O Magazine Luiza reportou lucro líquido de R$ 331,2 milhões no terceiro trimestre de 2023, revertendo prejuízo de R$ 190,9 milhões no trimestre anterior. As vendas totais do Magalu atingiram R$15 bilhões no terceiro trimestre de 2023, crescendo 5% em relação ao terceiro trimestre de 2022. Nos últimos quatro anos, o crescimento médio anual foi de 21%. O e-commerce atingiu R$11 bilhões em vendas no trimestre, aumentando 6% no terceiro trimestre de 2023, enquanto o mercado online brasileiro teve uma queda de 7% no mesmo período (Neotrust). O crescimento médio anual do e-commerce do Magalu foi de 35% nos últimos quatro anos.
As vendas do marketplace totalizaram mais de R$4 bilhões no terceiro trimestre de 2023, um expressivo crescimento de 25% comparado ao mesmo período do ano anterior. Nos últimos quatro anos, o marketplace do Magalu apresentou um crescimento médio anual de 51%. —Além de registrar um aumento nas vendas, conseguimos elevar significativamente a rentabilidade de nosso marketplace—disse. As receitas provenientes dos serviços do marketplace cresceram 44%.
A margem bruta atingiu 30,4% no terceiro trimestre de 2023, a maior dos últimos seis anos. Isso representou um crescimento de 2,9 p.p. em comparação com o mesmo período do ano anterior e um aumento de 0,9 p.p. em relação ao segundo trimestre deste ano. Continuando com a estratégia de repasse do DIFAL e com foco em para melhorar a rentabilidade do 1P, a margem de produtos aumentou 1,0 p.p. em comparação com o ano anterior. Além disso, a receita de serviços contribuiu com 1,9 p.p. para a margem bruta total.
O marketplace do Magalu alcançou a marca de 323 mil sellers e possui um catálogo com mais de 114 milhões de ofertas disponíveis para venda. Entre esses sellers, mais de 200 mil são empreendedores pequenos ou médios que se cadastraram na plataforma por meio do programa Parceiro Magalu, impulsionados pela presença das lojas físicas e pela Caravana Magalu.
O Magalu Entregas é responsável pela entrega de mais de 80% dos pedidos do marketplace, com 51% dessas entregas sendo realizadas em até 48 horas. Os clientes podem optar por receber as encomendas em casa ou retirá-las em uma das mais de mil lojas físicas habilitadas do Magalu. Atualmente, 23% dos pedidos do marketplace são retirados nas lojas físicas, comparados com os 18% do mesmo período do ano passado. Atualmente, mais de 14% dos pedidos do 3P estão sendo entregues usando o nosso Fulfillment. Mais de 2.400 sellers estão usufruindo dos benefícios da escala e eficiência do modelo 1P e lojas físicas ao utilizar os 8 centros de distribuição habilitados para esse serviço. Ao optar pelo serviço Fulfillment para armazenar produtos, o custo médio de entrega cai em 25%, resultando em um aumento direto de 25% na taxa média de conversão de vendas.
Nas lojas físicas, as vendas foram de R$4 bilhões no trimestre, crescendo 2% comparado ao terceiro trimestre de 2022. No MagaluAds, a receita vinda da plataforma de produtos patrocinados no terceiro trimestre de 2023 triplicou em relação ao terceiro trimestre do ano passado. Nesse trimestre, o serviço passou a ser oferecido também na plataforma da Netshoes, dando o primeiro passo para a expansão do MagaluAds para o Ecossistema Magalu. O Magalu encerrou o trimestre com uma posição de caixa total de R$ 8 bilhões, mantendo a mesma posição de caixa total de jun/23. A geração de caixa operacional de R$327 milhões no trimestre. A Fintech do Magalu cresceu 11% no trimestre, atingindo R$25 bilhões em TPV. Um dos destaques foi o crescimento de 30% no volume de pagamentos para sellers e nas contas digitais MagaluPay. Em cartão de crédito, o faturamento atingiu mais de R$14 bilhões no terceiro trimestre de 2023 sãosete milhões cartões de crédito emitidos e R$20 bilhões em carteira de crédito. Destaque para a redução nas taxas de inadimplência: redução de 0,2 p.p. na de curto prazo e 0,4 p.p. na de longo prazo comparadas com as de terceiro trimestre de 2023.