Com apoio da Vale, espaço beneficiará produtores agrícolas e moradores da região.
A inauguração da nova sede da Agroindústria de Mangaratiba, um espaço destinado e desenvolvido para beneficiar os produtores agrícolas locais e moradores da região aconteceu no dia 13 de dezembro (quarta-feira). Com apoio da Vale, a iniciativa é da Secretaria de Agricultura e Pesca (SMAP) de Mangaratiba, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e de associações locais. O evento aconteceu no Horto Municipal, na Estrada São Marcos, S/N, Acampamento – Mangaratiba (RJ), e contou com a participação de representantes da Vale e da prefeitura do município.
Com investimento de R$701 mil, a Agroindústria tem o objetivo de fomentar a produção agroecológica da cidade e fortalecer a comercialização dos produtos da agricultura familiar de Mangaratiba. O local contará com área de sanitização de produtos; cozinha industrial; câmara fria; salas de pasteurização, armazenamento, processamento e expedição; loja; estoque; banheiros e vestiários, além de diversos maquinários que ficarão a disposição dos agricultores.
O espaço vai oferecer ainda ações de extensão universitária na área de processamento de frutas e hortaliças voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar, estimular a geração de trabalho e renda a partir da elaboração de novos produtos no mercado local e regional, além de promover outras atividades relacionadas ao tema. Ao todo, serão cerca de 300 pessoas impactadas pelo projeto.
A agricultura familiar é das principais fontes de emprego e renda no local, que é conhecido pelo cultivo de alimentos como aipim, caqui, hortaliças, mel e a banana, um dos principais gêneros de plantio na região. —Apoiar um projeto como a Agroindústria de Mangaratiba é possibilitar o aumento do valor agregado do produto e a renda dos agricultores. A iniciativa será um importante motor nesse processo de produção e fixação do produtor no campo— afirma Vitor Libanio, gerente de Sustentabilidade da Vale.
—A Agroindústria de Mangaratiba representa um avanço significativo para o setor e um propulsor da economia local. Com este espaço, que é completo e devidamente equipado, os agricultores familiares poderão processar alimentos com qualidade, comercializar localmente, e assim, gerar incremento de renda para as suas famílias. Além disso, a agroindústria vai beneficiar nossos alunos, que a partir do PNAE, consumirão ainda mais alimentos com alto valor nutricional e livres de agrotóxicos. Temos certeza que esse módulo agroindustrial será referência em infraestrutura de ponta e para o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias —afirma Alex Brzeski Barbosa, secretário de Agricultura e Pesca de Mangaratiba.