E ao secretário de Defesa do Reino Unido em Derby como parte dos preparativos do Aukus.
Os Submarinos Rolls-Royce receberam o Hon Richard Marles MP, vice-primeiro ministro e ministro da Defesa da Austrália, e o Rt Hon Grant Shapps MP, secretário de Estado da Defesa do Reino Unido, em suas instalações no dia 06 de novembro (segunda-feira), em Raynesway, Derby.
A visita incluiu um passeio pelo local licenciado nuclear e a oportunidade de conhecer alguns membros da equipe dedicada a fornecer os reatores que fornecerão energia aos futuros submarinos de ataque do Reino Unido e da Austrália sob o acordo Aukus.
Os Ministros viram os primeiros componentes da planta de propulsão nuclear serem fabricados para o programa SSN-Aukus do Reino Unido, representando uma das primeiras etapas da construção dos submarinos.
Como parte do programa de colaboração, durante as próximas sete semanas, o primeiro grupo de especialistas da indústria australiana embarcará em atividades de treinamento e familiarização em todo o Reino Unido, inclusive na Rolls-Royce. Isto abrirá a porta para uma geração de australianos trabalharem ao lado da indústria britânica e ajudará a fornecer a próxima geração de submarinos com armas convencionais e propulsão nuclear.
Em março de 2023, foi confirmado que a Rolls-Royce forneceria todas as usinas de reatores nucleares que fornecerão energia aos novos submarinos como parte do acordo trilateral entre a Austrália, o Reino Unido e os EUA.
Em junho, a Rolls-Royce anunciou planos para quase dobrar o tamanho de sua unidade em Raynesway, criando mais de 1.000 novos empregos em Derby. Financiado pelo MOD, o desenvolvimento do local é necessário para atender ao crescimento da demanda da Marinha Real e como resultado do acordo Aukus(aliança militar tripartida formada pela Austrália, os EUA e o Reino Unido).
Este aumento na demanda fará com que novas instalações de fabricação e escritórios sejam construídas em terrenos recentemente adquiridos ao redor das instalações existentes de Raynesway. Também criará funções qualificadas na Rolls-Royce em diversas disciplinas, incluindo fabricação e engenharia.
— Este é um momento verdadeiramente emocionante para o nosso negócio, com trabalho garantido que nos permitirá apoiar os submarinos do Reino Unido e da Austrália até a segunda metade deste século. Serão criados milhares de empregos em toda a cadeia de abastecimento do Reino Unido, muitos dos quais aqui em Derby, e estamos muito orgulhosos de desempenhar o nosso papel nesta parceria internacional estrategicamente importante— disse o presidente do Grupo Rolls-Royce, Chris Cholerton.
—Estamos muito satisfeitos por ter o vice-primeiro ministro e ministro da Defesa australiano, e o secretário de Defesa do Reino Unido, conosco no local, dando-nos a oportunidade de mostrar o que torna este negócio tão especial.
—Por mais de 60 anos fornecemos energia aos submarinos nucleares da Marinha Real e já estamos trabalhando duro para ajudar a Austrália a adquirir sua própria capacidade de submarino de ataque com propulsão nuclear—.
— Um projeto como este só terá sucesso com o excelente trabalho que está sendo realizado em toda a indústria britânica.
O trabalho na Rolls-Royce em Derby é um grande exemplo do que podemos alcançar quando colaboramos e trabalhamos ao lado de nossos aliados. É inspirador ver nosso pessoal no terreno trabalhando lado a lado com os australianos para entregar os submarinos mais avançados para nossas marinhas.
A parceria não só ajudará a manter a estabilidade nas regiões Euro-Atlântica e Indo-Pacífico, mas também demonstrará a marca registada de classe mundial que personifica a indústria britânica— afirmou Grant Shapps MP, secretário de Estado da Defesa do Reino Unido.
— A Austrália está a trabalhar em estreita colaboração com o Reino Unido e os EUA para desenvolver progressivamente as competências, conhecimentos e competências para construir, operar e manter submarinos com armas convencionais e propulsão nuclear.
Esses estágios na indústria australiana nos proporcionam uma oportunidade inestimável de aprender com nossos parceiros experientes no Reino Unido e de compreender melhor as funções e o escopo do trabalho— destacou Richard Marles MP, Vice-Primeiro Ministro e Ministro da Defesa da Austrália.
A Rolls-Royce Submarines emprega atualmente mais de quatro mil pessoas e projeta, fabrica e fornece suporte em serviço aos reatores de água pressurizada que alimentam todos os barcos da frota de submarinos da Marinha Real.
Para garantir um fluxo constante de futuros talentos para a indústria, no ano passado a Rolls-Royce, com investimento do Ministério da Defesa, abriu uma nova Academia de Habilidades Nucleares em Derby. Oferecerá 200 estágios por ano, pelo menos durante a próxima década.
A Rolls-Royce está atualmente apoiando os programas existentes de construção de barcos Astute e Dreadnought por meio da entrega da planta do reator e componentes associados. Além disso, fornece suporte de linha de frente em todo o mundo para equipamentos de usinas de reatores a partir de seu Centro de Operações em Derby e apoia os submarinos no estaleiro Barrow-in-Furness e nas bases navais em Devonport e Faslane.