sede-porto-seguro

10/11/2023

Porto registra lucro líquido de R$ 621,1 milhões no 3T23 sede-porto-seguro

No acumulado do ano a companhia fechou com lucro líquido recorrente em R$ 1,62 bilhão, aumento de 180,3% se comparado com o período anterior, o resultado aponta ainda uma base de 15,8 milhões de consumidores.

Em mais um balanço com resultados expressivos divulgado ao mercado no dia 09 de novembro (quinta-feira), a Porto apresentou indicadores positivos em todas as suas verticais de negócios: Porto Seguro, Porto Saúde e Porto Bank. Entre julho e setembro de 2023, a companhia registrou lucro líquido recorrente de R$ 621,1 milhões, um crescimento de 127,7% comparado ao mesmo período do ano passado. No acumulado dos primeiros nove meses, o lucro líquido recorrente foi de R$ 1,62 bilhão, aumento de 180,3% frente ao mesmo intervalo de 2022.

Receita Total — A expansão em duplo dígito da receita total da Porto no trimestre e no acumulado do ano foi mantida, com crescimento de 13,3% no terceiro trimestre de 2023 em relação ao terceiro trimestre de 2022, atingindo a marca de R$ 8,3 bilhões, e de 18,8% nos nove meses de 2023 ante os nove meses de 2022, alcançando R$ 23,2 bilhões. Já o Retorno sobre o Patrimônio Médio (ROAE) recorrente anualizado foi de 22,1% no terceiro trimestre de 2023 e de 19,3% nos nove meses de 2023.

A companhia registrou a marca de 15,8 milhões de consumidores de seus produtos e serviços no período, com avanço na expansão orgânica dos negócios e incorporação dos clientes da CDF.

O retorno sobre as aplicações financeiras (ex-previdência) geridas pela tesouraria da companhia foi de R$ 295,2 milhões no terceiro trimestre de 2023, o que representa uma rentabilidade equivalente a 79% do CDI. No terceiro trimestre, a rentabilidade menor do que o CDI foi explicada principalmente pelo impacto do carrego dos títulos atrelados à inflação, enquanto as alocações em títulos de crédito privado contribuíram positivamente. Em relação ao mesmo período do ano passado, o resultado financeiro aumentou 28,8%, atingindo R$ 187,2 milhões.

O índice de eficiência operacional recorrente, que leva em consideração a soma das Despesas Administrativas em relação a receita total, melhorou 1,4 p.p (ante o terceiro trimestre de 2022), decorrente dos ganhos de produtividade observados no período.

Na Porto Seguro, vertical que responde pelos produtos de seguros, os prêmios trimestrais cresceram 8,6% (ante o terceiro trimestre de 2022), um total de R$ 5.571,6 milhões e os prêmios acumulados avançaram 15,1% (ante os nove meses de 2022). No Auto, os prêmios do terceiro trimestre de 2023 aumentaram 7,3%, com incremento de mais de 200 mil veículos na frota (ante o terceiro trimestre de 2023), que atingiu 5,9 milhões de carros segurados (+3,7% ante o terceiro trimestre de 2023) ao final do período. Os prêmios dos seguros Patrimoniais expandiram 16,4%, explicado principalmente pelo forte crescimento dos seguros Residenciais, (+25,6% ante o terceiro trimestre de 2022), beneficiado pela aceleração das vendas no canal bancário, e pela manutenção do alto crescimento dos seguros Empresariais (+20,2% ante o terceiro trimestre de 2022). O seguro de Vida registrou aumento de 12,2% no período (ante o terceiro trimestre de 2022), alavancado em maior parte pela expansão dos seguros de Vida Individual e Viagem.

A vertical encerrou o trimestre com 13,7 milhões de itens/vidas vigentes, com destaque para o incremento de 610 mil clientes no seguro de vida e de mais de 200 mil veículos segurados no período.

O Índice Combinado da Vertical Seguros melhorou significativamente, atingindo 84,0% (-12,6 p.p. ante o terceiro trimestre de 2022), explicado principalmente pela redução na sinistralidade do Auto, decorrente do aprimoramento na subscrição de riscos, aumento no controle de sinistros, recomposição tarifária e evolução mais favorável no preço dos carros exemplificado pela redução no valor de tabela FIPE, diminuindo a pressão sobre os custos dos sinistros.

Porto Saúde — A Porto Saúde teve um aumento consistente de 38,5% nas receitas em relação ao terceiro trimestre do ano anterior, chegando a R$ 1,2 bilhão. O lucro líquido foi de R$37,5 milhões, número recorde para o período, e o acumulado dos novem meses de 2023 alcançou a marca de R$ 133,9 milhões, com ROAE de 24.1%. A vertical chegou a 510 mil beneficiários pelo país (+23,5% ante o terceiro trimestre de 2022), no 12º trimestre consecutivo de crescimento em vidas. O aumento foi de 97 mil vidas em relação ao terceiro trimestre de 2022 e 48 mil vidas em relação ao trimestre imediatamente anterior, sendo o maior crescimento percentual de vidas no seguro saúde na série histórica recente.

A sinistralidade do terceiro trimestre entre o combinado seguro Saúde e Odonto foi de 80,3%, uma melhora de 8,1 p.p quando comparado ao mesmo período do ano anterior e de 2,3 p.p em relação ao segundo trimestre de 2023. O resultado é consequência das iniciativas de adequação tarifária, ações para redução de fraudes e melhoria na subscrição de riscos aplicados pela vertical. Com uma sinistralidade em torno de 80%, a Porto Saúde retornou a patamares muito semelhantes a níveis pré-pandemia mais rápido do que a média de mercado.

Porto Bank— No Porto Bank, vertical de negócios financeiros, as receitas totais superaram R$ 1,2 bilhão, o que representa uma alta de 12,7% em relação ao terceiro trimestre de 2022, com ênfase para o crescimento de 23,5% nas receitas de Consórcio e para o incremento de 111 mil negócios na Vertical (ante o terceiro trimestre de 2022). O foco na gestão de risco e melhor qualidade da carteira de crédito continuam sendo pilares para o crescimento sustentável. Em relação às operações de crédito, a inadimplência acima de 90 dias encerrou em 7,4%, reduzindo 0,1 p.p ante o terceiro trimestre de 2022 e abaixo da média de mercado.

Em Outros Negócios, as receitas atingiram R$197,6 milhões no trimestre (+33,6% ante o terceiro trimestre de 2022). A companhia segue com a agenda de integração da CDF, com o objetivo de maximizar as sinergias de custo da operação e de começar a se beneficiar do ecossistema da Porto para alavancar os negócios.

Cabe destacar ainda que a Porto foi reconhecida como a marca mais lembrada pelos brasileiros, na categoria seguros no prêmio Folha Top of Mind. Também foi eleita, pelo segundo ano consecutivo, uma das dez melhores empresas para trabalhar pelo ranking do GTPW – Great Place to Work, na categoria de maiores empresas. As conquistas reforçam a essência da companhia de ser cada vez mais um porto seguro para as pessoas e seus sonhos.