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02/11/2023

Grupo Carrefour Brasil apresenta R$28,2 bilhões nas vendas brutas do 3T23

Lojas convertidas em Atacadão maturando e já entregando rentabilidade positiva.

O Grupo Carrefour Brasil, maior varejista alimentar do País, anunciou os resultados financeiros do terceiro trimestre de 2023, com destaque para as vendas brutas, que totalizaram R$28,2 bilhões. O trimestre foi marcado por um cenário de deflação alimentar persistente que impacta as receitas do setor e, mesmo diante desse cenário, o Grupo recorreu à sua experiência única para navegar em cenários macroeconômicos desafiadores e proteger sua rentabilidade. Por meio de negociações com fornecedores, implementação de medidas de eficiência operacional e iniciativas de redução de custos, a empresa alcançou margem Ebitda no legado de 7,3% no trimestre (5,7% de margem Ebitda consolidada).

—Com a deflação alimentar pressionando a receita, recorremos à nossa experiência única, negociando com fornecedores, implementando medidas de eficiência e cortando custos para proteger a rentabilidade —diz Stephane Maquaire, CEO do Grupo Carrefour Brasil.

O destaque de crescimento de vendas ficou por conta do canal digital, que apresentou crescimento de GMV total de 49,8% em comparação com o mesmo trimestre do ano passado, atingindo R$2,5 bilhões, desempenho impulsionado pelas categorias tanto alimentar quanto não alimentar.

As lojas convertidas do Grupo BIG para a bandeira Atacadão apresentaram um sólido crescimento de vendas com base em mesmas lojas, de +22,2% ano contra ano durante o trimestre e, desde setembro, estão contribuindo positivamente para o Ebitda do segmento de Atacarejo, maturando mais rápido do que o esperado do ponto de vista de rentabilidade.

O Grupo Carrefour Brasil continua avançando na captura de sinergias com a aquisição do Grupo BIG e encerrou o terceiro trimestre com um run-rate anual de R$ 1,3 bilhão em sinergias. “Estamos confiantes de que alcançaremos nossas metas de sinergia dentro do prazo anunciado”, reforça Maquaire.

Também no terceiro trimestre de 2023, o Grupo concluiu as inaugurações orgânicas de lojas Atacadão para 2023, sendo três novos estabelecimentos Cash & Carry nos estados de São Paulo (2) e Mato Grosso do Sul (1), adicionando um total de 15 novas lojas do Atacadão à rede (incluindo 3 hipermercados Carrefour convertidos), além das lojas convertidas do antigo Grupo BIG. Atualmente o Grupo opera com 1.190 lojas com área total de vendas de 3.326.435 m².

Destaques das unidades de negócios — Cash & Carry: receita estável, com LfL de lojas convertidas de +22,2% e margem operacional preservada graças a ganho de margem bruta e disciplina de custos

As vendas brutas em Cash & Carry atingiram R$ 19,7 bilhões, em linha com o mesmo trimestre do ano passado, em um trimestre marcado pela inflação alimentar persistente. O desempenho de vendas resultou de LfL de -2,7% a/a, e crescimento de +2,6% da expansão do Atacadão, com 21 novas lojas Cash & Carry adicionadas à sua rede nos últimos 12 meses, mais as lojas convertidas do Grupo BIG. Como um subconjunto do nosso desempenho LfL, as antigas lojas do Grupo BIG convertidas em lojas Atacadão apresentaram um sólido crescimento LfL de +22,2% durante o trimestre.

O NPS do Cash & Carry melhorou significativamente no 3terceiro trimestre de 2023 em relação ao ano passado (+8,7 pontos), impulsionado por uma melhor percepção de preços.

O canal digital representou 6,2% das vendas do Atacadão, um aumento significativo na penetração (2,8% no terceiro trimestre de 2022).

O Ebitda ajustado foi de R$1,2 bilhão ou 6,7% das vendas líquidas no 3T 23, em linha com o terceiro trimestre de 2022. Excluindo o impacto das lojas convertidas do antigo Grupo BIG, a margem Ebitda recorrente foi de 7,5%, 0,2 p.p. – acima do ano passado. Por meio de iniciativas de redução de custos e eficiência, o Atacadão conseguiu neutralizar as pressões negativas do LfL e dos custos inflacionários e preservar a rentabilidade do negócio.

