Tero Carbon conquistou a primeira colocação na classificação geral e na categoria Net Zero.
A certificadora brasileira digital de créditos e estoque de carbono, Tero Carbon, recebeu, no último mês, a premiação Green and Digital Startup Award, concedida pela Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo). O prêmio reconhece as startups que contribuem para uma economia global mais sustentável, por meio da utilização de tecnologias digitais. Além de ficar na primeira posição na classificação geral, a empresa também conquistou o primeiro lugar na categoria Net Zero, que destaca as iniciativas que promovem a redução das emissões de gases de efeito estufa e a neutralidade de carbono (net zero).
Entre outros benefícios, a Tero Carbon terá a oportunidade de realizar um roadshow na Alemanha, organizado pela AHK São Paulo, com a participação de alguns dos principais profissionais da área ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) no país. O CEO da empresa, Francisco Higuchi, doutor em Ecologia e Manejo de Florestas Tropicais (UFPR/INPA/ FFPRI Japão) e que possui mais de 15 anos de experiência em projetos florestais e de estimativa de carbono na Amazônia, comemorou a conquista. —Com esse reconhecimento, nós ganhamos primeiramente notoriedade, muito importante para qualquer negócio em crescimento. Em segundo lugar, nós recebemos validação do comitê dessa premiação, o que nos credenciou para apresentar ao mercado alemão e europeu a possibilidade de mitigação dos efeitos da mudança do clima com os créditos de carbono provenientes da Amazônia —ressaltou.
A Tero Carbon é a primeira certificadora de créditos de carbono com DNA genuinamente amazônico e que utiliza metodologias exclusivas, voltadas para a realidade brasileira. Por meio de sua plataforma digital e utilizando a tecnologia blockchain, a empresa confere segurança, confiabilidade e rastreabilidade aos ativos ambientais certificados. A iniciativa conta o apoio de diversas instituições públicas e privadas, como a Federação Nacional das Indústrias do Estado da Amazônia (FIEAM), a Incubadora de Empresas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (IE-INPA) e a venture builder VB92 Launch Hub.
Em novembro deste ano, a empresa também foi uma das selecionadas para participar da fase de aceleração do programa Inova Amazônia, iniciativa criada pelo Sebrae para fortalecer a bioeconomia na região e fomentar o crescimento econômico com inovação aberta e conservação ambiental. A Tero Carbon terá acesso a capacitações individuais e coletivas por um período de seis meses, além de receber uma bolsa de estímulo à inovação. O objetivo é incentivar empreendimentos a pesquisar e utilizar, conscientemente, a biodiversidade da Amazônia.
Tero Carbon — A Tero Carbon é uma certificadora digital de créditos e estoque de carbono. Criada em Manaus, em 2022, a empresa utiliza metodologias exclusivas, voltadas para a realidade brasileira e que seguem as orientações técnicas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), além de ser a primeira do segmento com DNA genuinamente amazônico. Seu corpo técnico possui mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento de projetos de carbono florestal na Amazônia, com expertise sobre a logística da região e aspectos sociais das comunidades tradicionais. A certificadora utiliza a tecnologia blockchain para conferir segurança, confiabilidade e rastreabilidade ao processo de certificação de ativos ambientais e conta com o apoio de instituições renomadas do setor, entre as quais: Incubadora de Empresas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (IE-INPA), entidade ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Federação Nacional das Indústrias do Estado da Amazônia (FIEAM) e da venture builder VB92 Launch Hub.