vast-sustentavel

25/11/2023

Vast fica entre 3 melhores do Prêmio Antaq 2023 na categoria Desempenho Ambiental

Empresa apresentou 3º melhor IDA entre os Terminais de Uso Privado com base no ciclo de avaliação de 2022.

A Vast Infraestrutura conquistou o 3º lugar no Prêmio Antaq 2023 na categoria “Maior Índice de Desempenho Ambiental (IDA)” entre os Terminais de Uso Privado (TUPs), com base no ciclo de avaliação de 2022. O anúncio foi feito pela agência reguladora no dia 23 de novembro (quinta-feira), em cerimônia realizada no Porto de Santos (SP).

O IDA é o principal instrumento independente de acompanhamento e controle de gestão ambiental em instalações portuárias brasileiras. O Índice é composto por 38 indicadores estabelecidos a partir de literatura técnica especializada, legislação ambiental aplicável e boas práticas observadas no setor portuário mundial. Em 2022, a Vast ficou na 12ª posição.

—Esse reconhecimento da Antaq é reflexo da nossa Jornada de Sustentabilidade, pela qual buscamos ser referência em sustentabilidade e melhores práticas em nosso segmento— destaca Victor Bomfim, CEO da Vast. Entre as iniciativas adotadas pela companhia nos últimos anos está o lançamento do Plano Estratégico de Descarbonização, uma iniciativa voluntária que prevê uma série de ações para reduzir a emissão de gases de efeito estufa (GEE) até 2030.

A empresa já obteve importantes progressos na gestão com foco em sustentabilidade, como melhorias no Inventário de Emissões de GEE, com o qual conquistou o Selo Ouro do Programa GHG Protocol em 2022. Além disso, a Vast adotou guindastes e passadiços elétricos, novos rebocadores sustentáveis, substituiu geradores a diesel por conexão ao grid e instalou painéis fotovoltaicos.

Desde o início de suas atividades, em 2016, a companhia também executa 100% das operações com o uso de balanço de vapor, o que possibilita o controle de mais de 90% das emissões de GEE associadas às emissões fugitivas de vapores de petróleo.

Destaque nacional na movimentação e exportação de óleo cru —Além da gestão ambiental, a Vast também foi destaque no último balanço do Estatístico Aquaviário 2023 da Antaq, divulgado neste mês, que apresentou dados dos mercados de movimentação e exportação de óleo cru de janeiro a setembro deste ano.

Em comparação ao mesmo período de 2022, a Vast conquistou o primeiro lugar dentre os terminais que aumentaram sua exportação de petróleo. Ao todo, de janeiro a setembro de 2023, a empresa exportou 21,76 milhões de toneladas de petróleo, o que representa um crescimento de 44,1% em relação ao volume exportado no mesmo período em 2022 e um market share de 44%.

Já em relação ao mercado de movimentação de óleo cru, a Vast ficou em segundo lugar. Neste ano, entre janeiro e setembro, a empresa movimentou um total de 43,2 milhões de toneladas, um crescimento de 42,7% em relação a 2022.