Yara Clean Ammonia, North Sea Container Line e Yara International colaboraram para construir o primeiro navio porta-contêineres do mundo movido a amônia limpa.
Batizada de Yara Eyde, a embarcação será a primeira a navegar na rota marítima livre de emissões entre a Noruega e a Alemanha.
—Yara Eyde será o primeiro navio porta-contêineres do mundo movido a amônia limpa e é uma colaboração intersetorial que permite reduções de emissões em grande escala antes das metas climáticas críticas para 2030— disse Svein Tore Holsether, presidente e CEO da Yara International.
A Yara International e a Yara Clean Ammonia promovem soluções de baixo carbono em indústrias difíceis de reduzir, bem como amônia limpa como combustível em embarcações com emissão zero, tanto novas quanto reformadas.
Yara Eyde viajará entre Oslo, Porsgrunn, Hamburgo e Bremerhaven e será adaptada para o corredor comercial entre a Noruega e a Alemanha.
De acordo com Yara, as empresas norueguesas poderão comercializar itens livres de emissões dentro e fora da Noruega a partir de 2026.
O fertilizante produzido em Porsgrunn será enviado sem emissões para a Alemanha, reduzindo as emissões de âmbito 3 com 11 mil toneladas de CO2 por ano.
— Vemos uma demanda crescente por parte dos proprietários de carga para reduzir as emissões. Yara Eyde oferece logística competitiva e livre de emissões aos proprietários de cargas — afirmou Bente Hetland, da North Sea Container Line.
—Com o nosso ADN industrial do nosso principal acionista Elkem, a North Sea Container Line está muito satisfeita por ver Birkeland e Eyde reunidos para facilitar uma nova revolução industrial. A parceria com a Yara se ajusta perfeitamente à nossa ambiciosa estratégia de emissões e estamos satisfeitos em ver o compromisso que a Yara demonstrou em reduzir as emissões—.
—Para ter sucesso na descarbonização do transporte marítimo, as tecnologias de baixas emissões devem ser levadas à escala comercial na próxima década. É imperativo que as transportadoras sejam incentivadas a escolher combustíveis com baixo teor de carbono—disse Magnus Krogh Ankarstrand, presidente da Yara Clean Ammonia.
—Este projeto único dá um grande passo em direção a cadeias de abastecimento com emissão zero para a Yara e demonstra que a amônia limpa será capaz de fornecer transporte marítimo econômico e ecologicamente correto. Yara Eyde demonstrará a maturidade da amônia como combustível marítimo—.
A Yara Clean Ammonia AS e a North Sea Container Line AS estão estabelecendo uma joint venture para realizar o Yara Eyde, enquanto o navio será operado pela NCL Oslofjord AS.
A empresa conjunta pretende ser a primeira operadora de linha do mundo a focar exclusivamente em navios porta-contêineres movidos a amônia. A Enova supostamente deu a Yara Eyde mais de NOK 40 milhões (US$ 3,7 milhões), e a assistência é crítica para a implementação do projeto.