empilhadeiras-jungheinrich

08/11/2023

4 motivos para escolher as empilhadeiras elétricas

Equipamentos realizam tarefas de movimentação de carga de forma rápida, eficiente e segura.

As empilhadeiras elétricas vêm chamando a atenção de diversos segmentos da indústria, como o alimentício e químico, especialmente pelos inúmeros benefícios voltados às empresas e operadores. Entre eles, estão a redução de emissão do CO2 pelo setor intralogístico – que, atualmente, é de 4% –, ergonomia, custo-benefício e eficiência, além da qualidade de vida dos operadores, que naturalmente são poupados da exposição aos ruídos excessivos, calor, vibrações, gases e partículas provenientes da queima de GLP, GNV e Diesel.

Utilizados em empresas de diversos segmentos, os equipamentos auxiliam na logística de grandes volumes de mercadorias, realizando tarefas de movimentação de carga de forma rápida, eficiente e segura. No entanto, se olharmos para o mercado de máquinas de movimentação de cargas, comercializados anualmente no Brasil, é possível observar que as empilhadeiras à combustão ainda representam mais de 50% dos maquinários em operação.

Para as empresas que desejam substituir sua frota ou mesmo aderir aos modelos elétricos, Raphael Souza, gerente Corporativo Comercial da Jungheinrich, uma das líderes globais em intralogística, elenca os principais motivos para aderir a uma frota sustentável.: Ergonomia e salubridade: O mastro panorâmico desses equipamentos apresentam uma visibilidade total da carga, tanto para operação interna, quanto externa. As manobras não são apenas rápidas, fáceis e precisas, mas principalmente seguras – já que a empilhadeira elétrica também se adapta às exigências físicas, conta com configuração individual que se adequa às necessidades do operador, tem opções de ajuste e cabine espaçosa (dando total liberdade de movimento), além de um espaço de trabalho ergonômico. Tudo isso garante boas condições de saúde para o condutor.

Custo-benefício: Embora exija um investimento inicial maior, o custo total da operação de um equipamento elétrico é inferior ao de uma empilhadeira à combustão, devido à redução dos gastos com o combustível (Gás e Diesel), tempo e custos para manutenção, já que o motor elétrico é muito mais simples. Além da queda em valores totais, as máquinas elétricas também estão 100% alinhadas com o posicionamento estratégico das empresas em relação à sustentabilidade. Agilidade, precisão, segurança e custos reduzidos são os principais benefícios que as companhias terão a partir do uso dessas empilhadeiras.

Sustentável: os equipamentos elétricos utilizam um combustível limpo, já que grande parte da eletricidade no Brasil é proveniente de hidrelétricas. Não emitem ruído e não geram resíduos ou emissões de gases que podem resultar em contaminação do ar ou de produtos e embalagens. No caso das baterias de lítio, também não há a necessidade de salas ventiladas especiais para o carregamento, já que não há emissão de gás.

Eficiência: as empilhadeiras elétricas são mais leves, com melhor eficiência energética, resistentes às altas ou baixas temperaturas, além de utilizarem baterias recarregáveis. A tecnologia de bateria de lítio, usada pela Jungheinrich, por exemplo, oferece vantagens como o aumento da vida útil da bateria já que possui pelo menos o dobro de ciclos de carga disponíveis, frente a uma bateria de chumbo-ácido e a possibilidade de carregamento rápido em intervalos ou durante paradas — isso é importante pois garante a disponibilidade do equipamento 24 horas por dia, sete dias por semana.

Vale ressaltar que, no caso da Jungheinrich, as máquinas contam com sistemas de assistência à operação. Um exemplo disso é o “Position Control”, no qual o equipamento é programado para seguir a altura das estantes e, por meio de um comando, a empilhadeira para na posição e altura exata para armazenagem.