O processo de expedição até o destino final é o que mais causa ansiedade no consumidor dentre as diversas etapas envolvidas na logística de um negócio. Afinal, se ao comprar pela internet não há contato direto com o produto, a pessoa costuma balancear entre o custo, quanto tempo irá demorar para chegar e a qualidade do envio.
Entregas que não são bem concluídas geram frustração e prejudicam a credibilidade da empresa. De acordo com uma pesquisa da NielsenIQEbit, em 2022, o nicho de e-commerce no Brasil teve uma alta de 24% no número de consumidores. Por isso, é essencial investir no processo da expedição de mercadorias. Abaixo, trago os 3 principais erros:
1. Falta de atenção no modal adequado —Com características próprias, cada produto exige necessidades que devem ser levadas em consideração para a escolha do tipo de transporte externo no processo de expedição, tais como tamanho, peso e nível de fragilidade.
A distância que será percorrida também demanda atenção. Por exemplo, a quantidade de viagens dentro de certo período é um fator que pode atrasar as entregas se não forem realizadas pelo modal correto.
Além do transporte fluvial e ferroviário, o rodoviário é o mais comum no país atualmente: 75% da produção é transportada por quilômetros de rodovias, de acordo com dados do Custos Logísticos no Brasil.
2. Não utilizar sistemas de gerenciamento — A tecnologia é uma grande aliada da gestão de empresas logísticas. Em especial, os sistemas operacionais que centralizam e cruzam informações em tempo real para relatórios, como o ERP, ajudem na eficiência do processo de expedição de mercadorias.
O ERP não somente evita a ocorrência de falhas humanas, mas ainda contribui para a organização dos pedidos, estoques e a contagem de itens que já foram entregues, promovendo, em última instância, a integração de toda a cadeia logística.
3. Displicência com o packing — O processo de embalar a mercadoria após sua coleta é chamado de packing, sendo um momento essencial para a garantia da qualidade da entrega. Isso porque, sem o uso das embalagens nem lacração corretas, há a possibilidade da danificação do produto antes que chegue às mãos do cliente.
Embora o baixo investimento traga a ideia de redução de custos, ele pode ser o responsável por tornar o processo mais oneroso – o barato pode sair caro!
A fidelização de clientes, algo muito buscado pelo mercado varejista, está diretamente ligada à satisfação das primeiras compras. Logo, é benéfico para a marca receber feedbacks positivos do processo de expedição, já que esta simboliza a conclusão do serviço e o seu fortalecimento diante dos olhos do consumidor.
. Por: Marcel Farto, CEO da Onclick. | Onclick — fundada em 1999, a Onclick é uma empresa de tecnologia focada no desenvolvimento de soluções empresariais, com cerca de 130 colaboradores e mais de 1.500 clientes. Com um dos principais ERPs do país, ela oferece soluções completas para melhorar a gestão de empresas. Hoje, é uma plataforma completa de soluções empresariais, impulsionando clientes e parceiros, gerando valor para as pessoas e competitividade para os negócios. | Para solicitar um orçamento no endereço: https://shre.ink/UolZ