Vale destacar que a rentabilidade das lojas maduras permaneceu forte e em linha com os níveis históricos. As lojas convertidas do antigo Grupo BIG passaram a contribuir positivamente para o Ebitda no final do trimestre, maturando mais rapidamente do que o esperado, do ponto de vista de rentabilidade (breakeven alcançado aproximadamente 3 meses após o término do trabalho de conversão, em vez de o período típico de 6 meses).

Varejo —As vendas brutas do Varejo atingiram R$7,0 bilhões no terceiro trimestre de 2023, -15,3% a/a. A queda nas vendas foi resultado principalmente da redução de 17% na área de vendas, com a conversão de 32 lojas de varejo (27 Hipermercados BIG, 2 Todo Dia e 3 Hipermercados Carrefour) em lojas Atacadão.

O canal digital alimentar do Carrefour Varejo representou 5,5% das vendas totais da unidade de negócio (vs. 5,2% no 3terceiro trimestre de 2022). O segmento não alimentar continuou sua trajetória de crescimento, com o GMV crescendo 26,0% a/a no trimestre. Este desempenho foi impulsionado tanto pelo 1P, que cresceu 18,0% a/a, quanto pelo 3P, que cresceu 39,8% a/a.

A marca própria do Carrefour mostrou-se ser uma alternativa escolhida pelo consumidor e foi destaque, apresentando crescimento nas vendas do segmento de Varejo, de 21,2% (1,4 p.p. a mais do que no terceiro trimestre de 2022).

O Ebitda ajustado foi de R$ 108 milhões, impactado pela desaceleração das vendas, da inflação de custos e do efeito de maturação das lojas convertidas. O Ebitda ajustado do Carrefour Varejo legado atingiu R$188 milhões, com margem de 3,7%, impactado principalmente pela desaceleração nas vendas e inflação de custos.

Sam’s Club: +9,3% de crescimento de receita devido ao LfL positivo e à expansão — No terceiro trimestre, as vendas brutas atingiram R$1,5 bilhão, o que representa um aumento de 9,3% em relação ao mesmo período do ano passado, impulsionado por crescimento de vendas em mesmas lojas de +2,0% e pela adição de 5 lojas ao formato nos últimos 12 meses. A companhia continua trabalhando para aumentar sua base de sócios ativos, que cresceu 10,2% a/a em setembro de 2023, acelerando o ritmo ante os trimestres anteriores.

A rentabilidade do segmento manteve-se estável em meio a investimentos contínuos no crescimento futuro. O Ebitda ajustado atingiu R$52 milhões no trimestre, ou 3,9% da receita líquida, 0,2 p.p. maior que o Ebitda proforma do terceiro trimestre de 2022.

Banco Carrefour: desempenho sólido impulsionado pela integração do Grupo BIG — O Banco Carrefour teve no terceiro trimestre de 2023 um faturamento total de R$ 5,1 bilhões, um aumento de 13,1% em relação ao ano anterior. Esse crescimento foi impulsionado pelo crescimento de 16,9% no faturamento do cartão Atacadão e de 6,8% no faturamento do cartão Carrefour. As vendas on-us e off-us cresceram 7,2% e 14,6% a/a, respectivamente no 3T 23. A carteira de crédito total atingiu R$ 22,5 bilhões, +25,6% a/a.

Apesar do ambiente macro desafiador e da deterioração da qualidade do crédito no mercado, o Banco Carrefour conseguiu manter os níveis de inadimplência estáveis desde o 3T 22, atestando a expertise em concessão de crédito e capacidade de crescer o portfólio de forma saudável em meio a um ambiente mais difícil para o setor como um todo. Como resultado, o Ebitda ajustado do Banco Carrefour apresentou um crescimento de 42% em comparação ao mesmo período do ano anterior, atingindo R$235 milhões.

ESG — O modelo de negócio do Grupo Carrefour Brasil tem como propósito fornecer alimentos de alta qualidade e acessíveis à população brasileira, com base em três pilares: Combate à fome e desigualdades ; Diversidade e inclusão ; Proteção do Planeta & Biodiversidade. Além disso, a transparência e a governança são fundamentais para sustentar a estratégia desses pilares e os compromissos da companhia.

