E será realizado no Estaleiro BrasFELS, membro do Seatrium Group, para o projeto Raia no Brasil, operado pela Equinor em nome do Consórcio no projeto Raia. Trabalhos que trabalhos terão início no primeiro trimestre de 2024. O FPSO Raia terá capacidade para processar 126 mil barris de petróleo por dia (bopd) e 16 milhões de metros cúbicos de gás por dia, com capacidade de armazenamento de dois milhões de barris de petróleo bruto.
Singapura — Estaleiro BrasFELS (BrasFELS), membro do Seatrium Group, anunciou no dia 04 de dezembro(segunda-feira), que garantiu um contrato com a Offshore Frontier Solutions Pte. Ltd, uma empresa do Grupo Modec, para realizar partes da fabricação dos módulos topside de um Flutuante Production Storage and Offloading (FPSO) para o projeto Raia no Brasil, operado pela Equinor em nome do Consórcio no projeto Raia.
Este contrato marca a oitava colaboração do projeto entre BrasFELS e Modec, refletindo a parceria de longa data que as duas organizações desfrutam há mais de uma década.
— Estamos satisfeitos firmar parceria com a Modec em mais um projeto de fabricação de módulos topside de FPSO, afirmando a posição da Seatrium como líder global em novas construções e conversões de FPSO. Aproveitamos nossa profunda experiência em engenharia, presença em pátios internacionais e forte histórico para entregar mais de 260 unidades de produção flutuantes (FPU) e conversões de FPSO e novas construções, solidificando nossa liderança de mercado neste segmento de produto — disse Marlin Khiew, vice-presidente executivo de Petróleo e Gás, para as Américas, da Seatrium.
O escopo de trabalho da BrasFELS para o ‘FPSO Raia’ compreende a fabricação de três módulos: vapor unidade de recuperação/nocaute de flare (VRU/ Flare KO); separação e estabilização de petróleo; e a linha de fluxo sistemas de circulação e medição e utilidades. O projeto será realizado pela Seatrium’s Estaleiro BrasFELS localizado em Angra dos Reis(RJ), Brasil, e deverá iniciar os trabalhos no primeiro trimestre de 2024.
Quando concluído, FPSO Raia terá capacidade para processar 126 mil barris de petróleo por dia (bopd) e 16 milhões de metros cúbicos de gás por dia, com capacidade de armazenamento de dois milhões de barris de petróleo bruto. O FPSO será implantado na gigantesca área do “Pré-Sal”, ao sul da Bacia de Campos, aproximadamente 200 quilômetros da costa do Rio de Janeiro. O primeiro projeto entre BrasFELS e Modec foi a fabricação e integração de topside módulos para FPSO Cidade de São Paulo, em fevereiro de 2011.
Seatrium Limited — Seatrium Limited (anteriormente Sembcorp Marine Ltd e renomeada como Seatrium Limited após sua combinação com a Keppel Offshore & Marine Limited) fornece soluções de engenharia inovadoras para as indústrias globais offshore, marítima e de energia. Com sede em Singapura, o Grupo tem mais de 60 anos de experiência em projeto e construção de plataformas, flutuadores e plataformas offshore e embarcações especializadas, bem como na reparação, modernização e conversão de diversos tipos de navios. Os principais segmentos de negócios do Grupo incluem Novas Construções e Conversões de Petróleo e Gás, Energias Renováveis e Novas Energias, Construção Naval Especializada e Reparos e Modernizações, com foco crescente em soluções sustentáveis para promover a transição energética global e a descarbonização marítima. Como um importante player global que oferece energias renováveis offshore, novas energias e energias offshore e soluções marítimas, a Seatrium está comprometida em fornecer altos padrões de segurança, qualidade e desempenho aos seus clientes, que incluem grandes empresas de energia, proprietários de navios e operadores, companhias de navegação e operadores de cruzeiros e ferry. Seatrium opera estaleiros e outras instalações em Singapura, Brasil, China, Indonésia, Japão, Filipinas, Noruega, Reino Unido e Estados Unidos.