ambipar-onu2

09/12/2023

Ambipar é mais nova incentivadora do movimento Ambição 2030 do Pacto Global da ONU no Brasil

Companhia é a primeira a se comprometer com todos os Movimentos da estratégia Ambição 2030 e irá promover discussões, eventos e a aceleração de pesquisas para ajudar a alcançar as metas socioambientais até 2030.

A Ambipar, multinacional brasileira líder em gestão ambiental, é a mais nova incentivadora da estratégia Ambição 2030 do Pacto Global das Organizações das Nações Unidas (ONU) no Brasil. A partir da iniciativa, a companhia passa a ser a primeira a se comprometer com todos os dez movimentos do Ambição 2030. O anúncio feito no dia 08 de dezembro(sexta-feira), em Dubai, em evento do Pacto Global paralelo à COP28, no Future Mobility Hub.

Juntos, Ambipar e a rede brasileira têm o objetivo de fomentar um número maior de debates empresariais sobre a urgência de combater as mudanças climáticas para buscar atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU até 2030.

A Ambipar também promoverá eventos com a finalidade de aumentar o número de empresas aderentes aos movimentos da Ambição 2030, com compromissos públicos firmados, além de incentivar pesquisas que trazem resultados positivos para o alcance das metas estabelecidas, sempre alinhadas com os dez Movimentos.

A Ambição 2030 é uma estratégia lançada pelo Pacto Global da ONU no Brasil em abril de 2022. Hoje, é formada por dez grandes movimentos criados para acelerar as metas propostas pela Agenda 2030 da ONU. São eles: Ambição Net Zero, Conexão Circular, Impacto Amazônia, +Água, Mente em Foco, Elas Lideram 2030, Raça é Prioridade, Salário Digno, Transparência 100% e Educa2030, que tratam de questões relacionadas ao clima, acesso à água, economia circular, Amazônia, saúde mental, direitos humanos, anticorrupção e educação.

Até outubro de 2023, 261 empresas já haviam aderido aos Movimentos e assumiram cerca de 458 compromissos nas diversas frentes. As metas são consideradas um chamado do Pacto Global da ONU no Brasil às empresas brasileiras para reconhecerem a urgência e a necessidade de promover ações concretas, com metas e compromissos públicos.

Para Rafael Tello, diretor de sustentabilidade da Ambipar, ser uma empresa incentivadora da Ambição 2030 e aderente a todos os movimentos é um forte e desafiador compromisso público, que certamente fará a diferença para o futuro do planeta. —Alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é uma prioridade e o engajamento do setor privado é fundamental para isso. Como empresa incentivadora da Ambição 2030 e comprometida com todos os movimentos, poderemos criar mais debates, discussões e estimular o setor privado a se comprometer com a agenda socioambiental. É preciso começar a agir para fazer a diferença no futuro do planeta— afirma.

O Pacto Global é uma plataforma de projetos e ações que impactam a sociedade e potencializam os compromissos assumidos por meio do engajamento de lideranças do setor privado. A adesão é gratuita e as empresas podem participar de todos. “A Ambipar foi a primeira empresa participante do Pacto Global da ONU no Brasil a assinar compromissos de todos os Movimentos da estratégia Ambição 2030. Quando uma empresa desse porte faz um movimento desses, puxa todo o mercado para uma agenda que é de extrema importância para o futuro do planeta e da humanidade”, diz Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil. “Agora, reafirma, mais uma vez, o seu engajamento com a nossa estratégia para acelerar o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A Ambipar é incentivadora da estratégia Ambição 2030.”

O Pacto Global da ONU no Brasil é a rede que mais cresce no mundo e já passou de 1.900 participantes no país. Além dos Movimentos, o Instituto também oferece a plataforma Observatório 2030, que monitora os compromissos públicos assumidos pelas empresas. —Estamos em um momento muito decisivo, em que a nossa sobrevivência está em jogo. Com os Movimentos, o Pacto Global se une à Ambipar para promover a participação de cada vez mais empresas para alcançar os ODS fundamentais para o Brasil, como Água Potável e Saneamento (ODS 6), Redução das Desigualdades (ODS 10) ou a Ação contra mudança global do clima (ODS 13), por exemplo. Precisamos de companhias comprometidas com metas e com todo o caminho traçado para se chegar a elas. Não adianta se comprometer com um objetivo para 2030, sem detalhar as ações e estratégias para alcançá-las. Temos que fazer a diferença agora— explica Camila Valverde, COO e Diretora de Impacto do Pacto Global no Brasil.

Os dez movimentos do Ambição 2030: 1- Mente em Foco —Os Movimentos do Ambição 2030 estão atrelados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O movimento Mente em Foco, que promove Saúde e Bem-estar (ODS 3), convida empresas e organizações brasileiras a trazerem para o centro das decisões a pauta da saúde mental, estimular a discussão sobre o tema, estabelecer ações concretas e de suporte aos seus colaboradores e criar um ambiente de trabalho saudável. O objetivo é que a saúde mental seja tratada não apenas como uma medida emergencial, mas sim como um tema perene e que faça parte da estratégia de negócio das companhias.

2- Elas Lideram 2030 — Para Igualdade de Gênero (ODS 5), o Movimento Elas Lideram 2030 busca ajudar as empresas a assumirem e atingirem metas concretas pela equidade de gênero, tendo ao menos 50% de mulheres em cargos de alta liderança. O objetivo final é ter mais de 1.500 empresas comprometidas, promover 11 mil mulheres para esses cargos até 2030 e ter pelo menos 150 lideranças de alto nível engajadas com esta ambição.

