orquestra-arabe

01/12/2023

Orquestra Árabe reúne 500 pessoas em Brasília

Espetáculo “Sons do mundo: Emirados Árabes Unidos e Brasil em sinfonia” teve músicos dos dois países e levou repertório erudito e popular ao público.

A Orquestra dos Emirados se apresentou (na imagem acima) pela primeira vez no Brasil no dia 23 de novembro (quinta-feira) em Brasília ao lado de músicos brasileiros com regência do maestro e compositor Ed Côrtes, que trouxe peças musicais exclusivas para o show, intitulado “Sons do mundo: Emirados Árabes e Unidos e Brasil em sinfonia”. De acordo com informações da embaixada dos Emirados Árabes Unidos em Brasília, 500 pessoas assistiram à apresentação no Teatro Poupex, entre público geral e diplomatas convidados.

Os músicos brasileiros tocaram e a soprano Fatima Al Hashimi interpretou em português composições de Chiquinha Gonzaga e Heitor Villa-Lobos. Côrtes conduziu sua inédita composição, “Natura”, em um evento também marcado por melodias que trouxeram à comunidade árabe de Brasília memórias da sua cultura em uma seleção musical que compreendeu composições eruditas e populares.

Em discurso na noite da apresentação, o embaixador dos Emirados Árabes em Brasília, Saleh Alsuwaidi, falou sobre a união cultural entre os dois países: —Essa iniciativa fortalece o nosso laço cultural com o Brasil e é uma forma de apresentarmos o som da música árabe para o povo brasileiro —disse.

A Orquestra dos Emirados é formada por 25 músicos jovens, a maioria deles dos Emirados. É organizada pelo Ministério da Cultura e Juventude dos Emirados Árabes Unidos para divulgar a cultura árabe, desenvolver talentos e incentivar o setor cultural e criativo dos países árabes. | ANBA