bb-private2

14/11/2023

BB Private é reconhecido pelo Global Private Banking Awards como o Melhor Private Bank da AL

Na categoria Diversidade & Inclusão.

O BB Private foi reconhecido como o melhor Private Bank da América Latina na categoria Diversidade & Inclusão, pelos veículos especializados PWM (Professional Wealth Management) e The Banker, referências mundiais na área bancária. Este é o primeiro ano dessa categoria no Prêmio Global Private Banking Awards, organizado anualmente pelas instituições.

O destaque do BB Private nas categorias Diversidade e Inclusão (América Latina) se deu pelo lançamento, em 2023, de um Programa de Diversidade e uma estrutura de governança dedicada exclusivamente ao tema. O programa tem como foco a melhoria da satisfação e experiência de todos os funcionários, com destaque especial para cinco grupos de afinidade: gênero, geração, LGBTQIAPN+, PCD e raças. Essa foi uma estratégia escolhida pela empresa para promover cada vez mais um ambiente de trabalho inclusivo, colaborativo e baseado no diálogo.

BB Private —De janeiro a setembro deste ano, a área de Private do BB cresceu quase três vezes mais que o mercado em AuM – Asset under Management (ativos sob gestão). O Private do BB cresceu 19,33%, enquanto o mercado, sem a participação do BB, cresceu 7,25% no mesmo período.

—Em 2023, ampliamos o nosso portfólio de produtos, lançamos 11 fundos de investimento e 12 fundos de previdência capturando eficiências e firmando parcerias com assets destaques da indústria —avalia o vice-presidente de Negócios de Atacado do BB Francisco Lassalvia. —Soubemos aproveitar o momento e continuaremos inovando e alargando nossas parcerias para ampliar nossos resultados em 2023— completa Lassalvia.

O BB Private Banking é um conceito de relacionamento, com a exclusividade, a personalização e assessoria especializada dos profissionais do Banco do Brasil. A estrutura de atendimento hoje, conta com 29 escritórios e 107 plataformas, exclusivas para atendimento dos clientes Investidor e Megaprodutores, em 81 municípios do país.

—Também fomos reconhecidos como o melhor Private Banking para formação de Profissionais em anos anteriores, quando declaramos nossos programas de MBA profissional e nossa universidade corporativa. Este ano nós enfatizamos mais uma vez a relevância que damos às pessoas, recebendo o prêmio ligado à diversidade e inclusão. Nossos resultados são fruto da qualidade dos nossos profissionais e nossa rede de atendimento, assim como da nossa cultura no BB de valorização das pessoas —afirma Guilherme Rossi, diretor de Private Banking do BB.

Diversidade no BB: a diversidade é um dos traços mais característicos de nossa sociedade. E no BB não é diferente, por isso a importância de dar voz aos grupos sub-representados por meio de um projeto multidisciplinar, capaz de debater nossa pluralidade e propor soluções que combatam assimetrias, promovam ações afirmativas e espaço para diálogo e aprendizado coletivo — avalia Mariana Dias, diretora de Cultura e Pessoas do BB.

Neste ano, o BB constituiu ainda o Comitê Executivo de Pessoas, Equidade e Diversidade, sendo a principal instância deliberativa e de acompanhamento do tema no Banco, cuja coordenação é responsabilidade direta da presidente Tarciana Medeiros. O Conselho Diretor é o patrocinador do Programa e o Banco também estabeleceu um Conselho Consultivo de Diversidade, para troca de experiências, tendências e práticas entre seus membros e especialistas no mercado. Já no âmbito da equidade de gênero entre os funcionários, a estrutura completa do BB Private possui cerca de 50% de mulheres, sendo que 15% atuam exclusivamente em cargos de liderança.

O Banco disponibiliza aos colaboradores e clientes benefícios com foco em fortalecer a diversidade, a equidade e o respeito entre todos, tais como: . Direitos para grupos LGBT+: igualdade de condições para licença matrimônio, benefícios médicos a cônjuges de casais homoafetivos, licença maternidade e paternidade (incluindo para pais/mães adotivos), utilização de nome social no cadastro (funcionários e clientes transgêneros) e crachá funcional;

. Programa Ascensão Profissional para mulheres: em cada etapa dos processos de seleção, há medidas para promover equidade quanto ao perfil de recrutadores, selecionados, quantidade de vagas, etc;

. Plataforma Mulheres no Topo: oferece soluções financeiras, de educação empreendedora, saúde, segurança, eventos e ações para mulheres empreendedoras (clientes e colaboradoras);

. Protocolo de intenções celebrado por BB e Ministério da Igualdade Racial: o protocolo busca uma cooperação para fixar diretrizes e ampliar ações afirmativas de raça e gênero com inclusão e valorização das mulheres negras no país, a partir do fomento a ações de formação e capacitação de jovens negras e periféricas e ingresso de jovens negras no mercado de trabalho. O protocolo busca também a evolução do empreendedorismo e fortalecimento de micro e pequenos negócios de mulheres negras;

. Parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares: em julho deste ano, o Banco renovou a parceria iniciada em 2018 com a Universidade Zumbi dos Palmares, aderindo à Carta da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, movimento formado por empresas comprometidas com a promoção da inclusão racial e a superação do racismo no ambiente corporativo;

BB signatário do Pacto Global da ONU: o BB tornou-se embaixador de movimentos relevantes do Pacto Global da ONU no Brasil, relacionados à igualdade social, a gênero e a trabalho decente, com destaque para o movimento Raça é Prioridade.

. Novos compromissos na pauta ASG: o BB lançou novos compromissos públicos no Planejamento de Sustentabilidade do Banco – Agenda 30, dentre eles, a meta concreta de chegar a pelo menos 30% (trinta por cento) de pretos, pardos, indígenas e outras etnias sub-representadas em cargos de liderança até 2025. Em março deste ano, o Banco do Brasil já alcançou a meta de 23% de pretos e pardos em cargos de gestão sênior previsto para 2025, motivo pelo qual a meta antiga foi revista.