Certificação ABS para método de reparo para peças danificadas localizadas devido à corrosão. As duas empresas continuarão a desenvolver tecnologias de reparação para estas embarcações para responder prontamente às necessidades do mercado, ao mesmo tempo que abordam questões ambientais e outras questões sociais para contribuir para uma economia sustentável.
A Modec)e a Toray Industries, Inc. (Toray) anunciaram no dia 18 de dezembro (segunda-feira), que desenvolveram em conjunto uma técnica de remendo de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP) para reparos em Produção, Armazenamento e Descarregamento Flutuante (FPSO) e Armazenamento Flutuante. e sistemas de descarga (FSO).
Os serviços de reparo de FPSO e FSO fornecidos pela Modec, uma empreiteira geral especializada em serviços de engenharia, construção, operação e manutenção de navios offshore de petróleo e gás, utilizarão esta técnica de remendo de CFRP para reparo de corrosão por pites a partir de 2024.
O American Bureau of Shipping (ABS), que presta serviços de classificação de ativos marítimos e offshore, aprovou esta técnica para reparar áreas com diâmetros de até 300 milímetros que sofreram danos por corrosão por picadas.
ABS aprovou a aplicação de CFRP ao aço para restaurar sua resistência mecânica. — A manutenção do FPSO e FSO ocorre sem interrupção da produção de petróleo e gás. Consequentemente, é vital desenvolver uma técnica de reparo que facilite a implantação eficiente de materiais e equipamentos offshore e não envolva trabalho a quente. Essas considerações levaram a Modec e a Toray a desenvolverem conjuntamente um processo de moldagem por transferência de resina assistida por vácuo (VaRTM)1 para reparos de CFRP em 2020. A ABS aprovou a aplicação de CFRP ao aço para restaurar sua resistência mecânica.
Embora excelente para reparar grandes áreas de corrosão, este processo era menos adequado para reparos de corrosão por pite. A nova técnica de patch CFRP é uma solução mais simples e eficaz nesses casos. Requer apenas a colagem de placas planas pré-fabricadas de CFRP sobre corrosão por pite, reduzindo assim a força de trabalho pela metade e melhorando os prazos de entrega —referindo-se aos tempos no local em comparação com o processo VaRTM e excluindo os prazos de aquisição de materiais—.
Esta técnica elimina a necessidade de bombas de vácuo e outros equipamentos e agiliza o processo de transporte de materiais de reforço e ferramentas de construção a bordo. Além disso, esta técnica garante interrupções mínimas na produção de petróleo e gás porque eliminou a necessidade de trabalho a quente.
Modec e Toray vão atender às diversas necessidades de reparo de corrosão dos operadores de FPSO e FSO, oferecendo a técnica VaRTM in-situ para reparos extensos e a técnica de patch CFRP para reparos localizado — A Modec com a Toray, a Modec atenderá às diversas necessidades de reparo de corrosão dos operadores de FPSO e FSO, oferecendo a técnica VaRTM in-situ para reparos extensos e a técnica de patch CFRP para reparos localizados. As duas empresas continuarão a desenvolver tecnologias de reparação para estas embarcações para responder prontamente às necessidades do mercado, ao mesmo tempo que abordam questões ambientais e outras questões sociais para contribuir para uma economia sustentável.