Alta de +5,0% ante o mesmo período em 2022.
O Grupo Soma, maior grupo de varejo de moda do Brasil, que, atualmente, conta com 15 marcas em seu portfólio, entre elas FARM, Animale, Maria Filó, Cris Barros e Hering, divulgou no dia 08 de novembro(quarta-feira), os resultados financeiros do terceiro trimestre do ano.
Entre os destaques do trimestre, a companhia atingiu receita bruta de R$ 1,6 bilhão, alta de +5,0% vs terceiro trimestre de 2022. O lucro bruto totalizou R$787,9 milhões, alta de +5,0% vs. terceiro trimestre de 2022, alcançando margem bruta de 57,8%. Já o Ebitda ajustado foi de R$ 213,0 milhões, com margem Ebitda ajustada de 15,6%. Além disso, houve geração de caixa de R$ 40,4 milhões, 94,2% acima da geração do terceiro trimestre de 2022,, contribuindo para a desalavancagem da empresa.
Vale destacar a performance do Grupo Soma ex-Hering — termo utilizado para analisar a evolução dos resultados, excluindo os resultados relacionados à Hering —, que apresentou receita bruta de R$ 965,3 milhões, alta de +6,8% vs. terceiro trimestre de 2022. O lucro bruto, por sua vez, totalizou R$560,2 milhões no 3T23, +4,0% vs. terceiro trimestre de 2022, atingindo margem bruta de 66,5% no terceiro trimestre de 2023.
A Hering também teve performance expressiva no período, com receita bruta de R$ 595,0 milhões, crescimento de +2,3% vs. terceiro trimestre de 2022, e lucro bruto de R$ 227,7 milhões no terceiro trimestre de 2023, +7,4% ante terceiro trimestre de 2022, atingindo margem bruta de 43,6% no terceiro trimestre de 2023. A Hering encerrou o trimestre com 749 lojas, sendo 29 megalojas, que são uma das principais avenidas de crescimento da marca.
Já a FARM Global — operação internacional da FARM — atingiu uma receita bruta de R$ 137,8 milhões, alta de 3,8% em BRL e +12,4% em USD ante o terceiro trimestre de 2022. No acumulado do ano, a marca atingiu uma receita bruta de R$ 440,4 milhões, crescimento de 20,7% em BRL e 25,3% em USD ante os ove meses de 2022. A base ativa de clientes da FARM Global alcançou a marca de 175 mil clientes, expansão de 26,6% ante o terceiro trimestre de 2022, sendo que 93,9% dos clientes fizeram compras no canal digital.
As marcas Cris Barros e Foxton também apresentaram forte crescimento de receita bruta neste trimestre e seguem ganhando participação de mercado. A Cris Barros totalizou uma receita bruta de R$ 45,6 milhões, +35,3% ante o terceiro trimestre de 2022. Além disso, a marca registrou novamente um forte crescimento da sua base ativa de clientes, com expansão de 20,2% ante o terceiro trimestre de 2022. O SSS1 da Cris Barros atingiu 32,1% no terceiro trimestre de 2023. Já a Foxton registrou no terceiro trimestre de 2023 alta de 24,0% ante o terceiro trimestre de 2022, atingindo uma receita bruta de R$31,0 milhões. No período, o SSS1 da marca atingiu 16,4%.
O Grupo Soma encerrou o terceiro período de 2023 com uma base ativa de 5,5 milhões de clientes, mais de 14 mil multimarcas ativas e um total de 1.064 lojas, sendo 366 lojas próprias e 698 franquias.
Revitalização Maria Filó — Outra marca que teve destaque no período foi a Maria Filó, que vem passando por um processo de revitalização, que traz um novo perfil de produto, imagem, comunicação e experiência. A Maria Filó alcançou uma receita bruta de R$ 57,1 milhões, crescimento de 22,5% ante o terceiro trimestre de 2022. No acumulado do ano, a marca registrou aumento de 7,8% vs. 9M22, alcançando uma receita bruta de R$ 152,9 milhões. Até o final do ano, a Maria Filó terá duas lojas no novo projeto arquitetônico, uma no Shopping Leblon, recém-inaugurada, e outra em Ipanema.
Compromisso com o desempenho ESG — No terceiro trimestre de 2023, o Grupo Soma foi certificado como Empresa B, entrando para o seleto grupo de cerca de 300 companhias em todo o Brasil, verificadas e aprovadas no processo internacional de Certificação B. A conquista reforça o compromisso do maior Grupo de varejo de moda do país e de suas 15 marcas com os mais altos padrões de desempenho ESG, equilibrando propósito e resultado financeiro.
O certificado de Empresa B reitera o compromisso do Grupo SOMA em seguir gerando resultados positivos para seus acionistas, enquanto promove também impacto positivo para a sociedade e para o meio ambiente.
O Sistema B é um movimento global que fomenta, por meio de diversas soluções, a adoção de práticas de impacto positivo impulsionando os negócios como força para o bem e promovendo o desenvolvimento socioambiental em equilíbrio com o sucesso financeiro. Desenvolvido por líderes empresariais dos Estados Unidos, em 2006, com o objetivo de desenvolver negócios inclusivos, equitativos e regenerativos para as pessoas e para o planeta.
Grupo Soma — O Grupo de Moda Soma S.A. é uma sociedade anônima fundada em 2010 com capital aberto no Novo Mercado da B3 desde 31 de julho de 2020 [SOMA3]. A história do Grupo remonta a 1991, ano de criação da primeira marca própria, a Animale. O portfólio do grupo é composto, ainda, por marcas como FARM, FARM Global, NV, Foxton, Fábula, Cris Barros, Maria Filó, Hering, Hering Kids, Hering Intimates, entre outras, com mais de 14 mil multimarcas ativas, mais de mil lojas próprias e franquias e uma base ativa superior a cinco milhões e meio de clientes. Signatário do Pacto Global, o Grupo SOMA é aderente aos dez princípios da Agenda 2030 e a dois movimentos de equidade de gênero do instrumento regulatório da ONU: Equidade é Prioridade e Elas Lideram 2030. Os princípios de Governança da companhia seguem os padrões Global Reporting Initiatives — GRI Standards.