O neurologista e professor titular do Departamento de Medicina Clínica da Universidade Federal Fluminense (UFF), doutor Osvaldo Nascimento, foi eleito para ocupar a cadeira 09 da Secção de Medicina Clínica da Academia Nacional de Medicina (ANM). O médico é também membro emérito da Academia Brasileira de Neurologia (ABN) e da Academia de Medicina do Rio de Janeiro (AMRJ). A solenidade de posse será realizada dia 10 de novembro de 2023 (sexta-feira), às 20 horas, na sede da Academia.
Osvaldo é formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), com mestrado e doutorado em Neurologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-doutorado em Neuropatias Periféricas na Mayo Clinic. Responsável por importante produção científica, ele soma mais de 300 trabalhos publicados em revistas indexadas tratando de temas inovadores.
O carioca, que agora é um dos três neurologistas membros eleitos na ANM, acredita que é importante essa representação da especialidade na Casa.
História da Academia Nacional de Medicina (ANM) —Há quase dois séculos, a trajetória da Academia Nacional de Medicina se entrelaça à do Brasil. Fundada por D. Pedro I em 30 de junho de 1829, a ANM tem como objetivo contribuir para o estudo, a discussão e o desenvolvimento das práticas da medicina, cirurgia, saúde pública e ciências afins, e serve também como órgão de consulta para o governo sobre questões de saúde e educação médica. Em todas as noites de quinta-feira seus membros se reúnem em sessão aberta ao público para debater temas médicos da atualidade — constância sem precedentes na história do país. Multifacetada, a entidade promove ainda congressos nacionais e internacionais, cursos de extensão e atualização, e premiações para médicos e pesquisadores que não integram seus quadros.