Se trata de método de medição de espessura do casco baseada em drone de um tanque de armazenamento de petróleo bruto do navio-plataforma.
Modec e Terra Drone Corporation anunciaram no dia 19 de dezembro(terça-feira), a conclusão da medição de espessura do casco baseada em drone de um tanque de armazenamento de petróleo bruto de FPSO (Sistema Flutuante de Produção, Armazenamento e Descarga). ) Cidade de Mangaratiba MV24 operado pela Modec no Brasil, até 12 de novembro de 2023(domingo). Este método de medição obteve com sucesso a primeira aprovação mundial do American Bureau of Shipping (ABS) para o setor FPSO.
A inspeção tradicional de tanques de armazenamento de petróleo bruto apresenta preocupações significativas de segurança e saúde ocupacional, pois envolve entrada em espaços confinados e trabalho a alturas de 30 metros. Além disso, essas inspeções normalmente exigem que os inspetores registrem manualmente os pontos de medição aproximados em papel. Portanto, é difícil medir exatamente os mesmos pontos em cada inspeção regular, tornando difícil manter a rastreabilidade dos pontos de medição.
Utilizando o ‘”Terra UT Drone” da Terra Drone, equipado com recursos de testes ultrassônicos para testes não destrutivos, os inspetores agora podem operar o drone com segurança a partir de uma área segura dentro do tanque. Isso elimina o trabalho em altura e garante um processo de inspeção mais seguro. Além disso, o drone aprimora o processo de inspeção capturando imagens de vídeo e adquirindo dados de nuvem de pontos 3D(um conjunto de dados de pontos com coordenadas 3D obtidas a partir de varreduras 3D usando drones, fotogrametria, scanners a laser terrestres, etc.), melhorando significativamente a rastreabilidade dos pontos de medição.
A Modec se comprometerá continuamente a melhorar a integridade dos ativos(Integridade dos ativos: a capacidade de um ativo desempenhar a função pretendida de forma segura, eficaz e em conformidade com todos os regulamentos relevantes, ao mesmo tempo que minimiza os riscos para as pessoas, o ambiente e o próprio ativo. Permite melhorias na competitividade e promove o crescimento sustentável), de plataformas offshore por meio da transformação digital (DX), desenvolvendo um sistema digital de alta precisão modelo gêmeo (Modelo de gêmeo digital: um modelo virtual que replica objetos físicos e sistemas do mundo real no mundo digital. Isso permite otimização de projeto e operação, manutenção preditiva, simulação e redução de custos, entre outros benefícios).
A Modec e a Terra Drone já concluíram uma segunda inspeção no dia 25 de novembro (sábado) no FPSO Cidade de Angra dos Reis(RJ) MV22, localizado a aproximadamente 300 km da costa do Rio de Janeiro. A Modec e a Terra Drone continuarão a aplicar este método em inspeções regulares em FPSOs para construir um histórico e desenvolver ainda mais a tecnologia. As duas empresas contribuirão para a operação sustentável de FPSOs e outras plataformas offshore do ponto de vista ambiental, econômico e social, melhorando a segurança, reduzindo a mão-de-obra e aumentando a eficiência nas operações de inspeção.