logo-banco-pan

02/11/2023

Banco PAN registra lucro líquido ajustado de R$ 198 milhões no 3T23

E alcança 27 milhões de clientes. Com foco em ampliar o engajamento e a transacionalidade, PAN consolida sua evolução e se posiciona como advisor de crédito e consumo.

O Banco PAN (BPAN4) encerrou o terceiro trimestre de 2023 com 27 milhões de clientes, avanço de 21% na comparação anual, e reportou lucro líquido ajustado de R$ 198 milhões, em linha com o desempenho do terceiro trimestre de 2022. O ROE (retorno sobre patrimônio) ajustado foi de 11,5%.

A carteira de crédito do PAN fechou o terceiro trimestre de 2023 em R$ 39,2 bilhões, aumento de 8% na comparação anual, sendo 94% do portfólio com garantias. Deste valor, 51% correspondem a operações de financiamento de veículos, que apresentou crescimento de 26% em comparação ao terceiro trimestre de 2022. O desempenho nesse segmento é resultado dos relevantes investimentos na experiência dos clientes e parceiros, avanços na modelagem de crédito e fortalecimento da integração com a Mobiauto. No terceiro trimestre de 3023, o PAN ultrapassou 33% de market share na originação de motos, sendo o maior player do Brasil.

Com relação ao crédito consignado, a originação evoluiu 50% frente ao último trimestre, atingindo R$ 3 bilhões, reflexo da maior participação de mercado na retomada do consignado LOAS e da ampliação do mix no B2C, alavancado pelo lançamento do refinanciamento no aplicativo.

— Finalizamos mais um trimestre com desempenho sólido, com crescimento de carteira e queda da inadimplência. A evolução contínua na integração de canais e na diversificação de portfólio promove o engajamento dos nossos clientes e fortalece a originação de crédito. Nosso compromisso segue com a entrega de uma plataforma digital completa de banking e consumo, em uma jornada cada vez mais ágil e inteligente, na palma da mão— afirma Carlos Eduardo Guimarães (Cadu), CEO do Banco PAN.

A inadimplência apresentou queda em relação ao trimestre anterior. O índice de créditos vencidos acima de 90 dias recuou para 7,9% e o indicador entre 15 e 90 dias retraiu para 9,1%. A receita de serviços finalizou o trimestre em R$ 297 milhões, crescimento de 10% na comparação anual, e o volume transacionado foi de R$ 21,9 bilhões no período, com 65% da base de clientes ativa.

Produtos e serviços — O PAN reportou um crescimento de 17% no volume de clientes com crédito contratado na comparação anual, considerando ofertas de consignado, veículos, antecipação do FGTS, empréstimo pessoal, cartão e Car Equity. O número de consumidores com apólices de seguros vigentes cresceu 30% em relação ao terceiro trimestre de 2022, para 2,6 milhões, e o de usuários com chaves PIX cadastradas cresceu para 7,9 milhões.

Ainda no terceiro trimestre, o PAN avançou no conceito de tornar a experiência do usuário mais intuitiva, simplificando processos de forma inteligente para gerar mais agilidade no reconhecimento da chave PIX: a partir da identificação do texto copiado, o app do banco preenche automaticamente os dados do destinatário e valor, o que garante aos usuários a redução do tempo médio de uma transação para poucos segundos.

A estratégia de aumentar a sinergia com as marcas dentro do ecossistema, integrando funcionalidades de forma mais aderente ao negócio, também avançou. Em preparação para a Black Friday, o PAN lançou o Shopping na Web, buscando aproveitar a robustez do Buscapé, seu assistente de compras, como motor de consumo.

Aberto também para não correntistas e com vantagens cumulativas para clientes do banco, a ferramenta reúne mais de 140 milhões de ofertas em 350 lojas parceiras, e fornece histórico e comparador de preços, posicionando o PAN como único player financeiro a ter uma solução de varejo com essas funcionalidades.

A operação da Mobiauto, marketplace de veículos do PAN, segue apresentando forte crescimento de receita, encerrando o terceiro trimestre de 2023 com avanço de 50% na comparação anual, para R$ 19,4 milhões. O volume de carros anunciados teve alta de 26% e o número de lojistas na plataforma saltou de 5,4 mil para 8,2 mil, no terceiro trimestre.

Estratégia de marketing— Além da diversificação de benefícios e ofertas de crédito e consumo, o PAN segue investindo no fortalecimento da sua imagem. Em setembro, o banco anunciou a chegada da atriz e influenciadora Bruna Marquezine, que se junta ao Luciano Huck, como embaixadora da marca.

—Em 2023, evoluímos de forma relevante na experiência dos clientes e no aplicativo, fortalecemos a integração entre canais e potencializamos os diferenciais competitivos do PAN. Iniciamos neste trimestre uma nova fase para o banco, consolidando o nosso papel de melhor advisor de crédito e consumo para alavancar a transacionalidade e estimular o engajamento”— complementa Inácio Caminha, superintendente executivo de RI e Captação.

Banco PAN — O Banco PAN S.A. (BPAN4) é um banco controlado pelo Banco BTG Pactual S.A. Possui patrimônio líquido de R$ 8 bilhões e atua como uma plataforma digital completa focada em pessoas físicas, oferecendo ampla gama de produtos por meio de tecnologia. Suas principais linhas de negócio envolvem banking, crédito, meios de pagamentos, seguros, investimentos e marketplace.