erick-martins

31/10/2023

Como a roteirização e o planejamento podem evidenciar o investimento

Versus retorno para a gestão ágil de logística.

Cada vez mais, o mercado de logística exige agilidade a custos mais justos, sobretudo por conta da alta expectativa dos clientes, que torna o cenário atual ainda mais competitivo. Tudo isso, somado ao crescimento do e-commerce depois da pandemia e aos grandes players que atuam no segmento, torna o contexto para os operadores logísticos ainda mais acirrado.

Para chegarmos a resultados que satisfaçam a demanda dos consumidores de hoje, alguns pilares são fundamentais. Entre eles, a eficiência da cadeia de suprimentos, as tecnologias embarcadas e capazes de viabilizar entregas a custos mais baixos e as tendências de mercado com relação ao meio ambiente, entre outros.

Observamos a necessidade de uma boa roteirização e de um planejamento acurado em diversos casos de sucesso, como o de uma empresa que atendemos, do ramo de bebidas. Fizemos uma análise em conjunto, na qual utilizamos um sistema de roteirização para cerca de 2.500 pedidos/diários e em apenas 1 centro de distribuição.

Antes, eles conseguiam fazer esta entrega com 52 veículos. Pegamos os mesmos clientes, os mesmos endereços, a mesma condição e rodamos no nosso sistema de roteirização para ver o quanto conseguimos otimizar as rotas. Reduzimos para o número para 40: ou seja, colocamos menos veículos na rua, com quase 96% de capacidade em cada um dos veículos, deixando que o algoritmo fizesse essa seleção de rota. Não apenas economizamos custos de combustível, mas também seguro e homem-hora. Além disso, especificamente dentro deste case, o retorno do investimento da ferramenta ocorreu logo nos nove primeiros meses da operação.

A expectativa dos clientes pode também ser considerada uma baliza importante para o planejamento de uma gestão logística. Por exemplo, se pensarmos em um comprador de e-commerce, ele realiza um pedido hoje e recebe no dia seguinte, ou até mesmo retira no mesmo dia. Ou seja, a régua é muito alta para todos os atores da logística, desde o momento do pedido, passando pelos embarcadores, inclusive exigindo-se visibilidade dos fluxos em tempo real. Esta expectativa de prazo e de timing faz com que as empresas busquem soluções cada vez mais avançadas de logística.

Há hoje no mercado competidores que oferecem soluções parecidas. Tomando como exemplo os sistemas de roteirização, que pode ser manual, automática ou otimizada. Uma companhia que conte com uma quantidade grande de caminhões e atende milhares de pedidos por dia corre o risco de ficar para trás se contar com uma roteirização manual, uma vez que não há como atender às expectativas do cliente. Tudo isso está levando as empresas a elaborarem processos de entrega mais eficientes.

E qual o segredo para fazer essa otimização dessas rotas? Como avaliar horários específicos para fazer entrega, para que a malha viária seja melhor utilizada? A otimização de entregas é um campo em constante evolução que utiliza várias tecnologias para melhorar sua eficiência e a precisão. Algoritmos avançados são usados para calcular as rotas mais eficientes para os motoristas, minimizando distâncias e tempo de viagem, considerando fatores como tráfego em tempo real, restrições de peso e tamanho, horários de entrega e preferências do cliente. Vale destacar que as ferramentas e soluções devem ser flexíveis o suficiente para contemplar todas as necessidades do negócio, e assim, permitir a simulação em diversos cenários em tempo real antes que a roteirização seja finalizada, até porque o dia ocorre normalmente enquanto a logística é planejada.

Além disso, nos grandes centros, o armazenamento físico é um desafio. Por isso, vemos empresas criando armazéns satélites, para conseguirem, por exemplo, entrar em São Paulo em zonas de rodízio com caminhões menores. Tudo isso tem a ver com roteirização otimizada, considerando todos os níveis de transporte (segundo nível e última milha).

Para finalizar, um estudo recentemente realizado pela Descartes sobre delivery no comércio eletrônico mostrou que as expectativas dos clientes para que os varejistas forneçam opções de entrega sustentáveis ​​também aumentaram significativamente, em comparação com 2022.

O documento, que ouviu 8 mil consumidores em dez países da Europa e da América do Norte, indicou que 60% deles estão interessados em serviços de entrega ao domicílio sustentáveis, e 59% dispostos a tomar uma atitude caso não fiquem satisfeitos com os esforços de sustentabilidade dos varejistas. Ou seja, este é também um pilar importante a ser considerado.

Fazer gestão logística é uma tarefa cada vez mais estratégica e que necessita de tecnologia cada vez mais inteligente. Da mesma forma, a roteirização desempenha papel crítico na otimização das operações logísticas, contribuindo para a eficiência, a redução de custos, a satisfação do cliente e a sustentabilidade ambiental. Ela é uma ferramenta essencial para qualquer empresa envolvida em atividades de transporte e entrega.

. Por: Erick Martins, Solutions Consultant da Descartes. Grupo Descartes Systems — Líder global no fornecimento de soluções sob demanda de software como serviço, focadas na melhoria da produtividade, desempenho e segurança de negócios de logística intensiva. Os clientes usam nossas soluções modulares de software como serviço para rotear, agendar, rastrear e medir os recursos de entrega; planejar, alocar e executar remessas; avaliar, auditar e pagar faturas de transporte; acessar dados comerciais globais; arquivar documentos aduaneiros e de segurança para importação e exportação; e concluir vários outros processos de logística participando da maior comunidade de logística multimodal colaborativa do mundo. A sede fica em Waterloo, Ontário, Canadá e temos escritórios e parceiros em todo o mundo. | www.descartes.com/br/home-pt-br