Gratuito, evento inclusivo contará com atividades esportivas e de lazer para pessoas com deficiência, com acompanhamento de monitores especializados.
A Ocyan, empresa de óleo e gás, em parceria com a Associação Adaptação e Surf (AdaptSurf) promove no dia 16 de dezembro (sábado ), o II Encontro Nacional de Surf Adaptado, evento realizado no quiosque K08, da Praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, que oferecerá oficina esportiva e atividades de integração e lazer para pessoas com deficiência física ou intelectual.
Com a participação de cerca de 30 alunos do Praia Acessível, iniciativa realizada no local aos fins de semana para garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência à praia, o Encontro Nacional de Surf Adaptado será realizado das 8 às 13 horas.
Durante o evento, algumas vagas serão disponibilizadas para oficinas do esporte adaptado, com o acompanhamento de monitores especializados, a pessoas com deficiência a partir de 6 anos (menores de idade deverão estar acompanhados pelos responsáveis).
Para oferecer comodidade e bem-estar aos participantes, haverá um espaço reservado para a ação, onde serão disponibilizadas cadeiras de rodas anfíbias, esteiras, barracas, tendas e uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais de educação física, fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos, instrutores e voluntários, responsáveis por garantir que o contato dos participantes com o mar seja com total segurança. O objetivo da ação inclusiva é marcar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 3 de dezembro.
—Temos um compromisso com a diversidade na Ocyan e esse tema também precisa passar por nosso terreno, o mar. Essa parceria buscar fomentar a democratização e acesso da praia, do mar e das ondas também a pessoas com deficiência de forma controlada e com segurança em primeiro lugar, é claro. Apostamos no surf como ferramenta social capaz de transformar vidas, levando atividade física e recreativa a este público, além do contrato com a natureza —afirma André de Barros, gerente de Comunicação, Responsabilidade Social e Diversidade.
Duas presenças ilustres e referência do surf adaptado já confirmaram presença: Fernanda Tolomei e Camila Fuchs. Psicóloga e atleta da modalidade, Tolomei coleciona importantes títulos, como a primeira mulher vencedora do Circuito Brasileiro de Surf Adaptado e vencedora em equipe do Circuito Mundial em 2016, na Califórnia.
Já Camila Fuchs é professora de Educação Física e instrutora voluntária do projeto. Ela leva sua trajetória de conquistas e amor ao esporte para diversos alunos e praticantes com deficiência. Fuchs nasceu com má formação na medula e tem mobilidade reduzida. Ela surfa de joelhos (kneeboard) e é um dos grandes nomes do surf adaptado da atualidade.
II Encontro Nacional de Surf Adaptado, o dia 16 de dezembro (sábado ), das 8 às 13 horas, na Praia da Barra da Tijuca – Quiosque K08. O Encontro Nacional de Surf Adaptado é um convite da associação Adaptsurf e conta com patrocínio principal da Ocyan, também da Lyra Navegação e apoio do Club de Kitesurf/quiosque K08. Organização Kauza Marketing.