o-capital

01/11/2023

O Capital

Versão compacta das ideias revolucionárias de Karl Marx. Edipro lança edição de “O Capital” com extratos de Paul Lafargue, genro do filósofo.

O Capital, de Karl Marx, revolucionou as ciências sociais e a economia política e proporcionou ferramentas para a libertação do proletariado ao expor as contradições do sistema capitalista. Mais de um século e meio após sua publicação, o livro segue uma leitura atual e necessária para a compreensão da sociedade contemporânea.

Uma versão resumida do clássico indispensável para quem quer compreender melhor essa corrente de pensamento, O Capital —Extratos por Paul Lafargue ganha nova edição da Editora Edipro com prefácio de Edmílson Costa, economista e membro do Partido Comunista Brasileiro (PCB), e tradução de Edson Bini.

Neste livro, o também jornalista, escritor, ativista político e genro de Marx tem como objetivo popularizar a teoria econômica marxista, em especial junto aos operários europeus. Para o filósofo alemão, este foi o ensaio que mais se aproximou de uma leitura sintética de O Capital.

Ao longo das páginas, Lafargue apresenta de maneira minuciosa a teoria do valor, que representa uma das principais discordâncias de Marx em relação à economia neoclássica. Além disso, explora os conceitos de mais-valia, a visão da força de trabalho como uma mercadoria, o processo de transformação do dinheiro em capital e as contradições sistêmicas.

A produção de mais-valia não é, portanto, outra coisa senão a produção de valor, prolongada além de certo ponto.

Se o processo de trabalho cura somente até o ponto em que o valor da força de trabalho paga pelo capital, substituído por

um novo equivalente, há produção simples de valor; quando ultrapassa esse limite, há produção de mais-valia. O Capital — Extratos por Paul Lafargue, página 122)

Publicado originalmente em 1893, O Capital – Extratos por Paul Lafargue se concentra basicamente no Livro I dos três volumes que compõem O Capital. Ao condensar os principais tópicos da extensa obra de Marx, o autor dialoga com aqueles que buscam conhecer mais sobre a ciência econômica.

O Capital – Extratos por Paul Lafargue. Tradução: Edson Bini | 60 Páginas: 160 | ISBN: 9786556601274 | Dimensões: 14 cm x 21 cm | Preço: R$ 41,90 Amazon.

Os autores — Paul Lafargue (1842-1911) foi jornalista, escritor e ativista político na França. Genro de Karl Marx, escreveu O capital — Extratos, livro que visava popularizar a obra de seu sogro. No entanto, sua obra de maior sucesso foi O direito à preguiça, publicada no jornal L’Égalité. Lafargue e sua esposa, Laura Marx, morreram em 26 de novembro de 1911, em um pacto de suicídio.

Karl Marx (1818-1883) foi filósofo, sociólogo, jornalista e revolucionário. Nascido na Prússia, relegou à história obras que contribuíram para as ciências sociais e econômicas, em especial relacionadas ao trabalho e ao modelo de produção capitalista. Estudou nas universidades de Bonn e de Berlim, logo começando uma carreira jornalística em publicações políticas radicais. Em Paris, conheceu Friedrich Engels, que se tornou um grande amigo e seu maior colaborador. Exilado, mudou-se com a família para Londres em 1849 e engajou-se em campanhas de promoção do socialismo, assumindo um papel central na Associação Internacional dos Trabalhadores.

A editora: O Grupo Editorial Edipro tem como propósito, desde 1977, publicar obras que ajudem na evolução do leitor. Edipro é formação, inspiração e entretenimento. Ao longo dos anos, são mais de 500 títulos publicados nas principais áreas do saber e novos selos foram criados, como Caminho Suave e Mantra.