E Ebitda com alta de 16,8%. Entre os destaques da divulgação de resultados do terceiro trimestre está o ganho de market share na região Sul pelo 14º mês consecutivo e a participação recorde dos canais digitais.
O Grupo Panvel apresenta novamente resultados positivos no terceiro trimestre de 2023, com receita acumulada nos nove primeiros meses do ano de R$ 3,5 bilhões, resultado 12,0% superior ao mesmo período do ano passado. No trimestre, a receita foi de R$ 1,2 bilhão, 11,8% maior que no terceiro trimestre de 2022. O Ebitda ajustado foi de R$ 56,6 milhões, com margem de 4,7% (+0,2 p.p.) e crescimento de 16,8% em comparação ao terceiro trimestre de 2022. Entre os destaques, está o ganho de market share na região Sul pelo 14º mês consecutivo e desempenho recorde, mais uma vez, dos canais digitais, com 20,7% de participação nas vendas. Tudo isso levou a um crescimento lucro líquido ajustado de 15,1%, que chegou a R$ 27,2 milhões no trimestre. O lucro societário neste mesmo período cresceu 29,6%, totalizando R$ 23,6 milhões.
—Em um contexto econômico desafiador para o varejo, de forma geral, somadas as catástrofes climáticas da Região Sul, que impactaram o potencial de vendas do período, apresentamos um desempenho positivo, com crescimento, ganho de participação e saúde de caixa —avalia o CEO do Grupo Panvel, Julio Mottin Neto. Ele pontua também a forte base de comparação: o terceiro trimestre do ano passado foi marcado pelos efeitos de um reajuste de dois dígitos nos medicamentos e uma forte venda de itens e serviços relacionados à gripe.
O Diretor Financeiro e de Relações com Investidores do Grupo Panvel, Antônio Napp, reforça a segurança de a companhia se manter com uma dívida baixa. —Neste terceiro trimestre a gestão conservadora de caixa continuou a falar mais alto. Atingimos a relação Dívida Líquida/Ebitda de 0,8x, uma das taxas mais baixas do setor. Temos consistência para continuar investindo e crescendo, mesmo em um cenário econômico adverso”— aponta. O executivo destaca, também, a abertura de 37 novas lojas até o final do terceiro trimestre, em linha com o plano de expansão da companhia, que prevê 60 lojas em 2023.
Desempenho digital — A empresa mantém a posição de benchmark do varejo farma brasileiro quando se trata de desempenho no digital. A participação de 20,7% nas vendas representou crescimento de 43% em comparação ao terceiro trimestre de 2022.
—Temos o maior índice de clientes digitalizados da nossa história, alcançando 11,3%. Um número que vem acompanhado de upgrades em nossos serviços— afirma Mottin. Um dos exemplos é a entrega, que já era a mais rápida do país: a companhia se desafiou a ter o diferencial da Entrega Turbo, lançada em Porto Alegre e que seguirá para outras capitais nos próximos meses. A modalidade garante a chegada dos produtos em até 30 minutos. —Nós também estamos investindo na digitalização dos times de loja, que se tornaram influenciadores em suas comunidades e estão cada vez mais próximos dos nossos clientes— afirma Mottin. Atualmente, são mais de 70% das lojas embarcadas no social commerce, com mais de 28 mil postagens e 60 milhões de impressões, que ampliam muito a capacidade de comunicação e a conversão na oferta de produtos, serviços, cupons e promoções.
Destaque para higiene e beleza — A Panvel segue se diferenciando pelas categorias de Higiene, Beleza e Conveniência, o principal destaque nas vendas do terceiro trimestre, com crescimento de 21,9% em relação ao terceiro trimestre de 2022 e uma expansão de 3,3 p.p. de share dentro do mix. Esse resultado foi impulsionado principalmente por grupos como infantil (+36,5%), maquiagem (+18,6%), tratamento facial (+41,7%) e cabelos (+25,7%).
E, dentro do mix, a marca própria continua ganhando força: a venda de Produtos Panvel cresceu 18,2% em relação ao terceiro trimestre de 2022, alcançando participação de 7% no total das vendas do Varejo no terceiro trimestre de 2023. —Em relação ao mix de Higiene e Beleza, a marca própria alcançou uma representatividade de 17,4%, números que reforçam o posicionamento dos Produtos Panvel como diferencial do varejo farma brasileiro —aponta Napp.
Grupo Panvel — O Grupo Panvel completou 55 anos em 2022. É formado pela Panvel, uma das maiores redes de farmácias do país, com lojas na Região Sul e em São Paulo; a Dimed, uma das principais distribuidoras de medicamentos do Brasil e também pioneira no seu segmento no país, com centros de Distribuição em Eldorado do Sul (RS) e São José dos Pinhais (PR); e o Laboratório Industrial Farmacêutico Lifar, divisão de desenvolvimento e fabricação de cosméticos, alimentos e distribuição de medicamentos, que, além de ser responsável pela produção de itens para grandes marcas, também fabrica para a marca própria da Panvel.