A instituição, que contempla os hospitais Samaritano Barra e Vitória, acaba de ser acreditada por uma das mais conceituadas chancelas da área em todo o mundo, baseada no modelo de avaliação de serviços de saúde da “Accreditation Canada”, aplicada em mais de 40 países
Elevar continuamente o padrão de qualidade hospitalar e de segurança do paciente, junto a rigorosos protocolos de excelência técnica: esse foi o objetivo do Complexo Americas ao se submeter ao processo de acreditação Qmentum, um dos mais importante do mundo. A Instituição acaba de receber dois importantes selos da certificação internacional: o Stroke, exclusivo para o atendimento ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), com um modelo global e assertivo para esse cuidado, e o da Diamond, que norteia as ações em métricas internacionais de segurança e qualidade assistencial.
Mônica Barros, diretora-executiva da unidade, diz que houve uma verdadeira união de esforços de todos os times para que a conquista fosse possível. —A visão de sermos uma instituição de altíssimo nível nos impulsionou na busca por uma chancela que diz muito sobre os altos padrões técnicos do cuidado prestado em nossos dois hospitais. Esse é o caminho para outras conquistas como essa, baseadas na busca constante de colocarmos os pacientes e seus familiares no centro do cuidado e de todas as nossas ações —diz.
Roberto Manara, diretor de Práticas Médicas da rede Americas, explica que a certificação não fica restrita somente ao padrão técnico, mas ao da otimização de todas as frentes de uma operação complexa como a de unidades hospitalares. — Trata-se de uma revisão e aprimoramento de todas as etapas que envolvem a jornada dos pacientes junto a métricas internacionais norteadoras de todos os processos. Hoje, os pacientes que utilizam os serviços podem ter ainda mais confiança no cuidado que vão receber tanto do Samaritano Barra, quanto no Vitória —pondera.
A cerimônia de entrega oficial foi realizada na última quarta-feira, nas instalações do complexo Americas, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. A QGA- Quality Global Alliance é cocriadora da maior e mais inovadora Aliança Global para o desenvolvimento e a implementação de padrões mundiais de excelência em saúde com foco na pessoa. Os padrões da avaliação são da Health Standarts Organization (HSO) e sua metodologia internacional Qmentum, nascida no Canadá pela Accreditation e desenvolvida por meio de um processo rigoroso com contribuição de especialistas, clientes e prestadores de serviço de saúde.
A rede Americas — Referência no atendimento de alta complexidade e qualidade, a rede Americas, do UnitedHealth Group Brasil, está presente em cinco estados brasileiros – São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e no Distrito Federal. Atualmente, a rede conta com total de 12 hospitais, 28 centros médicos e clínicas especializadas,sete centros de excelência, mais de 60 especialidades, além de mais de 1.8 mil leitos. | www.americasmed.com.br