A Vibra, patrocinadora master do Vibra Open Air, e sua parceira Comerc Energia anunciam neutralização das emissões de gases de efeito estufa (GEE) do evento, por meio da compra de créditos de carbono.
A Comerc Energia, que integra o portfólio de energias renováveis da Vibra, finalizou o inventário de GEE do Vibra Open Air. Esse processo permitiu quantificar as emissões de gases de efeito estufa desse evento que conta com a maior tela de cinema ao ar livre do mundo, de acordo com os rigorosos padrões estabelecidos pelo GHG, conjunto de padrões e diretrizes estabelecidos internacionalmente para medir e gerenciar as emissões dos gases causadores do efeito estufa. A empresa identificou que foram emitidas 135,2 toneladas de GEE, da produção ao encerramento do evento, incluindo o deslocamento do público que, por meio de um QR Code, podia contribuir com informações sobre o transporte utilizado. Para neutralizar o evento foram utilizados 136 créditos de carbono, uma vez que cada crédito corresponde a 1 tonelada de CO2 equivalente. O mercado de carbono é um mecanismo que permite às empresas compensarem suas emissões de GEE, nas áreas em que não é possível a redução da emissão.
A decisão de neutralizar as emissões de GEE do Vibra Open Air é um passo importante para a empresa que trabalha diariamente para levar as soluções que integram seu portfólio de energias renováveis aos clientes, para além de contribuir com a jornada de descarbonização do Planeta. A ação faz parte da estratégia de patrocínios da companhia e representa um passo significativo em direção à sustentabilidade ambiental no entretenimento. O Vibra Open Air também teve todos os seus geradores movidos a Vibra Diesel Renovável HVO10 e, recentemente, a empresa anunciou a entrada da casa de espetáculos Vibra São Paulo no mercado livre de energia e, desde então, consome energia renovável. A Vibra está comprometida com a redução de sua pegada de carbono — e de seus parceiros e fornecedores — e com o desenvolvimento de um futuro mais sustentável.
Essa é uma ação que materializa um dos principais pontos das novas estratégias de patrocínio da Vibra, não só permitindo que, de fato, abra-se um caminho para a redução das emissões, mas também uma oportunidade para a empresa se aproximar de um público mais jovem, diverso e antenado, que se preocupa com o meio ambiente e com o seu estilo de vida.
—A transição energética é o processo de mudança para uma matriz energética mais sustentável. Essa transição é essencial para combater as mudanças climáticas e promover o desenvolvimento sustentável. Estamos muito satisfeitos em investir em patrocínios que estão de acordo com o que acreditamos e anunciar a neutralização das emissões de GEE do Vibra Open Air, uma demonstração efetiva de nosso compromisso com a sustentabilidade e com esse processo de transição energética— afirma Vanessa Gordilho, vice-presidente de Negócios, Produtos e Marketing da Vibra.
Toda a ação de compra será conduzida pela Mesa de Créditos de Carbono da Comerc Energia, mais uma solução de descarbonização integrada à plataforma da Vibra. A iniciativa visa viabilizar cada vez mais alternativas para as empresas poderem neutralizar suas emissões de gases do efeito estufa e acelerar a descarbonização e transição energética do Brasil. Um de seus grandes diferenciais está no fato de que, além de ser aberta a não clientes, a mesa também tem um grande potencial de atrair os atuais clientes de ambas as empresas.