3- Salário Digno — O Pacto Global e a Ambipar também convidam as empresas a participarem do Movimento Salário Digno, que tem a ambição de garantir 100% de salário digno para os colaboradores, incluindo operações, contratados(as), e/ou terceirizados(as) e engajar toda a cadeia de suprimentos para desenvolver metas de salário digno, aspecto essencial para a promoção das garantias para que trabalhadores e trabalhadoras, suas famílias e comunidades possam viver com dignidade e ter um padrão de vida decente na busca pelo ODS 8 (Trabalho decente e crescimento econômico).

4- Raça é Prioridade — Dentro da busca pela Redução das Desigualdades (ODS 10), o Movimento Raça é Prioridade trabalhará para promover mais de 15 mil pessoas negras (negras, indígenas, quilombolas, ou pertencentes a outro grupo étnico minoritário) em cargos de liderança até 2030, mais de 20 mil pessoas negras capacitadas, com mais de 1.500 empresas comprometidas com esse tema fundamental para o Brasil.

5- +Água — A questão da água, tão debatida no Brasil nos últimos anos, também ganhou um movimento. O +Água é uma iniciativa para aceleração da universalização do saneamento e segurança hídrica do Brasil e tem a ambição de impactar a vida de mais de 100 milhões de pessoas. A definição de metas é tida como uma maneira poderosa de impulsionar as empresas com vantagem competitiva na transformação da sociedade, para a universalização do saneamento e a segurança hídrica no país, avançando no ODS 6 (Água Potável e Saneamento).

6- Ambição Net Zero — A redução da emissão de carbono é uma das principais temáticas mundiais dentro da Agenda 2030. Por isso, o movimento Ambição Net Zero pretende colaborar para a Redução de 2 Giga toneladas de CO2e em emissões acumuladas. Para isso, trabalhar localmente com reduções de emissões de gases de efeito estufa é indispensável para impactar positivamente a sociedade brasileira e o meio ambiente global, dentro do ODS 13 (Ação contra mudança global do clima).

7- Transparência 100% — O tema de combate à corrupção também está entre os mais importantes para o setor privado brasileiro. O Movimento Transparência 100% tem como objetivo desenvolver instituições eficazes, responsáveis e transparentes em todos os níveis, encorajando e capacitando as empresas para ir além das obrigações legais, fortalecendo mecanismos de transparência e integridade, dentro do ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).

8- Conexão Circular — O Movimento Conexão Circular, ligado ao ODS 12 e economia circular, busca assegurar padrões de produção e de consumo responsáveis. A iniciativa convida as empresas a assumirem e implementarem metas, garantindo até 2030 que zero resíduo seja mandado para aterro sanitário e incineração, considerando operação e produtos; e que tenham modelo de negócio circular implementado. Para isso, as empresas precisam definir e pôr em prática iniciativas e projetos que criem processos alinhados com a eliminação de resíduos e da poluição desde o princípio, manutenção do uso de produtos e materiais e regeneração de sistemas naturais.

9 – Impacto Amazônia — Já o nono Movimento da estratégia, o Impacto Amazônia, lançado em setembro deste ano, propõe a participação ativa das empresas para manter a floresta em pé, com objetivo de fomentar ações coletivas e soluções inovadoras para enfrentar os desafios do desmatamento e da preservação da região. Garantir a preservação, proteger o clima global e promover o desenvolvimento sustentável para a Amazônia e suas comunidades são o foco da iniciativa que tem como empresas embaixadoras a Ambipar e a Eletrobras.

O Impacto Amazônia é o primeiro Movimento do Pacto Global da ONU no Brasil que tem o foco em uma região e possui a ambição de mover o setor empresarial brasileiro neste tema, contribuindo com ações individuais, setoriais e intersetoriais, para o alcance de vários ODS como Ação Climática (13); Consumo e Produção Responsáveis (12); Proteger a Vida Terrestre (15);

10 – Educa 2030 — O Educa2030 é o mais novo movimento da Ambição 2030, lançado durante o 12º Fórum Global de Direitos Humanos e Empresas, em Genebra. O objetivo é engajar as empresas a se comprometerem com metas para o avanço da educação no Brasil, com foco no aumento da escolaridade da população, na inclusão produtiva de jovens e no aumento de mulheres em grupo de carreiras nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática.

Pacto Global da ONU — Como uma iniciativa especial do secretário-geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 21 mil participantes distribuídos em 65 redes locais, reúne 18 mil empresas e 3.800 organizações não-empresariais baseadas em 101 países, sendo a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com abrangência e engajamento em 162 países. | @globalcompact

O Pacto Global da ONU no Brasil foi criado em 2003, e hoje é a segunda maior rede local do mundo, com mais de 1.900 participantes. Os mais de 50 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação.|@pactoglobalbr

Ambipar Group — A Ambipar é uma multinacional brasileira, pioneira em soluções em gestão ambiental, presente em 40 países dos 6 continentes. Com suas subsidiárias, Ambipar Environment e Ambipar Response, visa contribuir para que as empresas e a sociedade sejam sustentáveis, preservando o mundo para as futuras gerações. Assim, ela oferece serviços e produtos como gerenciamento de crises e atendimento a emergências ambientais, ocorridas em rodovias, ferrovias, aeroportos, portos, terminais portuários, indústrias, mineradoras e dutos.

A Companhia apresenta em seu DNA o comprometimento com as questões sustentáveis, trabalhando os Pilares ESG dentro de seus negócios, além de prover soluções eficazes e estabelecer parcerias duradouras com colaboradores, clientes e fornecedores. | https://ambipar.com