Empresa de inteligência de dados oferece dashboard para a gestão otimizada das categorias de peso variável, que correspondem a 32% do que é comercializado em supermercados e atacarejos.
A Scanntech, líder em inteligência de dados para o varejo, lança um dashboard pioneiro voltado para a gestão de produtos de peso variável. Esta inovação, disponível para os clientes tanto do varejo quanto da indústria, surge como resposta aos desafios enfrentados pelo setor. Os produtos pesáveis são, na sua maioria, produtos frescos que geram maior frequência de visitação em loja, por isso são categorias fundamentais para a estratégia de um varejista de fidelizar seus shoppers e consequentemente melhorar suas vendas.
Aproximadamente 45% do total do faturamento do varejo alimentar analisado pela Scanntech vem de produtos perecíveis. Deste total, cerca de 70% é proveniente da venda de produtos a peso – produtos comercializados a granel ou fracionados no local. Isso quer dizer que aproximadamente 32% de tudo que é comercializado no varejo alimentar são produtos de peso variável, ou seja, categorias como frutas, legumes, verduras, bovinos, suínos, aves, peixes, embutidos, queijos, padaria, comida pronta, etc.
—”Identificamos uma oportunidade única no varejo ao perceber a relevância dos produtos de peso variável e a necessidade de compreender melhor as dinâmicas de mercado destas categorias. Nosso foco é otimizar a gestão de mix, preço, organização de loja e fortalecer a negociação, trazendo benefícios significativos para os varejistas e para as indústrias —explica Thomaz Machado, CEO da Scanntech.
A plataforma, desenvolvida por um time multidisciplinar incluindo especialistas no varejo, utiliza algoritmos de inteligência artificial para agrupar mais de 2 milhões de descrições, proporcionando insights valiosos. “Essa ferramenta representa um marco no varejo brasileiro, possibilitando uma economia significativa e uma gestão mais eficaz da cadeia produtiva”, complementa Thomaz.
A Scanntech iniciou esse projeto desafiador, buscando oferecer às indústrias e ao varejo a possibilidade de gerir e analisar as categorias de peso variável da mesma forma como tem conseguido fazer com itens comercializados com códigos de barras provenientes da indústria, os EANS. Para isso, a Scanntech precisou superar o desafio dos códigos internos, não universais, próprios de cada rede e que precisam ser identificados e combinados pelo descritivo utilizado no cadastro do varejista. A primeira rede a ter acesso a esses dados foi o GPA, que participou da construção do projeto.
Hoje a Scanntech já tem a informação do tamanho do mercado de banana, batata, presunto, mortadela, linguiça, e outras 50 subcategorias de pesáveis. Trata-se de um marco histórico no varejo brasileiro, já que estamos falando de um ponto de partida para uma melhor gestão de toda a cadeia produtiva desses produtos, evitando o desperdício de alimentos e permitindo à indústria e varejo oportunidades de adoção de estratégias mais dinâmicas e atraentes para o consumidor.
Scanntech — Originária do Uruguai, a Scanntech chegou no Brasil em 2013 e cresceu rapidamente, sendo usada por oito em cada dez Top varejistas e por mais de 180 das maiores indústrias. Revolucionando o modo de se usar informações de mercado, a companhia desenvolveu uma plataforma de inteligência granular, ágil e acionável, que permite a identificação das maiores oportunidades, alavancando os resultados do varejo e da indústria e dos distribuidores e aproximando os parceiros comerciais. Ao todo, analisa dados, ticket a ticket, de R$ 680 bilhões do varejo alimentício brasileiro por meio de uma base robusta e granular de mais de 40 mil PDVs automaticamente, sem manipulação humana, para oferta de insights.