carregamento-veiculo-eletrico

01/12/2023

Metade dos shopping centers brasileiros oferece vagas para carregamento elétrico de automóveis, diz Abrasce

Dado consta de levantamento inédito sobre as práticas de ESG no setor; medida está alinhada a outras iniciativas em gestão de energia, de água e de resíduos.

Um total de 52% dos shopping centers brasileiros oferece a seus frequentadores carregadores elétricos para automóveis, iniciativa que apoia o uso de veículo com essa fonte energética e estimula a preservação ambiental. Além disso, a oferta de carregamento elétrico aumentou 4,3 vezes entre 2019 e 2022. Essas informações constam de estudo elaborado pela Associação Brasileira de Shopping Centers(Abrasce), que mapeou iniciativas em sustentabilidade e a agenda ESG no setor. Regionalmente, o Centro-Oeste lidera com o maior percentual de shoppings com carregadores elétricos para automóveis (77%), seguido pelo Sul (61%).

O levantamento da Abrasce também destaca outras ações relacionadas ao ESG nos shopping centers, como o uso de água, energia e iluminação, campanhas sociais com comunidades no entorno, atendimento das diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados, entre outros aspectos.

O Relatório de Sustentabilidade Abrasce 2023 pontua que, para enfrentamento e redução de emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa), outros indicadores são a compra de energia em mercado livre (em que 9 a cada dez shoppings recorrem à iniciativa), gestão de resíduos e demais iniciativas.

—Nos últimos anos se observa um movimento muito grande para que as pessoas tenham responsabilidade ambiental e alterem fontes de energia, e nesse contexto o emprego do veículo elétrico tem ganhado força. Os shopping centers, como grandes centros de conveniência para o consumidor, consideram essa como mais uma oportunidade de prestar serviço a seus frequentadores— disse o presidente da Abrasce, Glauco Humai.

O executivo salientou ainda outros aspectos do relatório da entidade, como o fato de 93% dos shoppings brasileiros contarem com bicicletários, além de iniciativas como captação de água das chuvas (25% dos empreendimentos), o uso de torneiras automáticas para economia de água e sustentabilidade (71% dos shoppings) e outras práticas sustentáveis.

Consolidação do ESG — O setor de shoppings no Brasil vem investindo cada vez mais em iniciativas ESG, abrangendo as diferentes frentes dos três pilares da sustentabilidade. E o Relatório de Sustentabilidade Abrasce 2023 contou com entrevistas feitas no período de março a junho deste ano, a partir de parceria entre a entidade e a ASAS – Agência de Soluções Ambientais e Sociais. O estudo tem o objetivo de mapear essas iniciativas, incentivar práticas sustentáveis e dar maior visibilidade às ações já realizadas pelos empreendimentos.

Os shopping centers têm ampla relevância econômica e social no país. O setor recebe a cada mês 443 milhões de visitas em seus 628 empreendimentos espalhados pelo país, tornando-se grandes plataformas de viver, sendo conhecidos como locais de compras, mas também de lazer, gastronomia e entretenimento.

—Para os shopping centers, adotar boas práticas ESG implica não apenas na redução do consumo de recursos naturais, mas também na melhoria da eficiência operacional, promoção da diversidade e inclusão, busca pela equidade e preocupação com as comunidades locais. São ações de longo prazo que vem transformando de forma contínua o setor em um agente ativo na construção de um futuro mais sustentável e consciente —complementou o executivo.

Relatório de Sustentabilidade Abrasce 2023 com alguns indicadores: https://sustentabilidade.abrasce.com.br