Premiação reconhece o compromisso da empresa com as comunidades do entorno do Complexo Eólico Ventos de Santa Eugênia, localizado na Bahia.
A Statkraft, líder em energia hidrelétrica internacionalmente e a maior geradora de energia renovável da Europa, foi uma das vencedoras do ESG Summit Brazil 2023, prêmio que reconhece e premia organizações empresariais e líderes que demonstraram excelência nas áreas: Ambiental, Social e Governança (ESG). A companhia foi destaque na categoria Social pelo Programa Ventos da Gente, que foi pensado em parceria com as comunidades de Uibaí e Ibipeba, municípios do interior da Bahia. Na região, a empresa está finalizando a construção do Complexo Eólico Ventos de Santa Eugênia, considerado o maior projeto de energia eólica da empresa fora da Europa.
Segundo Aline Ohira, Gerente de Sustentabilidade da Statkraft, o prêmio foi recebido com muito orgulho pelo reconhecimento do trabalho realizado para potencializar o impacto positivo da empresa junto às comunidades do entorno. “Construímos um relacionamento positivo e de longo prazo no qual todos crescemos juntos”, destaca.
A cerimônia de premiação aconteceu no dia 22 de novembro (quarta-feira), em Florianópolis (SC).
Ventos da Gente — O programa, iniciado em julho de 2021, é baseado em um diagnóstico socioeconômico para mapeamento de potencialidades e oportunidades de melhoria, feito em parceria com as comunidades do entorno. A partir das respostas obtidas e da identificação das necessidades locais, a Statkraft e a consultoria parceira Transforma Aí estruturaram os projetos Desenvolvimento Socioambiental, Desenvolvimento Educacional e Desenvolvimento Econômico e Organizacional, que contribuíram significativamente para a geração de renda de grupos produtivos diversos, para educação pública local, e para produção e comercialização de orgânicos.
Em 2023, o programa, que atendeu quase 1.200 beneficiários, registrou números expressivos, chegando a 98% de satisfação dos beneficiários do projeto educacional, que atendeu 97% das escolas públicas municipais e contou com 232 práticas e saberes locais levantados.
No projeto socioambiental, houve o registro de 85% de aumento da produção dos diferentes grupos participantes, além de 60% de melhoria da qualidade de vida e 2,4 vezes mais conhecimento sobre elaboração de projetos e captação de recursos.
Já no projeto econômico e organizacional, os números de destaques foram o crescimento da renda bruta dos beneficiários em até 87% e a percepção das questões ambientais chegou a 100% da população atendida.
Complexo Eólico Ventos de Santa Eugênia — Na sua reta final da construção, o Complexo terá uma produção de energia renovável de 2.300 Gigawatt-hora (GWh) por ano, o suficiente para abastecer 1,17 milhão de residências brasileiras. Com área abrangente de 489,18 hectares, o Complexo contará com 14 parques eólicos, totalizando 91 aerogeradores de 5,7 megawatts de potência cada e capacidade instalada de 518,7 MW, tendo gerado, ao longo da sua construção, quase 2 mil empregos diretos e indiretos. Apesar de ainda estar no fim da obra, o complexo já começou a operar comercialmente dois parques eólicos (VSE 2 e VSE 7), após aprovação da Aneel, agência reguladora, no fim de 2022.
Recentemente, a empresa anunciou a compra da Enerfín, subsidiária renovável da espanhola Elecnor. Com a operação, que inclui nove parques eólicos localizados no Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte, a Statkraft tornou-se uma das maiores produtoras de energia eólica do Brasil. Com a inclusão dos novos parques no portfólio brasileiro, a empresa chega a 2GW, considerando as aquisições anunciadas, projetos em construção e empreendimentos em operação.
Compromisso com o Pacto Global e os ODS da ONU — A Statkraft é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU).
As iniciativas do programa Ventos da Gente contribuem diretamente para os ODS 04 – Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, e ODS 11 – Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis no Projeto de Desenvolvimento Educacional; ODS 2 – Acabar com a fome e promover a agricultura sustentável, e a ODS 8 – Promover o crescimento econômico, emprego produtivo e trabalho decente, no Projeto de Desenvolvimento Econômico e Organizacional.
O Projeto de Desenvolvimento Socioambiental fortalece o ODS 1 – Acabar com a pobreza em todas as suas formas e o ODS 10 — Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.
Com o propósito de fornecer energia limpa, agindo com respeito às pessoas e ao meio ambiente, a proposta do Pacto Global da ONU corrobora com os objetivos de negócio da empresa, assim como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030, que são incorporados aos projetos da Statkraft pelo mundo e no Brasil.
Statkraft — A Statkraft tem como visão renovar a energia que impulsiona o mundo. O grupo produz energia hidrelétrica, energia eólica, energia solar, energia a gás e fornece aquecimento urbano. A Statkraft é uma empresa global em operações no mercado de energia com 5.700 funcionários em 21 países. No Brasil, o grupo alcançou a marca de 2GW considerando as aquisições anunciadas, projetos em construção e empreendimentos em operação.
Entendendo a urgência climática e a sinergia do nosso negócio para a garantia do futuro das próximas gerações, temos o compromisso de gerar energia limpa e neutralizar nossas emissões e até 2040 e net zero até 2050.
Somos signatários do Pacto Global e somamos esforços com todo o setor empresarial em prol dos direitos universais nas temáticas de Direitos Humanos, Trabalho, Combate à Corrupção e Meio Ambiente. Investimos em projetos sociais nas comunidades onde atuamos, promovendo ações voltadas para o fortalecimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável com impacto social transformador. Dessa forma, crescemos juntos e fazemos a diferença.