E incentiva a conexão genuína nas relações humanas em sua campanha de Natal. Com filme ao som de I’ll be there, de Jackson 5, marca apresenta “Seja Um Amor Presente” e convida consumidores a observarem o “ser e estar” em situações do cotidiano.
Na era do excesso de estímulos, a presença consciente está cada vez mais rara, e a “Intimidade Artificial” – fenômeno da falta de atenção às relações e aos momentos da rotina, tem implicado diretamente nas conexões humanas e habilidades socioemocionais. Recentemente, em uma palestra do South by Southwest (SXSW), a psicoterapeuta e professora da Universidade de Nova York, Esther Perel, explorou o fenômeno e o impacto das novas tecnologias na saúde mental do ser humano. Entendendo a importância das relações, da conexão e do amor, o Boticário criou a campanha de Natal “Seja Um Amor Presente”, para mostrar que nenhum presente é maior do que estar com quem se ama agora, inspirando e incentivando o diálogo sobre a presença ativa nos vínculos humanos.
Com conceito idealizado pela AlmapBBDO, o filme retrata, de forma metafórica, a presença e a ausência nas relações interpessoais, explorando os diversos estímulos que impactam a percepção e que geram o distanciamento entre pessoas queridas – a partir de diferentes formatos de relações afetivas, amorosas, familiares e até mesmo profissionais. No decorrer do vídeo, embalado pela trilha de “I’ll Be There”, de Jackson 5, existe a mudança de comportamento dos personagens, que passam a experimentar a presença genuína na rotina. O lançamento oficial, em TV aberta e em todas as redes do Boticário, acontece na segunda-feira (27), durante o intervalo da novela Terra e Paixão, veiculada na rede Globo. A estratégia de divulgação desenhada com o intuito de gerar conexões mais profundas e integradas à audiência contará com a participação dos personagens Anely (Tatá Werneck) e Cristian (Felipe Melquiades), em uma cena especial que converge a campanha e a trama.
Segundo Bruna Buás, diretora de Comunicação do Boticário, o sentimento de ausência, mesmo estando fisicamente presente, é uma das grandes tensões da sociedade atual. E, nesse contexto, o Natal tem o poder de gerar reflexão sobre o tema e promover mudanças. “Há quem diga que espera o ano inteiro pela nossa campanha de Natal. A gente entende a responsabilidade que existe em representarmos uma das maiores varejistas do país. Para honrar toda árvore no Brasil com uma sacolinha do Boticário para presentear alguém querido, buscamos sempre um tom muito emocional para gerar identificação e conversa na maior data do nosso calendário. Entendemos que somos agentes não apenas da conscientização, mas também do debate e da mudança de comportamento. Por isso, escolhemos provocar uma reflexão sobre como o melhor presente que podemos dar a alguém neste Natal é estarmos ali, no momento, com a mente e o coração, sem distrações, sem divisão de atenção e criando boas memórias”, propõe a executiva.
Para os diretores executivos da AlmapBBDO, Rafael Gil e Rodrigo Almeida, a presença ausente tem afetado, cada vez mais, as relações humanas. “Estamos fisicamente próximos, mas emocionalmente distantes. E não existe momento do ano mais apropriado para tocarmos no assunto do que o Natal, a época em que todo mundo quer estar pertinho, de verdade, de quem ama”, comentam.
Em amplificação e sustentação do assunto, com uma estratégia de comunicação 360° robusta, o Boticário criou ativações em seus perfis nas redes sociais que provocam o público à reflexão sobre o tema. Em desdobramento regionalizado, as iniciativas cobrem cerca de 20 cidades de todo o Brasil e conectam ao espalhar a mensagem residual do amor presente, com apresentações culturais, rodas gigantes, árvores de Natal, ambientação de ruas e espaços públicos, além de ações volantes.
Já nas três lojas-conceito da marca, localizadas em São Paulo e Curitiba, além de diversas experiências exclusivas pensadas para o período, os consumidores também poderão adentrar em toda a magia do Natal, com uma decoração especial desenvolvida com a arte Doodle – gravuras que trazem infinitas possibilidades de padrões e formatos, exaltando as diferenças e imperfeições de histórias, pessoas e situações, assinada pelo artista Mauro Martins.
