E lucro líquido contábil de R$ 83,7 milhões. Empresa voltou a fazer campanhas de marketing na TV aberta, o que não acontecia desde 2015.
A Bombril alcançou no terceiro trimestre de 2023 Ebitda de R$ 70,2 milhões, com alta de 12,1% em relação a igual intervalo de 2022. No período, a margem Ebitda avançou +2,6 pontos percentuais (p.p.) para 18,8%. Com esse resultado, o Ebitda da companhia acumulado em nove meses deste ano somou R$ 188,8 milhões (+64%), frente ao Ebitda de R$115,1 milhões dos primeiros nove meses de 2022. Ressaltamos que o Ebitda dos nove meses de 2023 é quase o mesmo dos 12 meses de 2022 (R$ 189,7 milhões). No período, a margem Ebitda passou de 10,8% para 17,6%, um salto de 6,8 p.p.
Os números mostram a contínua melhoria da lucratividade da Bombril, que nos últimos trimestres vem aprimorando a gestão de seu portfólio, reposicionando marcas e preços de produtos; e, também reduziu custos e despesas. O foco da Companhia é o crescimento sustentável, com preservação da rentabilidade.
A Bombril registrou lucro líquido contábil pelo sexto trimestre consecutivo: no terceiro trimestre, o resultado foi de R$ 45,2 milhões, com uma margem líquida contábil de 12,1%. Em nove meses de 2023, o lucro líquido contábil acumulado é de R$ 83,7 milhões, revertendo um prejuízo de R$1 milhão no mesmo período de 2022. No terceiro trimestre, a Bombril deu mais um passo importante para a retomada da comunicação com seu consumidor: a empresa voltou a fazer campanhas de marketing na TV aberta, o que não acontecia desde 2015. A ação de merchandising, que envolveu a linha de produtos para roupas Mon Bijou, ocorreu no programa “Mais Você”, de Ana Maria Braga, na Rede Globo, e trouxe retornos acima do esperado.
Uma campanha publicitária divulgou o relançamento da linha Mon Bijou (que renovou 100% do seu portfólio com novas fragrâncias) e rebranding da logomarca. As ações de comunicação foram protagonizadas pelo ator Reynaldo Gianecchini, que voltou a atuar como garoto-propaganda da Bombril – em 2007, ele já havia participado de peças da Companhia ao lado do ator Carlos Moreno.
Segundo Ronnie Motta, presidente da Bombril, a atual administração está entregando o melhor resultado possível hoje, ao mesmo tempo em que prepara a Companhia para um futuro promissor. E as iniciativas de marketing e de comunicação, que há muito tempo não eram implementadas, são mais um passo relevante nesse caminho.
Motta também destaca que no terceiro trimestre, a Companhia promoveu uma reorganização de sua área de distribuição. —Promovemos uma mudança na estrutura de regionais de vendas, para estarmos mais próximos e dar mais foco às necessidades locais dos nossos clientes e consumidores. A iniciativa está alinhada à estratégia de melhorar a positivação dos mais de 230 SKUs, distribuídos nas 16 marcas, que compõe o nosso portfólio de higiene e limpeza doméstica— diz Ronnie Motta.
A companhia também revisou a estratégia de atendimento aos seus clientes, que está cada vez mais focado no sell out (comercialização direta do seu cliente com o consumidor final) frente apenas ao sell in (relação comercial entre a indústria e os canais de distribuição). No último trimestre, a Bombril criou campanhas de incentivo para colaboradores e distribuidores com metas específicas, de fácil entendimento e alinhadas ao caminho estratégico da companhia.