O Assaí Atacadista anunciou os resultados do terceiro trimestre de 2023 no dia 30 de outubro (segunda-feira), onde destacou que todos os comentários referentes ao Ebitda ajustado estão excluindo o resultado de outras despesas e receitas operacionais dos períodos. Além disso, os resultados apresentados incluem os efeitos do IFRS 16/CPC 06 (R2). Operações de arrendamento mercantil, que elimina a distinção entre arrendamentos operacionais e financeiros, exceto quando indicado.
Faturamento cresce 22% com ganhos expressivos de market share (+2,7 p.p.) Receita bruta de R$ 18,5 bilhões, com significativa contribuição da expansão (+23,7%) Deflação de commodities afeta vendas ‘mesmas lojas’ (-0,9%) com progressão de volumes ao longo do trimestre.
O faturamento do Assaí alcançou R$70 bilhões nos últimos 12 meses, um incremento de R$31 bilhões em relação a 2020.
Fase final do projeto de conversões: 59 lojas das 66 adquiridas, inauguradas até o momento. Faturamento médio mensal de R$ 25 milhões, 13% acima das lojas orgânicas maduras (R$ 22 milhões). Múltiplo de vendas acima de 2,7x (vs. 2,5x no segundo trimestre de 2023). Margem Ebitda das 47 conversões abertas em 2022: acima de 7% na visão Pós-IFRS16 e 5,4% na visão Pré-IFRS16.
A expansão avança com sete inaugurações no terceiro trimestre de 2023, totalizando 52 novas lojas em 12 meses. Crescimento total da área de vendas de +29%. Cerca de 20 lojas em fase de obras ao final do terceiro trimestre de 2023, a serem inauguradas no quarto trimestre de 2023, e em 2024.
Houve maiores patamares de margem Ebitda no ano nas visões Pré (5,4%) e Pós-IFRS16 (7,1%). Margem bruta e despesas em níveis estáveis mesmo diante do cenário deflacionário em alimentos, alto volume de lojas em maturação e despesas pré-operacionais. Estabilidade de margem na visão pré-IFRS16 em relação ao terceiro trimestre de 2022, e melhoria de +30bps em comparação ao segundo trimestre de 2023. Lucro líquido de R$ 185 milhões reforça resiliência do modelo de negócio do Assaí. Lucro e margem líquida impactados pelas elevadas taxas de juros. Geração de caixa operacional de R$ 4,9 bilhões (+54%) suporta investimento de R$ 4,7 bilhões em 12 meses. Desde 2021, a companhia gerou R$ 9,4 bi de caixa operacional que suportaram 91% dos investimentos (R$ 10,3 bilhões, com abertura de 103 novas lojas, incluindo a aquisição dos hipermercados) App Meu Assaí atinge +10M de clientes em 5 meses de operação, aumento de 23% vs. Segundo trimestre de 2023.Vendas online via operadores last mile apresentam evolução de 63% vs. terceiro trimestre de 2023.
—Comprovamos em mais um trimestre a força da nossa marca. Pesquisa NielsenIQ Homescan mostrou que somos a rede alimentar mais presente nos lares brasileiros: um em cada 4quatro domicílios frequentam o Assaí. A preferência dos(as) clientes também se comprovou no Marcas Mais, divulgado pelo Estadão, em que fomos escolhidos como o atacarejo mais admirado do Brasil. Nosso modelo diferenciado continua mostrando seu sucesso: no trimestre, tivemos crescimento de vendas acima de 20% e ganhos relevantes de market share. Mesmo em um contexto de alto investimento, geramos R$ 9,4 bilhões de caixa operacional desde 2021, o que evidencia a excelente qualidade da nossa expansão e a maturação acelerada das lojas convertidas de hipermercados — neste que é um dos maiores projetos executados na história do varejo brasileiro. Chegamos à sua fase final, com 90% das lojas convertidas em operação, apresentando múltiplos de vendas e evolução da rentabilidade. Seguimos sendo destaque no segmento de cash and carry, e alcançamos faturamento de R$70 bilhões nos últimos 12 meses. Com a proximidade do encerramento do intenso ciclo de investimentos (em razão do projeto de conversões), e a contínua maturação das novas lojas, avançaremos no processo de desalavancagem. Obrigado por estarem conosco! — disse Belmiro Gomes, diretor -presidente do Assaí.