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01/11/2023

Marketing da medicina estética segue a tendência do embelezamento natural

O marketing da medicina estética e dermatológica possui algumas características próprias e tem sido obrigado a se transformar nos últimos anos devido a pressões dos consumidores finais que estão muito mais informados e buscam alternativas personalizadas para se parecerem mais jovens e saudáveis.

Começando pelo básico, os profissionais de marketing costumam trabalhar tendo como base destacar os benefícios dos produtos e serviços e os apresentando como melhores do que seus concorrentes. Chamadas atrativas, glamourização e destaque dos benefícios sem necessariamente comprovar resultados, são comuns no dia a dia.

Quando nossa interface é formada por médicos e outros profissionais da saúde, esse tipo de apelo não traz tantos resultados.

E comprovamos isso. A Medsystems vende soluções tecnológicas para medicina estética e dermatológica, representando os melhores fabricantes globais. Historicamente, é um mercado carente de informações confiáveis e bem construídas.

Humanização como Catalisador de Mudança — Humanizar as tecnologias a ponto de o consumidor entender o que é aplicado na sua pele foi o nosso game changing, algo bem inovador na época. Passamos a crescer dois dígitos ao ano desde então. Nossos concorrentes ou traduziam os catálogos internacionais ou utilizavam apelos distantes da realidade do consumidor, especialmente o brasileiro.

Conseguimos falar com o consumidor final ajustando as mensagens de acordo com o nível de complexidade e aplicação do equipamento. Quando falamos de soluções pouco invasivas e destinados a “dores” comuns às pessoas, como flacidez, a abordagem de marketing pode ser mais direta e simples, o que facilita o trabalho do profissional de saúde e traz mais segurança ao consumidor.

Nos aproximar das pessoas levou a marca para outro lugar na mente desse consumidor e do nosso cliente, o profissional que compra as soluções e as aplica.

Quando aliamos isso ao fato de que as pessoas são muito mais informadas, pois a internet e as mídias sociais são fontes de informação acessível e imediata, nosso salto foi muito rápido. O consumidor atual vai à clínica sabendo qual tratamento quer fazer e qual marca de equipamento confia, diferente de anos atrás, quando o consumidor trazia somente o incômodo e o profissional da saúde indicava o tratamento e nem mencionava a marca do equipamento a ser utilizado.

O humanizar o discurso não significa nos afastar do rigor científico ou da seriedade. Não são questões que se invalidam, mas podem andar de mãos dadas. E precisam andar de mãos dadas quando o assunto é saúde.

O pulo do gato é transformar algo tão complexo em linguagem simples e utilizar imagens que conversem com o tipo de pele dos brasileiros – imagine, a maioria dos produtos do setor é importada de países como Israel e Coréia do Sul, dois países cujo padrão de pele são bem diferentes da média brasileira.

E a pandemia? E, como tantos outros setores da economia, a pandemia foi um marco. Vimos uma mudança intensa tanto no número de pessoas que buscaram tratamentos, quanto o tipo de questão que queriam tratar já no meio da pandemia, quando começou a reabertura. Entendemos que, ao ficarem muito em casa, as pessoas passaram a se olhar mais no espelho e se verem nas reuniões virtuais e, com isso, ficaram mais incomodadas com algo em seus rostos, pescoços e mãos que poderiam ser melhoradas. Para nossa felicidade, mesmo após esse período, não houve redução na busca por tratamentos estéticos.

O que se nota também, é o aumento pela busca de tratamentos que trazem naturalidade ou o não exagero promovidos por certas intervenções. O chamado embelezamento natural já é uma realidade e segue como tendência para os próximos anos, graças à vontade do consumidor e das possibilidades tecnológicas disponíveis. Ao invés de uma intervenção permanente, um enchimento que vai te acompanhar o resto da vida e perder a naturalidade com o passar do tempo, aplicações menos invasivas que corrigem pequenas questões e vão acompanhar as mudanças corporais com naturalidade, podendo sofrer novos ajustes quando necessário.

É o envelhecer bem, com qualidade de vida e autoestima.

O marketing da medicina estética e dermatológica também está sujeito às mudanças de um mundo volátil. O futuro? Ainda estamos construindo o futuro com uma tríade sólida: curadoria de produto, marca humanizada e valorização do profissional de saúde. Nossa estratégia, assim como a tendência estética, destaca naturalmente o que oferecemos, sem exageros.

No cerne dessa transformação, vemos uma convergência inovadora de dados e cuidados empáticos. Cada consulta enriquecida com insights, cada decisão moldada pela compreensão abrangente dos dados do paciente. Nós, na Medsystems, estamos desenhando esse caminho.

Os dados começam a ser nossa bússola, guiando uma transformação onde a empatia encontra a inovação, criando um horizonte onde o atendimento é mais eficiente e centrado no paciente. Juntos, construímos um futuro que harmoniza dados e cuidados, redefinindo a excelência em saúde e beleza.

Nosso marketing, alinhado com as tendências estéticas atuais, destaca com naturalidade o que há de bom a ser mostrado. Sem mentiras ou exageros.

. Por: Andressa Mundim, Diretora de Marketing da Medsystems Latam.