Metade de sua frota marítima agora mais sustentável com gigantes do transporte marítimo.
A Nestlé, em colaboração com três das maiores empresas de navegação do mundo — Hapag-Lloyd, Maersk e CMA CGM — migrará metade de seu volume global de transporte marítimo para combustíveis alternativos de menor emissão, com efeito imediato.
Com a pareceria, a empresa visa diminuir suas emissões anuais de gases de efeito estufa decorrentes do transporte marítimo em cerca de 200 mil toneladas métricas de CO2 equivalente. Essa iniciativa pode contribuir para evitar o consumo de aproximadamente 500 mil barris de petróleo bruto no transporte oceânico
—Alcançar a neutralidade de carbono requer alterações em muitos aspectos de como obtemos, produzimos e distribuímos nossos produtos— disse Stephanie Hart, vice-presidente executiva e chefe de Operações da Nestlé. —Os acordos que assinamos com nossos parceiros de navegação nos ajudarão a reduzir as emissões e diminuir imediatamente nossa pegada de carbono. Sabemos que esta é uma solução intermediária e continuamos a incentivar o desenvolvimento de soluções de descarbonização de longo prazo no transporte marítimo e na distribuição—.
Embora o transporte marítimo represente uma pequena proporção da pegada de carbono total da Nestlé, a empresa está comprometida em reduzir o impacto de seus serviços logísticos como parte de seu caminho para a neutralidade de carbono.
Conforme informações fornecidas pelas empresas de navegação, os combustíveis provenientes de resíduos oferecem uma redução de pelo menos 70% nas emissões equivalentes em comparação com as opções padrão.
Os acordos assinados com a Hapag-Lloyd, Maersk e CMA CGM cobrem metade do volume de transporte marítimo da Nestlé em 2023, com a opção de estender esse acordo para 2024 e além. Isso significa que as empresas de navegação utilizarão combustíveis alternativos para movimentar uma quantidade equivalente de toneladas em suas operações este ano.
— A Nestlé é uma cliente-chave da Hapag-Lloyd, e por meio dessa colaboração, estamos reduzindo significativamente as emissões de CO2e — comentou Thorben Nibbe, Country Manager da Hapag-Lloyd na Suíça.
— Esta é uma etapa muito decisiva da Nestlé ao utilizar nossa solução de emissões muito baixas de gases de efeito estufa para 100% de sua carga oceânica com a Maersk— afirmou Johan Sigsgaard, vice-presidente executivo e diretor de Produto Ocean da A.P. Moller – Maersk.
— Estamos muito orgulhosos e felizes por ter estabelecido este acordo com a Nestlé, um dos primeiros do tipo, no qual embarcadores e proprietários de cargas comprometem-se a descarbonizar a globalidade das emissões de transporte marítimo do escopo 3. Esta iniciativa prova que existem soluções existentes para descarbonizar o escopo 3 dos proprietários de cargas. Essas soluções construtivas já estão disponíveis com a CMA CGM para acelerar nesse caminho— disse Christine CABAU -EVP Group Assets and Operations – CMA CGM. | GM.