O grupo alemão Hengst continua investindo forte em sua expansão mundial e acaba de adquirir uma participação na Artemis Control AG -—empresa Suíça que produz filtros usados na fabricação de semicondutores.
Com sede na cidade de Uster, a Artemis Control foi fundada em 2005 e oferece soluções tecnologicamente avançadas para aplicações críticas, como a fabricação de microeletrônica, semicondutores, óptica e proteção de bens artísticos e culturais. A companhia também conta com unidades na Alemanha (Artemis Control GmbH), Cingapura (Artemis Control Pte. Ltd.) e Taiwan (Artemis Control Co. Ltd.).
As novas aquisições vêm ajudando o Grupo Hengst a alcançar um expressivo crescimento nos últimos anos: faturamento de 650 milhões de euros em 2022; previsão de fechar 2023 com 750 milhões de euros; e a projeção de atingir faturamento anual de 1 bilhão de euros até 2028.
Antes da aquisição de parte da Artemis, o Grupo Hengst já havia adquirido 4 importantes empresas no mundo para reforçar sua atuação nas áreas de filtração industrial e hidráulica: a Nordic Air Filtration (2016), a Delbag (2018), o negócio de filtração hidráulica da Bosch Rexroth (2021) e, no Brasil, o Grupo Linter, que desde 1995 fornece ao mercado sul-americano soluções de filtragem para manter o ar limpo e melhorar a qualidade da água.
No Brasil, o Grupo Hengst conta com uma unidade há 23 anos. A Hengst Brasil fica em Joinville (SC), tem 11 mil m² de área construída (em um terreno de 186 mil m²) e possui também um escritório na cidade de São Paulo. No total, a empresa emprega atualmente no país cerca de 180 colaboradores entre diretos e indiretos, com produção anual de quase 300 mil módulos da filtragem para as principais montadoras de veículos. A produção OEM engloba sistemas filtrantes para combustível, módulos multifuncionais e sistemas de separação de gases de blow-by para diversos tipos de motores.
A unidade no Brasil também comercializa toda a linha de filtros de óleo, ar, ar de cabine e combustível para a frota brasileira no mercado de reposição (IAM), com uma produção anual de 1,5 milhão de filtros, sendo 120.000 de ar e 1.350.000 energéticos (óleo e combustível). Além de abastecer o mercado local, a empresa exporta para as Américas e Europa. Atualmente a Hengst Brasil também atua nos mercados de filtragem industrial e de proteção respiratória (healthcare), atendendo todo o mercado nacional.
Marco Antonio Bertolin, CEO da Hengst Brasil e também da Hengst na América Latina, está disponível para entrevistas sobre a expansão do Grupo Hengst no Brasil e no mundo.
Mais detalhes sobre parceria com a Artemis Control AG — Na parceria com a Artemis, o Grupo Hengst contribuirá com sua vasta experiência na filtragem de partículas. O know-how em adsorção, como em filtração por células de combustível, e um possível fornecimento de meios filtrantes para filtração de gases poluentes ajudarão as empresas a serem percebidas pelos clientes como fornecedores de serviços completos de soluções de filtração de ar para gases e partículas prejudiciais.
Vale lembrar que na produção de semicondutores e microeletrônica, há sempre altas exigências quanto à limpeza das salas de produção. Assim, os filtros de adsorção são necessários para limpar o ar quando, por exemplo, uma pastilha de silício estiver sendo processada (nessas ocasiões, costuma haver liberação de gases perigosos
Atualmente com 3.500 funcionários e unidades em 23 localidades, a Hengst Filtration fornece soluções inovadoras em filtragem e gerenciamento de fluidos para vários países do mundo. Os produtos da empresa contribuem com sistemas de filtragem tecnologicamente líderes nas áreas de engenharia vegetal e mecânica, mobilidade, filtragem industrial, hidráulica, ciência da vida e cuidados de saúde.