instituto-cancer-infantil

19/12/2023

Instituto do Câncer Infantil é a melhor ONG do Brasil em 2023

Soul Bilíngue levou o destaque de melhor organização de pequeno porte. Veja também quem ganhou nas categorias especiais.

O Instituto do Câncer Infantil, organização que oferece serviços na área assistencial e de pesquisas científicas para crianças com câncer, é a melhor ONG do Brasil, título que acaba de ser anunciado pelo Prêmio Melhores ONGs, o maior do terceiro setor. A organização também levou a melhor na categoria saúde. Os destaques de 2023 foram anunciados no dia 07 de dezembro (quinta-feira), no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.

—É uma alegria muito grande receber esse reconhecimento. A vitória é nossa, mas tenho certeza de que se fosse de qualquer uma das outras 99 organizações da lista também seria justo —declarou o presidente e um dos fundadores do ICI, médico Algemir Lunardi Brunetto. Para ele, o Prêmio é um mérito conjunto que aumenta a responsabilidade de agora pra frente. —Acredito que as ONGs mais estruturadas devem estender a mão para as outras também crescerem e todas nós faremos um Brasil melhor — declarou.

As 100 melhores ONGs do ano, lista já anunciada pela organização, estiveram presentes para receber os troféus. Além disso, foram anunciadas as 10 melhores ONGs de pequeno porte e as melhores por categoria e estado. A Soul Bilíngue, que democratiza inglês e intercâmbio no exterior para jovens de baixa renda no Brasil, levou o prêmio de melhor ONG de pequeno porte do ano.

A cerimônia completa pode ser assistida no Youtube do Futura no endereço: www.youtube.com/watch?v=067vdwJEwbw

As 10 melhores de pequeno porte: Associação Nariz Solidário; Associação Terceira Via; Centro Cidadania – Ação e Educação Socioambiental; FreeHelper Soluções Sociais; Instituto Brasileiro de Capoeira-Educação (IBCE); Instituto Bold; Instituto Social Agatha; ONG Luz de Sophia; Associação Casa Arte Vida Assistência Social; Soul Bilíngue.

Melhores por estado: Alagoas: Instituto Mandaver; Amapá: Associação Cidadania Social e Sustentabilidade (ACSSUS); Bahia: Instituto Para Um Mundo Melhor (IMMEL); Ceará: Instituto Povo do Mar (IPOM); Distrito Federal: Abrace; Espírito Santo: Instituto Ponte; Maranhão: Plan International Brasil; Minas Gerais: Providens – Ação Social Arquidiocesana; Mato Grosso: Associação Varzeagrandense Madre Tereza de Calcutá; Mato Grosso do Sul: Instituto Moinho Cultural Sul-Americano; Pará: Projeto Saúde & Alegria (CEAPS); Paraíba: Associação Cultural Pisada do Sertão; Pernambuco: Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo (GTP+); Piauí: Amare; Paraná: União dos Escoteiros do Brasil; Rio De Janeiro: Agência do Bem; Rio Grande Do Sul: Casa do Menino Jesus de Praga; Santa Catarina: Bombeiros Voluntários de Joinville; São Paulo: Instituto Verdescola.

Melhores por causa: Assistência Social: Associação Feminina de Estudos Sociais e Universitários (AFESU); Cultura: Fundação; Observatório do Livro e da Leitura; Desenvolvimento Local: Instituto Novo Sertão; Direitos Humanos: Plan International Brasil; Educação: Associação Vagalume; Esporte: Fundação Esportiva Educacional Pró Criança e Adolescente (Eprocad); Filantropia, voluntariado e apoio à sociedade: Associação Junior Achievement do Rio de Janeiro; Geração de renda: Associação Aliança Empreendedora; Meio Ambiente: Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam); Saúde: Instituto do Câncer Infantil.

O Prêmio — O Prêmio Melhores ONGs é realizado pelo Instituto O Mundo que Queremos, pelo Instituto Doar e é um dos eventos mais esperados do ano pelo terceiro setor. Desde 2017, reconhece o trabalho fundamental prestado pelas instituições não-governamentais no Brasil e também funciona como um farol para orientar doações. Além disso, incentiva boas práticas, contribuindo também para a melhoria na gestão de todas as participantes e para o fortalecimento do setor social como um todo.