Pré-estreia do Natal Boticário — A campanha 3600, criada e executada pela AlmapBBDO e pela LIVE, vertical de projetos de Live Marketing da agência, contou ainda com evento de lançamento. Numa estreia inédita, um momento especial para convidados tomou o céu da cidade de São Paulo – em frente ao Obelisco do Parque Ibirapuera, no último domingo (26). Um show de 350 drones formou mensagens-chaves da ação em um QR Code – o primeiro projetado dessa forma, direcionando o público para o filme da campanha. Além disso, a noite foi marcada pela participação de um coral, que apresentou as canções “Por Enquanto”, de Cássia Eller, “Tempo Perdido”, da Legião Urbana, além do tema da campanha “I’ll be there”.| Filme: https://shre.ink/TDhW
Natal 2023 | Anunciante: O Boticário | Agência: AlmapBBD | Título: Abduzidos | Presidente e CEO: Filipe Bartholomeu
CCO: Luiz Sanches e Pernil | Diretores Executivos de Criação: Rafael Gil e Rodrigo Almeida | Criação (campanha): Rynaldo Gondim, Aline Fucs, Felipe Paganoti, Igor Pontes | Produção Audiovisual: Diego Villas Boas, Juliana Henriques e Aline Silva | Atendimento: Camilla Massari, Daniela Teixeira, Andressa Duo, Bruna de Andrade Defelippe, Amanda Lopes Moutinho | Monique Costa, Nataly Barros, Pedro Miranda e Gustavo Souza | Planejamento: Rita Almeida, Tiago Tateyama, Daniela Ferrari, Samy Martins e João Calasans | Mídia: Rafaela Alves, Luana Gallizzi, Suellen Kiss, Vitória Soares, Camila Lopes, Patrick Novais, Leticia dos Anjos e Erick Ramos | Art Buyer: Tereza Setti | Produção Executiva: Soraya Amaral – SD (MGMT) | Fotógrafo: Gustavo Zylbersztajn | Stylist: Thiago Ferraz | Beleza: Patrick Guisso | Locação: In Locco | Packs: Big Studiios.
Imagem.: Produtora: Iconoclast | Direção: Ian Ruschel | Managing Director: Pity Lieutaud | Produção Executiva: Alonso Sperb, Ana Monte, Francesco Civita e Henrique Danieletto | Assistente de Produção Executiva: Luja Casaro | Coordenação de Produção: André Bauer e Marina Blum | Assistente de Coordenação de Produção: Carol Latorre, Carolina Loureiro e Vinicius Gaspar | Produção Criativa: Luja Casaro | Pesquisa Criativa: Guilherme Dellavalle, Lilian Santos, Marcela Bordin, Nathalia Schultz e Priscila Kubo | 1º Assistente de Direção: Patricia Jaeger | 2º Assistente de Direção: Fernanda Duarte e Giulia Levy Costa | Direção de Fotografia – 1ª Unidade: Maurício Padilha | 1º Assistente de Câmera – 1ª Unidade: Alessandro Valese | 2º Assistente de Câmera – 1ª Unidade: Parvati Louize de Caetano Almeida | Video Assist – 1ª Unidade: Dario Valese Alonso | GMA: Diego Valenzuela | Drone: Renato Monteiro Passarelli, Luiz Roberto Pereira Albertin e Caio da Silva Viana | Direção de Fotografia – 2ª Unidade: Fernando Siqueira Kunrath | 1º Assistente de Câmera – 2ª Unidade: André de Oliveira Alves | 2º Assistente de Câmera – 2ª Unidade: Ricardo Angel Lima Pineiro | Video Assist – 2ª Unidade: Raquel Balbino Gonçalves de Oliveira | Eletricista: Denis Magalhães Peres | 1 os Assistentes de Eletricista: Milton dos Santos Júnior e Miguel Gomes Cardoso Júnior | 2 os Assistentes de Eletricista: Cleiton Fernandes, Denis Fabri, Junior Roberto Gonçalves, Ivan Fodor, Rone Soares da Silva, João Ferreira de Oliveira Neto, José Domingos dos Santos, Jefferson Ferreira da Silva e Raimundo