Uma comitiva do Governo Federal formada por representantes dos ministérios das Relações Exteriores, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, Turismo e Comunicação visitou na tarde do dia 30 de outubro (segunda-feira), o Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), no Distrito Industrial, na zona Sul de Manaus.
Sede do G20 no Rio de Janeiro — A iniciativa é parte dos preparativos para as reuniões do G20 que vão acontecer em Manaus em 2024. A sede do encontro da Cúpula dos Líderes das 20 maiores economias será em novembro de 2024, na cidade do Rio de Janeiro, e a capital do Amazonas sediará sete encontros dos mais de 100 que ocorrerão em todo o Brasil, segundo afirmou o ministro Carlos Villanova, coordenador nacional de Organização e Logística da Presidência Brasileira do G20.
Durante a visita, a comitiva foi recepcionada pelo diretor-geral do CBA, Elias Araújo e pelo diretor de operações, Caio Perecin. O grupo teve a oportunidade de conhecer as potencialidades do Centro na geração de novos negócios voltados à bioeconomia.
— Pelo menos metade das reuniões do G20 estão relacionadas às questões socioambientais e os assuntos sobre bioeconomia serão abordados aqui. Esse é um tema completamente conectado com o que faz o CBA e por isso, é importante discutir meios de se cooperar com as 20 maiores economias do mundo que virão ao Brasil para se discutir bioeconomia e todo mundo tem interesse em fazer isso e em particular, a Amazônia. Não podemos perder a oportunidade de engajá-los no processo de desenvolvimento da bioeconomia, na riqueza que é a Amazônia e o CBA tem uma participação importantíssima nesse processo — afirmou Villanova.
Para o diretor Elias Araújo, o CBA será muito mais que um espaço para discussões em bioeconomia. —Não mediremos esforços para promover essa conexão com as 20 maiores economias do mundo. Essa oportunidade vai consolidar o trabalho do novo centro de bionegócios como um polo de referência mundial em bioeconomia Amazônida —destacou Elias.
Além de Villanova, fizeram parte da comitiva a ministra Maria Deize Camilo Jorge, chefe do Escritório de Representação na Região Norte (Erenor), Mayara Santos, assessora da Coordenação Nacional de Organização e Logística da Presidência Brasileira do G20.
Representando o Ministério das Comunicações, estiveram presentes Thiago Lucena, assessor da Secretaria-Executiva do MCOM e Jeferson Nacif, chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais. Os assessores Paulo Roberto Afonso e Marcus Moraes, representaram a Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do Ministério da Indústria e Comércio. Pelo Ministério do Meio Ambiente, participaram Rafael Brito Pereira, assessor da Assessoria de Assuntos Internacionais e Francine Baptista, chefe do Cerimonial do Gabinete da Ministra Marina Silva. Pelo Ministério do Turismo, estiveram presentes Diogo Gonçalves Machado, subsecretário de Gestão e Administração e Elaine Machado de Carvalho, coordenadora-geral de Cerimonial.