As distribuidoras da Neoenergia nas áreas de concessão da Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte também foram contempladas pela segunda vez.
A Neoenergia foi reconhecida com o Selo Pró Ética edição 2022/2023 por seu comprometimento com medidas de integridade para prevenir e combater práticas de fraude e corrupção. Esta é a quinta vez consecutiva que a empresa é premiada. O selo é concedido pela Controladoria-Geral da União (CGU) às empresas engajadas na luta contra a corrupção, que se esforçam para ter programas de integridade efetivos. Nesta edição, além da Neoenergia, as distribuidoras Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE) e Neoenergia Cosern (RN) também foram reconhecidas.
O anúncio foi feito em um evento realizado em São Paulo, no dia 30 de novembro(quinta-feira), com a presença do ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Vinícius Marques de Carvalho, e do secretário de Integridade Privada da CGU, Marcelo Pontes Vianna. Representaram a Neoenergia na cerimônia o CEO Eduardo Capelastegui, e o superintendente de Compliance, Roberto Medeiros.
Para o CEO da Neoenergia, o reconhecimento reflete o compromisso da empresa com o tema. —A conquista do Selo Pró Ética reflete o compromisso contínuo da nossa empresa com a transparência, integridade e respeito mútuo em todas as nossas operações. Estamos honrados por esse reconhecimento e reafirmamos nosso compromisso em seguir esses princípios essenciais —afirma Capelastegui.
Compromisso e reconhecimento —Na edição 2022-2023 do Pró-Ética, 299 empresas se inscreveram no Programa, 254 conseguiram se habilitar para a fase de avaliação e apenas 84 foram aprovadas e reconhecidas como Empresa Pró-Ética.
O superintendente de Compliance da Neoenergia, Roberto Medeiros, destaca o esforço dos colaboradores para alcançar esse reconhecimento recente. —Receber o Selo Pró-Ética é o resultado do esforço coletivo de nossos times em manter altos padrões éticos. Esse reconhecimento fortalece nossa determinação em promover uma cultura corporativa baseada na integridade e conformidade, fundamentais para o nosso sucesso—.
A premiaçã — O Selo Pró-Ética é uma iniciativa da CGU que busca tornar o ambiente corporativo brasileiro mais íntegro, ético e transparente, especialmente nas relações com a Administração Pública. Além disso, visa conscientizar as empresas sobre seu papel no combate à corrupção e reconhecer as boas práticas de promoção da integridade e boa governança. As empresas inscritas, que atendem aos requisitos de admissibilidade, têm seus programas de integridade avaliados por uma equipe especializada.