No terceiro trimestre de 2023, a empresa perseverou no trabalho constante nesses três pilares, avançando em projetos e iniciativas:

Combate à fome e desigualdades — O Grupo tem trabalhado tanto na frente emergencial quanto na estrutural: na frente emergencial, durante o mês de setembro, em solidariedade às vítimas atingidas pelo ciclone no Rio Grande do Sul que deixou milhares de desabrigados, o Grupo Carrefour Brasil mobilizou suas operações na região para arrecadar alimentos não perecíveis, destinando 102 toneladas de alimentos. Até o dia 23 de agosto, o Grupo havia doado 2.423 toneladas de alimentos, o equivalente a 9,7 milhões de refeições complementares.

Já na frente estrutural, atuou em 3 iniciativas-chave: capacitação, promoção do empreendedorismo e emprego para pequenos produtores e educação nutricional. No trimestre, o Grupo concluiu a 1ª classe da Escola Social do Varejo, nos estados da Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. Dos 300 jovens inscritos, 278 concluíram a formação e mais de 100 já ingressaram no mercado de trabalho, predominantemente nas lojas do Grupo. A rede também lançou a 2ª turma do ano, com mais 300 jovens iniciando a formação para o mercado de trabalho do varejo.

Diversidade e Inclusão —Movido pela convicção de que tamanho é responsabilidade, o Grupo Carrefour Brasil tem trabalhado constantemente para construir um futuro mais inclusivo, diverso e sustentável. Para isso, a companhia não tem medido esforços para promover ambientes seguros, livres de preconceito e discriminação tanto para seus colaboradores quanto para seus clientes.

Nos últimos meses, a empresa realizou profundas mudanças e iniciativas focadas em três frentes que fortalecem a sua atuação: Treinamento, com investimentos significativos para a capacitação e construção de uma cultura inclusiva e antidiscriminatória; Transparência, assumindo responsabilidades e prestando contas a clientes e à sociedade; e Consequência, para agir com o rigor necessário. Mais de 140 mil pessoas das equipes são treinadas para combater o racismo e a discriminação. Além disso, o Grupo Carrefour Brasil é o primeiro varejista a utilizar câmeras corporais, para proteger a integridade dos clientes e promover um ambiente seguro para todos.

Em liderança, a empresa também tem direcionado investimentos para oferecer oportunidades de carreira e desenvolvimento à seus colaboradores negros. Atualmente o Grupo está entre as empresas com mais pessoas negras na liderança, sendo 42,2% em posições de gerência e direção.

Cabe mencionar também a parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares que tem o objetivo de formar 90 profissionais na área de Segurança do Grupo Carrefour Brasil, com foco em segurança humanizada. E também o programa P.O.D.E.R, que é elaborado pela liderança negra da empresa para conectar mais de 500 colaboradores de todo o país, formando uma poderosa rede de apoio, desenvolvimento pessoal e profissional para pessoas negras.

Proteção do planeta e biodiversidade — Mudança climática e biodiversidade: o Grupo Carrefour Brasil continua realizando ações alinhadas à sua estratégia de descarbonização, visando atingir as metas de redução de emissões em 50% até 2030 e 70% até 2040, respectivamente, em relação ao ano-base de 2019. Em agosto de 2023, apresentou uma redução de emissões de 34%.

Rastreabilidade para compras de carne bovina: ao final do 3º trimestre de 23, 100% dos frigoríficos estavam em conformidade com a política do Grupo, sendo realizado o monitoramento da carne e realizado o duplo controle de cada lote enviado ao Grupo. Neste trimestre, foram analisados 7,9 milhões de hectares de 6.354 fazendas. Além disso, 11 frigoríficos estão bloqueados por não atenderem aos critérios de compra do Grupo.

Economia Circular: em linha com a meta de embalagens de marca própria 100% recicláveis, compostáveis e biodegradáveis até 2025, o Grupo encerrou o 3º trimestre com 66% de cumprimento da meta, 22 p.p. a mais do que no final do 2º trimestre de 23. Também reduziu 116 toneladas de embalagens, superando em 14 p.p. a meta para o período.

Em relação à meta de zerar aterros sanitários até 2025, o que contribui para a redução do desperdício de alimentos, no 3º trimestre obteve o resultado de 54% de reaproveitamento de alimentos das operações, 1 p.p. superior ao 2º trimestre de 23.