E evolução expressiva no SSS das lojas físicas em 11,0% em relação ao terceiro trimestre de 2022, resultado da estratégia de fortalecimento de seu core business. Companhia também evolui na estratégia de valorização dos seus ativos, com uma visão integrada entre fábrica, lojas e financeira, para que essa cadeia seja cada vez mais reativa, eficiente e engajada.
A Guararapes Confecções S.A. (B3: GUAR3), controladora da rede varejista Lojas Riachuelo, divulgou no dia 08 de novembro (quarta-feira) seus resultados operacionais referentes ao terceiro trimestre de 2023, que refletem a evolução e resiliência do seu ecossistema e o fortalecimento da sua plataforma de marcas, apresentando uma receita líquida consolidada de R$ 2,1 bilhões, um crescimento de 6,1% em relação ao terceiro trimestre de 2022.
No período, a Guararapes observou uma importante retomada na dinâmica de crescimento das vendas, com um aumento em todos os meses do trimestre alavancado por maiores volumes versus o terceiro trimestre de 2022. Com isso, a receita líquida de mercadorias totalizou R$1,5 bilhão no terceiro trimestre de 2023, uma evolução de 11,4% se comparada ao terceiro trimestre de 2022. Destaque para as vendas das lojas físicas no critério mesmas lojas (SSS) com crescimento de 11,0% versus o terceiro trimestre de 2022, e considerando os canais físico e digital, o SSS conquistou um aumento de 9,7% no trimestre.
A categoria de vestuário foi outro destaque e apresentou expressiva evolução de 13,2%, fruto da estratégia de fortalecimento do core business da Companhia, com crescimento de dois dígitos em todas as subcategorias que resultaram da forte aceitação dos clientes aos produtos e do plano de precificação do período. A marca Carter’s também obteve resultados expressivos, com crescimento de 53,3% da receita líquida em relação ao terceiro trimestre de 2022.
A Midway Financeira segue em busca de oportunidades na concessão de crédito sem deterioração do risco, com base em uma gestão orientada a dados e modelos. Essas medidas têm resultado em safras mais saudáveis quando comparadas às mais antigas. E apesar dos desafios do cenário macroeconômico, essa disciplina na concessão de crédito levou a mais um trimestre de Ebitda positivo, que totalizou R$ 20,0 milhões, com estabilidade na relação de perdas sobre a Carteira de Crédito.
O Ebitda consolidado da Guararapes totalizou R$ 183,8 milhões, com redução de 21,7%, impactado pelo menor desempenho dos segmentos de Mercadorias e Midway Financeira, enquanto o Midway Shopping apresentou crescimento na comparação anual. O canal digital também apresentou Ebitda positivo, resultado do ganho de eficiência nos investimentos de mídia. A prioridade para os próximos períodos é crescer o canal com evolução de rentabilidade.
A companhia melhorou sua geração de caixa livre em R$ 606,6 milhões no acumulado do ano, apresentando uma geração de R$ 266,3 milhões no 9M23 versus um consumo de caixa de R$ 340,4 milhões no nove meses de 2022. Essa evolução é resultado da melhora do capital de giro, redução dos investimentos líquidos e evolução nos processos de abastecimento e sortimento, com melhora de seis dias no ciclo de estoques de produtos acabados em relação ao terceiro trimestre de 2022. Além disso, no fim de setembro de 2023, a Companhia contava com um patamar de caixa de R$ 2 bilhões, o que corresponde a 178% da dívida de curto prazo, demonstrando adequada liquidez frente às obrigações futuras do grupo.
A companhia encerrou o terceiro trimestre de 2023 com 410 lojas em todas as regiões do Brasil, sendo 332 lojas Riachuelo, 61 Carter’s, 12 Casa Riachuelo e 5 FANLAB, em linha com sua estratégia de crescimento saudável. Além disso, possui também lojas no modelo store in store (SIS), sendo 13 Casa Riachuelo e dois Carter’s.
A Guararapes segue empenhada em aumentar sua geração de caixa e reduzir sua alavancagem, posicionando a companhia para acelerar seu crescimento, sempre com olhar atento às necessidades de seus clientes.