navio-antonie

17/11/2023

Antonie” é o 1º navio de navegação interior movido a hidrogênio do mundo

Recém-construído pela Concordia Damen.

Lenten Scheepvaart (Holanda) entrará para a história como proprietário da primeira barcaça de navegação interior movida a hidrogénio do mundo. Com isso, a transportadora estabelece um novo padrão. Um passo importante rumo ao transporte com emissões zero nas vias navegáveis interiores holandesas. O navio de carga elétrico a hidrogênio ‘Antonie’ (WEVA) foi realizado pela Concordia Damen. No dia 23 de outubro foram realizados os testes técnicos de mar, durante os quais o navio foi inspecionado pelo Lloyd’s Register e recebeu um certificado provisório para entrada em serviço.

Bart van Driel, gerente de projetos da Concordia Damen, estava lá. Com os contentores de hidrogênio, previstos para chegar até ao final deste ano, ainda não instalados a bordo, toda a atenção poderia ser dada aos testes do avançado sistema de propulsão diesel-elétrico.

— A célula de combustível servirá em breve como fornecedora de energia para as baterias após a instalação do painel de distribuição e a colocação dos recipientes de hidrogênio. A própria célula de combustível, que converte hidrogênio em eletricidade, já foi instalada a bordo Uma vez entregue o painel de distribuição, basta dimensionar e fabricar as peças finais da tubulação e ajustar a própria instalação da célula a combustível. O gerador a diesel não será mais utilizado e o Antonie navegará totalmente livre de emissões— disse van Driel.

Pieter Baggerman, arquiteto naval da Concordia Damen e intimamente envolvido no projeto inovador do navio: —Estamos ansiosos para que o Antonie seja capaz de navegar suas primeiras milhas totalmente livres de emissões antes do final do ano—.

Cadeia circular completa — O navio de carga seca transportará sal para a Nobian, líder europeia na produção de produtos químicos essenciais para diversas indústrias. Durante anos, Lenten Scheepvaart transportou sal de Delfzijl para a fábrica Nobian em Botlek. A empresa transforma esse sal em cloro-álcali, entre outras coisas, tendo o hidrogênio como produto residual. O hidrogênio produzido no processo de produção de cloro e álcalis constituirá em breve o combustível limpo para o Antonie. Um exemplo clássico de uma cadeia circular. Com três contentores de hidrogênio a bordo, Antonie terá em breve energia suficiente disponível para um transporte totalmente sem emissões entre Delfzijl-Roterdão-Delfzijl. Uma estação de abastecimento de hidrogênio foi agora construída em Delfzijl com um subsídio.

Embarcações de navegação interior sustentáveis — A Concordia Damen construiu um portfólio considerável quando se trata de construção de embarcações navegáveis interiores sustentáveis. Vários prémios marítimos atribuídos a eles e aos seus clientes atestam a vontade de continuar a inovar e a ultrapassar os limites do que é possível.

O projeto WEVA é um esforço conjunto da Concordia Damen Shipbuilding em colaboração com CCM3, Nedstack Fuel Cell Technology, Nobian, Energy TransStore, NRPC e o cliente Lenten Scheepvaart, entre outros. A sua realização foi possível em parte graças a uma subvenção do Ministério Holandês das Infraestruturas e da Gestão da Água.

Atualização: visita real — No dia 14 de novembro (terça-feira), Sua Majestade o Rei visitou o Antonie em Duisburg. O Rei planeou esta visita como parte de uma missão informativa e econômica sobre hidrogénio à Alemanha e foi informado sobre/por organizações relacionadas com o hidrogênio na Renânia do Norte-Vestefália e na rede RH2INE, entre outras coisas.

Concordia Damen — O principal negócio da Concordia Damen é projetar e construir embarcações interiores com um perfil inovador e econômico, principalmente para clientes na Europa Ocidental e na América do Sul. Uma gestão prática permite-nos construir navios com sucesso em todo o mundo, por exemplo: Canadá, Bélgica, Dinamarca, França, Alemanha, Holanda e Paraguai. Além da construção naval, somos um corretor naval conceituado e administramos uma frota de embarcações de navegação interior. Desde a fundação da empresa, a Concordia Damen entregou mais de 250 navios com especificações diferentes a armadores na Holanda e em todo o mundo. Alta qualidade, inovação e construção naval eficiente são a marca registrada da Concordia Damen. Vemos as mudanças chegando, entendemos o que elas significam e podemos assim processá-las de forma rápida e eficaz em nossos serviços.