Silva de Jesus | Maquinista: Weber Jose da Silva Cunha | 1os Assistentes de Maquinista: Rui Mauriti Nunes Araújo, Alexandre Ferreira Barnete e Rodrigo Iamamoto Campos | 2 os Assistentes de Maquinista: Pedro Luís Ferreira de Oliveira, Bruno Pizzo Scatena, Thiago Ferreira de Carvalho Fidalgo, Rodolfo Amaro da Silva, Nevisson Ribeiro Passos, Luis Marcell Dhyonis de Souza Bento e David Junior da Silva | Ajudantes de Maquinista: Ademir Fernandes de Barros Filho, William de Jesus Santos Azevedo, Davi Correia Santos e Karolayne Zangirolani Saturnino | Direção de Arte: Martino Piccinini | Assistência de Direção de Arte: Luisa Burmann | Produtor de Arte: Carlos Massuia Neto | Produtora de Objetos: Ana Paula Cordeiro Braga | Assistente de Objetos: Juliana Chinaglia Bonito | Contrarregras: Rafael Tortorelli Canal, Júlio César de Miranda e Rodrigo Neves da Silva | Produtora de Figurino: Elizabeth Magalhães | Assistentes de Figurino: Gilson Virginio de Oliveira Junior, Bruno Gustavo Souza Correia, Agatha Barbosa de Lima | Maquiadora: Fabiana Mizukami | Assistentes de Maquiadora: Victor Ewerton Marques Silva, Elisani da Silva Sousa, Nathalie Moreno Dutra e Sarah Campos de Lima Carvalho | Manicure: Miriam Antonia Vieira | Produtor de Elenco: Giovanna Rouvier| Assistentes de Elenco: Gabriel Rouvier, Thiago Santos Dias e Rodrigo Freire Ribeiro | Direção de Produção: Reinaldo Faria Ancieto Júnior | Produtores: Ronder William e Patrícia Kojima | Assistente de Produção: Erlon Sousa dos Santos | Produtor de Locação: Tatiana Setton Verea | Assistente de Locação: Beatriz Piffer, Lucas de Freitas Silva e Luciana Negri de Carvalho | Assistentes de Set: Rodrigo Dias, João Batista da Cruz, Jesse Nunes, Carlos Andre Alves de Jesus, Carlos Rogério da Cunha, Levy Martins, Pedro da Silva Barros Meireles, Marcio Garcia Leal, John Lennon Alexandre da Silva, Adjacir Soares de Oliveira, Alessandro Santos da Silva, Augusto Nascimento Gonçalves, Fabio Carlos da Silva Braga, Gabriel Dornelles da Silva, Gustavo Soares Aranega Neto, Welington James Gitirana, Antônio Rogério Andrade Costa, João Gabriel Soares Maciel, Henrique Ballastreri Marinho, Anderson Ferreira Batista, Jefferson da Silva Ataides Soares e Charles Sorocaba Basilio | Coordenação de Pós-produção: Priscila Paduano e Tutu Mesquisa | Assistência de Coordenação de Produção: Letícia Harum| Montador: Robi Bonoldi | Assistente de Montagem: Giancarlo Noll | Finalizador: Georges Sakamoto | Color: Marla Color Grading e Fernando Lui | Direção de Arte/Motion: Lucas Carvalho | Assistentes de Motion Designer: Gabriel Amorim e Vinicius Gaspar | Pós-produtora/CGI: Nash VFX | Supervisor de CGI: Cirilo Bonazzi | Producer CGI: Flávia Gannam | Assistente de Ilha/Central: Phillipe Cunha | Advogada: Ellen Mesquita, Monica Figueiredo | Controladoria: Rafael Neder, Beatriz Soares, Fabiana Baptista, Lucas Pereira, Fabio Oliveira, Everson Martins e Viviane Isabelle | Áudio: Produtora de som: Raw Audio | Produção Musical: Fernando Forni, Ricardo Pinda e Rogerinho Pereira | Direção Musical: Hilton Raw | Sound Design e Mixagem: Enrico Maccio e Philip Braunstein | Atendimento: Carol Peternelli | Coordenação: Robério Barbosa | Locução: Maristane Dresh | Aprovação: Renata Gomide, Marcela De Masi e Bruna Buas Pazos.