxteis do país, na cidade de Blumenau/SC, a empresa possui uma estrutura de aproximadamente 21.000 m² de área construída. Além do serviço de tinturaria e acabamento para malhas e tecidos em rolo, a marca é distribuidora do Elastano Creora, fios metalizados, fios de poliamida Acelon e fios de viscose para todo o Brasil.
Incofios — A Incofios é uma empresa líder no mercado têxtil com duas décadas de experiência na produção de fios 100% algodão de alta qualidade. Fundada em 2001, com sede em Indaial, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, a Incofios é uma empresa de espírito jovem com visão estratégica sobre seu segmento. Inovação, tecnologia e respeito aos clientes e colaboradores são a base para o crescimento da marca no mercado.